Ainda grávida, recebi a dica de um dos livros que mais me ajudou nos primeiros anos de Catarina. Conheça o livro Filhos – da gravidez aos 2 anos de idade.

Eu adoro ler. E sobre maternidade, mais ainda. Fui aquele tipo de grávida que leu muitos livros sobre como cuidar do bebê, mesmo antes de Catarina nascer. Acho que assim me sentia um pouco mais preparada (lógico que há coisas que a gente só aprende na prática; mas se nem na teoria você sabe, fica ainda mais difícil!). Conheço mães que nunca pegaram em um livro e se saíram muito bem. Mas se você é do tipo que vai ler todos os livros sobre bebês que encontrar, saiba que nas livrarias há muitos livros úteis e um monte de bobagens também.

Quando estava com cerca de 7 meses de gravidez, fiz um curso pré-natal com uma enfermeira obstetra que me indicou o livro “Filhos – da gravidez aos 2 anos de idade“. O mais interessante desse livro é que ele foi escrito pelos pediatras da Sociedade Brasileira de Pediatria, então a informação ali contida é confiável (não é uma série de “achismos” de um determinado autor que não tem embasamento científico algum). Apesar de escrito por vários especialistas, a linguagem do livro é clara, direta, e as ilustrações deixam a leitura muito tranquila, gostosa mesmo.

O foco principal do livro é os primeiros meses do bebê (apesar do título se referir até os 2 anos). Indico para as mães de primeira viagem, pois ali há muita informação relevante sobre o preparo para o parto, amamentação (descreve como o bebê deve ser posicionado, como aumentar a produção de leite, como proceder no desmame), alimentação do bebê (papinhas e etc, depois que são implementadas na dieta), calendário de vacinas, orientações sobre os dentes, a pele, a criação do vínculo mãe-pai-bebê, brincadeiras de estimulação para cada fase… Achei um ótimo guia geral.

Publicidade

Vale ainda saber que há mais dois livros que compõem a sequência desse: Filhos – de 2 a 10 anos de idade, e Filhos adolescentes – de 10 a 20 anos de idade (mostrados na imagem acima). Ainda não li, mas certamente vou procurar, pelo mesmo fato de que são organizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (uma das melhores fontes para os pais, sem dúvida alguma).

Filhos – da gravidez aos 2 anos de idade
Por Fábio Ancona Lopez, Dioclésio Campos Júnior

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Quer comprar esse livro pela internet? Veja aqui onde encontrar e receber em todo o Brasil.

Veja também: Livros de maternidade: úteis ou angustiantes?

Você leu algum livro interessante sobre bebês? Compartilha isso conosco! Deixe seu comentário no fim do post!

Publicidade