Você já pensou em conversar com o seu filho sobre medo, liberdade e ética? Parece bem complexo explicar esses temas aos pequenos, não é mesmo? Felizmente, os livros podem nos ajudar nessa tarefa, como é o caso do “Vamos pensar um pouco?” e “Vamos pensar + um pouco?” – dois volumes assinados por uma dupla de peso: o filósofo e educador Mario Sergio Cortella e o desenhista Mauricio de Sousa, da Turma da Mônica. 

Um parênteses antes de contar sobre os livros: certa vez eu participei de uma mesa redonda com o Cortella, que ficou super famoso com os vídeos no YouTube, programas de rádio, e muito mais. E ele é um show mesmo: a gente aprende a cada segundo, e aprofunda o pensamento em questões do dia a dia! Afinal, filosofia não é algo difícil, não, é só parar para pensar!

Imagens: Divulgação

Lançados pela Cortez Editora, os livros em que o Cortella encontra a Turma da Mônica são indicados para maiores de oito anos e apresentam às crianças reflexões sobre temas variados – desde sentimentos comuns, como o medo, até os complexos conceitos de ética, cidadania e filosofia. Para isso, os autores citam, inclusive, grandes pensadores da História (de filósofos a músicos!), levando a criança a explorar ainda mais seus horizontes durante a leitura.

Publicidade

Mas talvez a parte que mais interesse ao seu filho de cara na obra sejam as ilustrações, todas com a Turma da Mônica! Os personagens de Mauricio de Sousa são retratados em situações diversas, acompanhando os temas apresentados pelos livros – e, de forma lúdica, são mais um reforço do convite ao pensamento! São muito mais do que histórias em quadrinhos: elas têm um baita conteúdo (e seu filho gosta das tirinhas, vai aprender muito com diversão!).

Trata-se de uma leitura super importante, mas de linguagem acessível e bastante fluida. E claro: o convite para pensar (e não é pensar pouco, é pensar um pouco e mais um pouco, hein?) não se restringe aos nossos filhos, mas vale para nós, pais, também! Aliás, estamos vivendo um momento em nosso país em que realmente precisamos preparar nossos filhos para analisar, raciocinar, para que eles construam um Brasil melhor do que está aí na nossa janela. Tenho pensado muito sobre isso (ainda mais nessas eleições!), por isso acredito que indicar livros que ajudem nesse sentido seja até uma obrigação!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Afinal, como consta na sinopse do segundo livro: “Pensar é fundamental. Basta reparar que tudo o que existe no mundo, afora os efeitos da Natureza, existiu antes na cabeça de alguém. O pensamento é o ponto de partida para tudo o que fazemos. Nos ajuda a entender o mundo. Nos ajuda a criar. Nos ajuda a lidar com o outro. Aliás, pensar com outras pessoas é uma atividade muito boa”. Se você gosta do Cortella, tenho certeza de que vai curtir esses livros infantis.

E aí, topa pensar um pouco na companhia do filhote? Para saber onde comprar o livro, clique aqui.