Você tem uma criança pequena em casa? Pois uma das melhores maneiras de promover seu desenvolvimento é, com certeza, por meio da literatura! Por isso, no post de hoje, eu trago uma seleção de livros infantis para 4 anos de idade: uma lista com títulos incríveis, que não podem faltar na biblioteca do seu filho!

Aos 4 anos, o universo da criança vai se ampliando, e ela já consegue entender histórias um pouco mais elaboradas do que aos 3 anos. Os temas do cotidiano continuam sendo interessantes, mas os pequenos já entendem também enredos sobre outros lugares do mundo (e a curiosidade deles por isso cresce, é bonito de ver!).

melhores livros infantis 4 anos

Vamos então à lista dos melhores livros infantis para 4 anos de idade sem enrolação? Conte nos comentários se o seu preferido está na lista, e qual é!

Publicidade

Os melhores livros infantis para 4 anos

Obax: difícil encontrar história escrita por um autor brasileiro mais encantadora do que essa! Obax é uma menininha africana, que contava muitas histórias. Um dia, ela relata que viu uma chuva de flores, mas nem as crianças, nem os idosos, nem mesmo sua mãe acredita (afinal, ela é tão cheia de imaginação!). Então a menina parte nas costas do elefante Nafisa, para encontrar novamente a tal chuva, e provar a todos que falava a verdade. Não conto o final para não estragar a surpresa, mas posso dizer que não há como não abrir um grande sorriso até chegar à última página!

livros infantis para 4 anos obax

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Juca Pé de Fruta: se você tem um pequenino em casa, talvez já tenha enfrentado uma certa dificuldade para colocar frutas em seu cardápio. Depois do 3 anos, muitas crianças se tornam seletivas, e as frutinhas acabam perdendo espaço para os doces. Mas… Esse livro é excelente para despertar nos pequenos a curiosidade para experimentar frutas diferentes! Ele conta a história de Juca, que só comia fruta que ele mesmo pegava do pé. Minha filha adorava a parte da jabuticabeira, onde Juca subia e dormia igual a um morcego! E me perguntava sempre por que o personagem precisava de um banheiro depois de passar pelo mamoeiro!

livros infantis para 4 anos juca pé de fruta

Menina Bonita do Laço de Fita: anote aí, esse livro de Ana Maria Machado é simplesmente apaixonante! As crianças amam a história do coelho branco que deseja ser preto como a menina que morava ao lado de sua casa. “Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?”, ele pergunta. Como ela não sabia a resposta, inventa que pode ter sido por ter caído na tinta preta, ou tomado muito café – e lá vai o coelho tentar (sem sucesso, claro!) cada uma dessas táticas. Será que o coelho conseguirá ficar pretinho? Você e seu filho vão descobrir no fim do livro!

livros infantis para 4 anos menina bonita

Publicidade

O carteiro chegou: será que os personagens dos contos de fada se conhecem? Sim, e mandam cartas uns para os outros! Por isso sempre que o carteiro chega é uma festa! É ele quem leva a carta de desculpas de Cachinhos Dourados para os ursos, por ter feito confusão. E também o cartão-postal de João (do pé de feijão) para o Gigante, depois de rodar o mundo com os ganhos proporcionados pela Galinha de Ouro! E qual será a reação do Lobo ao receber uma carta de despejo? Só lendo para saber! O mais legal é que o livro vem com envelopes e cartinhas mesmo!

livro o carteiro chegou

Chapeuzinho Amarelo: e se ao invés de Chapeuzinho Vermelho fosse uma Chapeuzinho Amarelo, que decide não ter medo do lobo?  Puxa, que reviravolta na história habitual! Esse é um livro infantil escrito por Chico Buarque, e, como tudo o que ele escreve, genial!

livros infantis para 4 anos chapeuzinho amarelo

Veja também: Os 20 melhores livros para bebês de 0 a 2 anos

João Esperto Leva o Presente Certo: um dos meus livros preferidos para todas as idades! O enredo é super inteligente, e conta a história de João, que decide comparecer à festa da princesa no castelo. Mas o que levar se ele é um menino pobre? O menino usa tudo o que tem para fazer um bolo. Mas detalhe: o presente não chegará intacto ao aniversário! O que o protagonista fará então? Um final surpreendente espera seu filho nessas páginas!

Publicidade

livro joão esperto leva o presente certo

Abrapracabra: imagine uma cabra que acha uma lâmpada mágica e com ela vai parar nos lugares mais inusitados da Terra? Assim é esse livro, que tem uma “sacada” divertida: abas que se abrem nas páginas, como se fossem uma porta mágica, para que a cabra e os outros personagens passem do polo Norte para o deserto, o fundo do mar, e por aí vai! A criançada se diverte abrindo e fechando as portas mágicas, e imaginando para onde a cabra está indo!

Por que sou uma menina xadrez: seu filho já perguntou de onde veio? Como é sua família? Seus antepassados? Então esse é o livro certo para ele! Ele conta a história de uma menina xadrez, que tenta descobrir de onde veio sua estampa. Com o passar das gerações, vamos entendendo a mistura de cores até chegar no xadrez!

Eu não tenho medo: um livro super sensível de Todd Parr, que mostra à criança que não é preciso ter medo nas situações do cotidiano. Em ilustrações coloridas, que são marca registrada do autor, ele mostra que tudo pode ser encarado de forma leve: o passeio de avião, o fato de quebrar algo dentro de casa, o primeiro dia na escola, ou uma pequena discussão em casa.

Mãenhê: depois que seu filho começou a falar, eu aposto como a palavra que ele mais fala ao longo do dia é “mãe”! E se deixar, grita aos quatro ventos, pedindo ajuda mais de cem vezes por hora! Esse livro divertido de Ilan Brenman fala justamente sobre isso. E a mãe dessa família, de tanto ser chamada, tentará mil táticas para não ser mais incomodada! Ah, mas os filhos não são bobos, e será uma tarefa quase impossível!

Veja também: Um livro para seu filho gostar de dormir no quarto dele!