Lavar adequadamente as roupas do bebê é importante para a saúde ele, tanto para evitar irritações na pele quanto para impedir a transmissão de microorganismos. Orientamos você passo a passo em como lavar roupa de bebê. Confira!

Como lavar roupa de bebê: Passo a passo

como lavar roupa de bebê

Foto: Freepik

1 – Qual sabão usar para lavar roupa de bebê?

No mercado, é possível encontrar produtos desenvolvidos especialmente para lavar as roupas do bebê. Você não precisa necessariamente usá-los, mas pense que eles foram produzidos com uma preocupação específica para não agredir a pele dos pequenos. Por isso, costumam ser produtos melhores do que marcas de sabão em pó comumente usadas para adultos. Então dê preferência a eles!

Caso não seja possível, um sabão clássico pode funcionar perfeitamente, desde que você escolha um cuja fórmula seja macia, hipoalergênica e sem fosfatos, perfumes e agentes alcalinos, para não causar danos à pele do seu filho.

Publicidade

Um sabão líquido de coco pode ser preferível. Geralmente o sabão líquido é mais facilmente enxaguado, deixando menos resíduos. Já o sabão em pó pode deixar para trás flocos que irritam a pele da criança.

2 – Com que frequência devo lavar roupa de bebê?

Você não precisa lavar todas as roupas do bebê com a mesma frequência. Por exemplo: pijamas e bodies devem ser trocados diariamente, enquanto as roupas de cama podem ser lavadas a cada quatro ou cinco dias (a menos que o bebê suje antes disso).

3 – Amaciante para roupas de bebê: não use!

como lavar roupa de bebê

Foto: Freepik

Amaciantes de roupas não devem ser usados ​​para lavar roupas de bebês, pois normalmente contêm fragrâncias e outras substâncias alergênicas. Isso também vale para alvejantes, pois são agressivos demais para a pele do bebê.

Para remover manchas mais difíceis, explicamos nesse post métodos caseiros não agressivos que você pode utilizar.

4 – Lave as roupas de bebê à mão

É bem possível lavar as roupas delicadas do bebê à mão. Só será necessário estar atento ao escolher o sabão, ou usar sabão de coco e enxaguar abundantemente, para evitar irritações.

Publicidade

Lavar roupa do bebê à maquina:

lavadeira

Foto: Freepik

Embora seja recomendável lavar à mão as roupas do bebê, isso pode ser demorado e cansativo. Para os pais que não podem lavar à mão as roupas do bebê, aqui estão algumas dicas para lavar na máquina:

  1. Lave as roupas do bebê antes de lavar as suas: As máquinas de lavar podem ser um foco de bactérias. Assim, para evitar que algumas das suas roupas sejam transferidas para as deles, garanta que as roupas do bebê sejam lavadas primeiro.
  2. Use a opção de enxágue duas vezes: Para garantir que o sabão seja totalmente removido do tecido, execute o ciclo de enxágue duas vezes.
  3. Use o ciclo suave: roupas de bebê costumam ser delicadas, por isso nada melhor do que usar o ciclo suave da máquina. Uma dica adicional é usar saquinhos para lavagem, que evitam o contato direto das roupas com a máquina.

Lembre-se de que é sempre útil perguntar ao seu médico como lavar roupas de bebê na máquina de lavar para obter mais referências e orientações.

5 – Secando a roupa do bebê

secando a roupa do bebê

Foto: Freepik

Muito gentilmente, torça as roupas para espremer a água. Coloque as roupas no varal, em algum lugar com uma boa circulação de ar.

Você pode secar as fraldas ou roupas íntimas do bebê sob a luz direta do sol, pois é um desinfetante natural.

Publicidade

Precauções

É extremamente importante entender que você precisa tomar algumas precauções importantes antes e durante a lavagem das roupas do bebê. Aqui estão algumas precauções a serem tomadas ao lavá-las:

  • Não use amaciantes durante a lavagem.
  • Fique longe de sabões como química agressiva.
  • Lave as fraldas do bebê separadamente das roupas.
  • Coloque as roupas pra secar à luz do sol.
  • Em caso de alergias à pele, consulte o seu médico sobre requisitos especiais ao lavar as roupas do seu filho.
  • Leia atentamente as instruções de lavagem de roupas para fins de integridade do material.
  • Não use produtos perfumados durante a lavagem.
  • Sempre lave as roupas novas: quaisquer novos itens de vestuário, comprados ou usados, devem ser lavados antes de usar no bebê. Pois você não tem como saber o que pode ter entrado em contato com as roupas antes de adquiri-las.

Como tirar manchas da roupa do bebê?

bebê deitado na cama

Foto: Freepik

Qualquer mãe pode lhe dizer, manchas vão acontecer. Vários líquidos sairão dos dois lados do bebê, às vezes a um ritmo alarmante. A maioria desses líquidos será causador de manchas.

Os maiores problemas causadores de manchas que você terá que enfrentar com um recém-nascido são cocô, leite, xixi e comida.

Como tirar macha de cocô da roupa do bebê?

A maioria das manchas de cocô virá daquelas inevitáveis ​​explosões de fraldas. Além disso, provavelmente haverá momentos em que você removerá a fralda para trocar e, em seguida, seu bebê decidirá fazer mais cocô. De qualquer maneira, é uma grande bagunça fedorenta que leva a manchas.

Para remover essas manchas de cocô:

  1. Primeiro você precisa molhar o item de vestuário em água morna.
  2. Em seguida, você precisará deixar de molho no suco de limão.
  3. Depois de deixar de molho por 10 a 15 minutos, use uma escova de dentes velha para esfregar a área.
  4. Finalmente, você pode lavar como de costume com o sabão.

Como tirar macha de leite da roupa do bebê?

tirar mancha da roupa do bebê

Foto: Freepik

Todos os bebês regurgitam, é um processo normal que geralmente desaparece em torno de um ano. No entanto, pode deixar muitas manchas de aparência amarela nas roupas do bebê.

Se o seu bebê for alimentado com fórmula, as manchas serão um pouco mais difíceis de remover do que as deixadas pelo leite materno.

  1. Para manchas no leite materno: o pré-tratamento com um pouco de suco de limão deve ser suficiente.
  2. Para manchas de fórmula: o processo será um pouco mais demorado. O primeiro passo para remover uma mancha de fórmula é mergulhar o item de vestuário em água morna. Então você deve polvilhar a área com bicarbonato de sódio. Finalmente, despeje um pouco do bicarbonato e esfregue com uma escova de dentes. Depois de deixar de molho por 5 a 10 minutos, você pode lavar as roupas como de costume.

Lave as roupas do seu filho, especialmente as fraldas e roupas íntimas, em intervalos regulares. Manter as roupas do bebê limpas é uma maneira de mantê-lo protegido de germes causadores de doenças.

Também tem uma sugestão sobre lavar roupas de bebê? Deixe-nos saber, deixando um comentário abaixo!