Antes de Catarina nascer, eu (como qualquer outra mãe faria) arrumei as roupinhas na gaveta da cômoda, com o maior cuidado do mundo, ansiosa pelo momento em que a pequena as usaria. Todas em perfeito estado, lindas – e, por mim, elas continuariam com aquele aspecto por muito, muito tempo! Mas uma das primeira lições práticas que a maternidade nos traz é justamente essa: que as roupas de bebê são alvo de inúmeras manchas (e, por maior o cuidado que você tenha, sempre uma ou outra peça é perdida pelo caminho – nem que seja o babador).

como tirar mancha de roupa de bebe

Mas existem também truques antigos, usados pelas nossas mães e avós, que conseguem tirar algumas manchas difíceis (com a minha sogra, por exemplo, eu aprendi o poder do bicarbonato de sódio – que faz milagres! Teste e depois me conte se não deixa as roupas branquinhas!). Por isso, resolvi fazer esse post para compartilhar com vocês dicas para a remoção das manchas que toda mãe enfrenta pelo caminho: de frutas em geral (se seu filho ainda não se iniciou nas papinhas, prepare-se para uma enxurrada de roupinhas sujas!), de banana (porque é um capítulo à parte, de tão difícil que é tirar as marcas provocadas por ela), de leite materno (que sempre sujam o pequenino, quando ele regurgita), de suco de uva (um dos preferidos entre os filhotes, e um verdadeiro horror para manchar camisetas), de sangue (porque sempre ocorre um machucadinho ou outro), de mofo (quando você guarda as roupinhas para o segundo filho, ou de um ano para o outro) e, finalmente, a de cocô (essa é de chorar, não é?)!

Vem dar uma espiadinha (e se você conhecer algum método diferente para tirar essas manchas, deixe nos comentários!):

Publicidade

– Frutas em geral: principalmente na hora da introdução alimentar, o que não vão faltar na sua casa são manchas! Acredite: elas estarão presentes nas roupas, babadores do pequeno e até na decoração (sujando estofados e tapetes). Mas você pode remover essas manchinhas seguindo esse passo a passo: molhe a peça com uma mistura de detergente e água morna. Seque e, depois disso, coloque vinagre com detergente em cima da mancha. Assim como o vinagre, o limão também pode ser usado nessa ocasião. Basta cortá-lo ao meio e friccioná-lo sobre a peça. Se não adiantar, tente colocar um pouco de leite quente sobre a mancha e deixe assim por algumas horas (o ideal é fazer isso de um dia para o outro). Depois disso, lave bem a roupa com o produto infantil a que seu filho já está acostumado!

– Banana: de todas as frutas, as manchas de banana são as mais difíceis de tirar. Primeiro de tudo: quanto antes você tentar removê-las, mais sucesso terá, pois esses tipos de manchas oxidam e escurecem – o que dificulta bastante o trabalho da mãe. Mas, então, como fazer essa limpeza? Junte um pouco de água com bicarbonato de sódio, derrame essa misturinha em cima da peça que está manchada (que deve estar exposta ao sol nesse momento). Faça isso várias vezes: até perceber que a mancha está clareando cada vez mais, e ficando como ela era antes. Outra dica, que também é usada nessa ocasião, é colocar um pouco de álcool sobre a mancha e depois lavar a roupa com água e sabão. Só tome cuidado, pois o álcool estraga alguns tecidos e pode danificar ainda mais as peças do seu bebê! Agora, se a mancha de banana estiver no sofá ou tapete da casa, retire o excesso e limpe-a com água fria e detergente. Depois, é só secar com um pano. Faça esse procedimento quantas vezes for necessário!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

– Leite materno: primeiramente, coloque detergente em cima da mancha e esfregue. Depois de fazer isso, lave a peça com água. Se não adiantar, coloque um pouco de bicarbonato de sódio na área manchada e, em seguida, despeje água com gás (isso mesmo!). Essa mistura criará uma espuma e o ideal é que você a deixe sobre a mancha por alguns minutos. Após isso, esfregue a roupa e a lave-a normalmente.

– Suco de uva: nós, mães, sabemos bem o quanto pode ser difícil retirar essa mancha, não é? E olha que Catarina adora suco de uva, por isso, vira e mexe, tenho esse problema por aqui. Uma alternativa é aplicar sabão líquido sobre a roupa, e deixar agir por alguns minutos. Depois disso, lave bem a peça, pois o detergente pode descolorir o tecido. Se não adiantar, seque a roupinha (nesse caso, pode usar um secador), despeje um pouco de vinagre por cima e deixe agir. Então retire o excesso do produto e lave-a normalmente.

– Sangue: o primeiro passo é colocar água fria sobre a mancha – de preferência, faça isso por trás do tecido da roupa. Depois, esfregue bem a peça com sabão em barra até remover as sujeiras. Outra dica é colocar um pouco de água oxigenada na região (mas, novamente, tome cuidado para não estragar a roupa), deixar agir por alguns minutos e depois enxaguar.

– Mofo: você pode fazer uma misturinha de água com bicarbonato de sódio, ou água com vinagre para aplicar no local manchado. Deixar leite frio sob a mancha por alguns minutos pode resolver o problema. A combinação de suco de limão com um pouco de sal também pode funcionar: aplique-a na região para que haja absorção do mofo e depois, lave a peça normalmente. Só não se esqueça de não misturar as roupas mofadas com outras na hora da lavagem!

Publicidade

– Cocô: nesse caso, o principal é não deixar a sujeira secar! Retire o excesso do cocô, passe sabão de coco, esfregue e deixe a roupinha do pequeno de molho. Para não deixar o tecido amarelado, coloque a peça de molho em um local que bate sol.

Atenção: na hora de usar sabão em barra, detergente ou qualquer outro produto químico, procure aqueles que são específicos para bebês e crianças. Tomar esse cuidado é importante para não irritar a pele sensível dos pequenos ou acabar causando algum tipo de alergia. Depois de colocar leite, vinagre, limão ou qualquer outro produto, lave bem as peças do seu filho para retirar os resíduos e fique sempre de olho para garantir a segurança do pequenino!