A calcinha pós-parto não é nada sexy, é verdade. Mas é um mal necessário (e muito necessário!).

Para escolher a melhor calcinha para este momento, é fundamental levar em conta o conforto e a sua capacidade de compressão. A calcinha pós-parto ideal é aquela que te traga segurança, não incomode e, principalmente, não te machuque.

Conheça neste artigo os tipos, critérios de escolha e opções de marca para sua calcinha pós-parto. Boa leitura!

Por que usar uma calcinha pós-parto?

Calcinha branca

Crédito: Freepik

Publicidade

A calcinha pós-parto serve para auxiliar na absorção dos “restos do parto” que são expulsos do corpo feminino ao longo dos dias posteriores ao parto.

Na primeira semana a quantidade de fluxo é muito grande. Por isso, este é o período mais importante de utilizar esta calcinha. Apesar disso, o indicado é que a mesma seja utilizada pelo tempo que a mulher sentir necessidade – o que pode variar de algumas semanas até longos meses.

alguns modelos de calcinha pós-parto que também servem como cintas. Isso porque elas ajudam a manter a barriga menos flácida, auxiliam na modelagem do corpo e assentam melhor as roupas.

Tipos de calcinha pós-parto

De modo geral, a calcinha pós-parto é maior e mais alta que as calcinhas tradicionais. Além disso, estas lingeries também costumam ser mais confortáveis (ainda bem, não é?).

Existem dois principais tipos para a escolha da melhor calcinha pós-parto. Algumas delas têm alto poder de absorção do sangue que é liberado após o parto. Entretanto, há também outros modelos que não têm essa capacidade. Neste caso, elas costumam estar preparadas para adição de absorventes pós-parto.

Calcinha pós-parto tipo absorventes e descartáveis

Pacote de calcinha pós-parto descartável

Foto: Divulgação Plenitud

Publicidade

Os pacotes de calcinha pós-parto descartáveis e absorventes podem ser comprados em farmácias. As marcas Plenitud e Incomfral são as mais populares no Brasil (e ambas oferecem pacotes com quantidade de unidades variáveis).

É relevante sempre lembrar que esta opção traz calcinhas que podem ser utilizadas uma única vez. Ou seja, assim como o absorvente tradicional (de menstruação) você usa uma vez e descarta, esta calcinha pós-parto também deverá ser usada uma única vez e descartada.

O preço de cada pacote pode variar de R$ 8,00 até R$ 30,00, dependendo da marca, quantidade de unidades e dimensão do pacote.

Apesar de não ser tão sustentável quanto as calcinhas reutilizáveis, esta pode ser uma boa opção para as mulheres que utilizarão muito pouco a calcinha pós-parto. Isso porque pode não haver necessidade de comprar algumas unidades de uma lingerie que você talvez use durante uma semana ou 15 dias e depois deixe guardado na gaveta.

Calcinha pós-parto reutilizável

Calcinha pós-parto confortável preta

Foto: Divulgação Lupo

Este outro tipo de calcinha pós-parto é reutilizável. Ou seja, depois de usar é só lavar e guardar no roupeiro novamente.

Publicidade

Elas costumam estar disponíveis no mercado em várias cores e alturas diferentes. Além disso, elas acomodam a adição de um absorvente pós-parto ou geriátrico.

Infelizmente, nem toda calcinha pós-parto reutilizável consegue acomodar de forma adequada os absorventes, de modo que é possível que ocorram vazamentos. Por isso, é muito importante verificar avaliações da marca e do modelo da calcinha antes da compra, caso você deseje uma calcinha pós-parto reutilizável.

Critérios de escolha

Por mais que você goste de usar fio dental e calcinhas minúsculas, o pós-parto não é a época ideal para vesti-las. Lembre-se de que é normal que a barriga demore alguns meses até voltar ao que era antes da gravidez. Inclusive, há casos em que é muito difícil de alcançar o corpo anterior à gravidez (apesar do mesmo sequer ser necessário).

É importante sentir-se bonita. Encare essa fase como parte do processo de tornar-se mãe. Para ficar mais segura quanto à calcinha, você pode usar as de cintura alta. Esse modelo é adequado, pois fornece certo apoio à barriga.

Independentemente de quais peças escolha usar, o importante é sentir-se bem, confortável e segura. Pensando nisso, o mais indicado é escolher calcinha pós-parto de algodão ou de malha. Isso porque estes tecidos além de serem super confortáveis, também permitem a circulação de ar.

Opte sempre por evitar a calcinha pós-parto de materiais sintéticos. É importante evitar este tipo de material porque ele amplia as chances de você desenvolver infecções fúngicas e atrasam a cicatrização.

Calcinha pós-parto: Melhores marcas

Veja aqui uma pequena lista com as melhores marcas para escolher a calcinha pós-parto perfeita para você.

Love Secret

calcinha pós-parto love secret

Foto: Divulgação Love Secret

A Love Secret é uma marca de lingeries que possuem uma boa variedade de tipos de calcinhas para este momento tão mágico: o pós-parto.

O modelo da calcinha da imagem acima é o Duo Calcinha Modeladora, e ela é considerada uma das melhores opções do mercado (de acordo com quem realmente importa: as mulheres que estão vivendo o pós-parto).

Apesar de cada modelo ser um modelo específico, as calcinhas desta marca costumam:

  • Comprimir a barriga
  • Dar segurança
  • Ter tecido confortável
  • Não machucam
  • Fixar acima do umbigo

My Lady

CALCINHA PÓS-PARTO MY LADY

Foto: Divulgação My Lady

My Lady é uma marca com opções somente de calcinhas ou de conjuntos (calcinha e sutiã). Das opções listadas nesta artigo, My Lady tende a ser a marca mais barata no mercado. Entretanto, isso não significa que a linha possui qualidade mais baixa.

Na verdade, muitas mulheres no pós-parto mencionam que as opções de calcinhas desta marca estão entre as mais agradáveis. De modo geral, isso acontece porque além dela ser confortável, ela também possui opções menos neutras e mais atraentes.

O conjunto da imagem acima chama-se Conjunto Modal. Ele é super confortável e bonito. Além disso, as opções da My Lady também costumam ser firmes e dar boa sustentação para a barriga.

Lupo

Calcinha marca Lupo pós-parto

Foto: Divulgação Lupo

A Lupo talvez seja a marca mais famosa da lista.

Infelizmente, apesar da boa qualidade das peças produzidas pela marca, a Lupo não possui uma linha específica para gestantes e para pós-parto. Na verdade, a marca possui apenas um modelo de calcinha para gestante e poucas opções para mulheres no pós-parto.

No que tange a calcinha pós-parto, a marca apostou nos modelos tipo “santro peito”, que são as calcinhas super altas. Elas vão até pouco abaixo do peito, como na imagem acima.

Os modelos da marca Lupo são super indicadas para os momentos que a mulher vai sair. Isso porque estas calcinhas ficam muito bem por baixo de uma calça jeans ou vestido. De modo geral, isso acontece porque elas modelam bem o corpo e não deixam as “gordurinhas” marcando na roupa.

Entretanto, boa parte das mulheres que experimentaram as opções da marca disseram que a compressão na barriga não é tão eficaz quanto as opções das marcas My Lady e Love Secret.

Este conteúdo te ajudou de alguma forma? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua opinião.