A quarentena no pós-parto, também chamada de resguardo ou puerpério, refere-se ao período que contempla 40 dias depois do nascimento da criança. Essa fase exige alguns cuidados, pois é o tempo necessário para o corpo se recuperar depois de dar à luz. Evidentemente, diversos fatores influenciam na recuperação, e algumas mulheres podem se sentir perfeitamente dispostas antes desses 40 dias, outras depois, mas a média se baseia na quarentena.

quarentena no pós-parto

Imagem: 123RF

Nesse período, a queda dos hormônios da gravidez leva muitas mulheres a uma sensação constante de desânimo e cansaço, uma das características mais comuns da quarentena no pós-parto (não à toa, é nesse período que vem muitos depoimentos de baby blues e depressão pós-parto). O que é normal, também, tendo em vista toda a demanda do recém-nascido, além do sentimento de insegurança relatado especialmente por mães de primeira viagem.

Veja também: Grávida e Prática: um guia sem rodeios para a mãe de primeira viagem

Publicidade

Mudanças no corpo durante a quarentena no pós-parto

Além da queda nos hormônios, uma das principais mudanças no corpo da mulher no puerpério é o retorno do útero ao seu tamanho normal. Para se ter uma ideia, antes da gravidez, nosso útero normalmente tem o tamanho de uma pera e pesa cerca de 90 g. Mas ao final da gestação, para abrigar o bebê, o órgão pode aumentar até 11 vezes de tamanho! É muito, né? Por isso o útero precisa de um tempo para voltar ao tamanho sem o feto.

Para quem passou por parto normal, os órgãos genitais também demandam um período para retornar ao tamanho normal.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

É por esses fatores que durante a quarentena esforços físicos intensos devem ser evitados. Com o consentimento do médico, exercícios podem ser liberados após 30 dias do parto, com um retorno gradativo. Aqueles de baixo impacto são os mais indicados, como caminhada, natação e hidroginástica.

Mas a mulher pode tomar conta do bebê tranquilamente. Tarefas rotineiras como carregar a criança, dar banho, alimentar, trocar podem ser feitas sem medo, até porque o repouso excessivo aumenta o risco de trombose. Se não há nenhuma restrição por parte do médico, pode seguir com os cuidados com a criança normalmente. Ah, e também podemos nos cuidar, viu? Há pessoas idosas que falam sobre não tomar banho nem lavar o cabelo no resguardo, mas não existe nenhuma contraindicação para isso.

Atividades domésticas podem ser retomadas desde que não exijam grande esforço e a direção está liberada (geralmente após 20 dias) apenas para mulheres que não passaram por intervenções cirúrgicas (caso contrário também é preciso respeitar a quarentena para dirigir).

E o sexo?

Uma das recomendações mais comuns durante a quarentena no pós-parto é a abstinência de sexo. E vale saber que é muito importante respeitar essa orientação, pelo risco de infecções. Como nesse período o colo do útero ainda está aberto, a mulher sangra (a chamada loquiação) pela vagina, o que aumenta as chances de quadros infecciosos sérios.

Publicidade

Veja também: Vamos falar sinceramente sobre sexo no pós-parto?

Para quem passou por uma cesárea, a quarentena ainda é necessária para respeitar a cicatrização completa e não correr o risco da ruptura de pontos, que também pode levar a infecções, hemorragias e até hérnias.

Sem contar que pela queda de hormônios e cansaço característico da vida com um recém-nascido é normal o desejo sexual ficar em segundo plano. Por isso a recomendação é respeitar a quarentena (ou o tempo que você achar necessário), para que o retorno à atividade sexual seja realmente prazeroso. Converse sempre com o seu médico para acompanhar as recomendações para você.

Veja também: Como perder a barriga depois do parto