Natação na gravidez: é saudável? Posso fazer?

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Você já ouviu falar que, durante a gestação, exercícios na água são bastante recomendados, pelo baixo impacto que proporcionam? Pois saiba que isso é de fato verdade e, que, inclusive, praticar natação na gravidez é uma atitude muito benéfica no período da espera do bebê.

Quer saber os benefícios da natação na gravidez? Nesse post eu te conto, vem ver!

Imagem: 123RF

Natação na gravidez relaxa

Vamos à realidade: você está com uma barriga enorme e, com isso, precisa lidar com diversos incômodos, como a dor nas costas (tão comum entre as gestantes). Para aliviar essa sensação, a natação pode ser bastante útil durante a gravidez. Enquanto se pratica essa atividade na água, o peso do corpo é redistribuído e as articulações são liberadas. Resultado? Um relaxamento delicioso após algumas aulas! Isso, inclusive, ajuda a grávida a dormir melhor, e ainda diminui o estresse.

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Exercícios não causam impacto

Como eu disse no início do post, um benefício importante da natação na gravidez é o fato de que o impacto sobre as articulações é menor dentro da água. Especialmente durante a gestação, em que o peso do corpo da mãe aumenta, esse “amortecimento” provocado pelo meio aquático é especialmente relevante. O joelho, por exemplo, que merece bastante atenção durante qualquer atividade física, não sofre.

Melhora da circulação

Assim como durante a prática de boa parte de atividades físicas, a natação provoca uma melhora da circulação sanguínea na gravidez. Com isso, incômodos comuns da gestação, como as varizes e os inchaços, são prevenidos (e tratados).

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Músculos são tonificados pela natação na gravidez

Como a água amortece o peso do corpo, o resultado é que alguns exercícios ficam mais fáceis de serem feitos durante uma aula de natação (incluindo alguns que não seriam realizados com a mesma facilidade em terra firme). E, daí, a tonificação dos músculos acontece! Na atividade são bem trabalhados inclusive os músculos que serão utilizados durante o parto (estamos sempre batendo as pernas, por exemplo) – outro benefício para as gestantes! Mais um ponto positivo é a manutenção de peso na gestação, que a atividade proporciona.

Dicas

Como para qualquer atividade física, antes de dar início às aulas de natação na gravidez é fundamental que você converse com o seu ginecologista. Avaliando o seu caso, ele poderá dizer se a prática é a mais adequada para você durante a gestação (de repente alguma outra possa ser mais útil!) e, também, a partir e até qual mês é recomendado fazer natação na gravidez.

Outra dica importante é que antes de entrar na água não é indicado estar em jejum e, tampouco, de barriga vazia, para não prejudicar a prática. Converse com o seu professor (que deve sempre coordenar as aulas e te supervisionar na piscina) sobre os horários das refeições e também o que é bacana ingerir antes e depois da aula para melhorar o desempenho e potencializar os benefícios da natação na gravidez.

Quando o filhote nascer, que tal continuar nadando com ele? Aqui no blog eu já mostrei o porquê a natação para bebês é tão bacana. Vale a pena conferir também!


 



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