Uma das modalidades de atividade física que mais fazem sucesso durante a gravidez é a hidroginástica para gestante. E o motivo não é à toa: assim como a natação, os exercícios físicos na água ajudam muito a melhorar e manter a saúde das futuras mamães.

Quer saber quais são os exercícios mais bacanas de hidroginástica para gestante? Quais as vantagens de pratica-la? Nesse post eu conto o que acontece nas aulas, quais são os movimentos realizados e por que eles são tão bacanas para a saúde da mulher grávida. Caso você se anime em praticar, converse com o seu médico (lembrando que cada gestação é única e requer cuidados individualizados – por isso a liberação do médico pessoal é fundamental). E se ele liberar, procure um local com profissionais sérios para te acompanhar nas aulas, pois especialmente durante a gravidez é importantíssimo se cercar de pessoas competentes e que conhecem as condições dessa fase tão especial da vida da mulher. Vem espiar:

hidroginástica para gestante

Imagem: 123RF

Hidroginástica para gestante – como é a aula?

Aquecimento: as aulas de hidroginástica para gestante sempre começam com um aquecimento. O professor pode indicar exercícios como caminhar pela piscina, fazendo um movimento de abre e fecha com os braços. Esse momento, assim como em qualquer atividade física, é fundamental para preparar os músculos antes da prática.

Publicidade

Exercícios aeróbicos: talvez uma das características mais bacanas da hidroginástica para gestante é a oportunidade que as grávidas têm de praticarem exercícios aeróbicos sem impacto, pois a água alivia o peso do corpo e evita lesões. Para essas atividades, os professores podem indicar o uso de equipamentos – como macarrões de piscina, por exemplo.

Assim, a grávida caminha para a frente e para trás segurando o macarrão com as mãos, como um arco (com as pontas para dentro d’água e o resto para fora). Também segurando as pontas do macarrão com as mãos (e dando um nó nele), temos outro exercício aeróbico, mas para os braços: basta abaixar e levantar o macarrão na água. O movimento de remada, levando os braços para frente e para trás (e segurando o macarrão sobre a superfície da água) é mais uma opção bacana.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Movimentos para trabalhar os músculos inferiores: dependendo do estágio da gravidez, pode ser bacana investir em exercícios que trabalhem a região inferior (de quadril, coxas e pernas), cujos músculos serão exigidos no trabalho de parto. Um exemplo de movimento simples feito na hidroginástica para gestante (e muito útil às futuras mamães) é: apoiando as costas no macarrão, abra e feche as pernas.

Outro movimento é o seguinte: em pé e com os braços apoiados na borda da piscina, movimente uma perna de cada vez para o lado. O mesmo exercício, só que realizado para trás (colocando o pé no bumbum) ou com a perna reta, é ainda útil para trabalhar os membros posteriores.

Exercícios para trabalhar a coluna: dores nas costas e no quadril são incômodos comuns às gestantes. por conta do peso extra. Mas, com a hidroginástica, essa sensação pode ser aliviada por meio de exercícios. Um bom exemplo é: com as costas apoiadas no macarrão, deite na água com as pernas esticadas e as flexione até a barriga tirando os ombros da água (como uma espécie de abdominal).

Alongamento e relaxamento: a água por si só já alivia o estresse e tensões (seja emocional, muscular, etc) e alguns movimentos podem ainda acentuar essa sensação. Tente boiar com um macarrão apoiado atrás dos joelhos e outro atrás do quadril. Relaxante!

Publicidade

Os benefícios da hidroginástica na gravidez:

Um dos maiores benefícios da hidroginástica para gestantes é o trabalho da respiração. Conforme os movimentos dentro d’água variam, a forma de respirar também muda, e é exigido um controle sobre ela. O resultado disso é o alívio do estresse, o aumento da concentração e, ainda, um aprendizado para o momento do parto (momento em que respirar direito será bem importante!).

Lembrando ainda que cada aula de hidroginástica na gravidez varia de acordo com o período da gestação e outras particularidades. Isso determinará a variedade dos exercícios e, também, a intensidade deles.

Gostou da ideia de praticar hidroginástica na gravidez? Então não deixe de conferir outros posts do Mil Dicas de Mãe com dicas de atividades físicas para as gestantes: já falei por aqui sobre pilates, yoga e caminhada (e todos os seus benefícios para as futuras mamães!). Vale a leitura!