As músicas são grande parte da primeira infância. A música escolhida para o parto, a canção de ninar favorita, as vinhetas de abertura dos desenhos conhecidos… E não é por acaso! Um estudo feito pra Universidade de Durham, na Inglaterra, comprovou aquela frase de que “criança escuta tudo”. Segundo a pesquisa, as crianças se baseiam mais na sua memória auditiva do que visual na hora de tomar decisões e regular emoções. 

Isso significa que, grande parte do que a criança escuta é entendido, absorvido e tem papel importante em como ela reagirá a diferentes situações. Tanto as conversas, quanto os sons de natureza ou ambiente e músicas tem papel importante na construção da personalidade infantil. Diferente dos adultos, que normalmente são guiados por instintos visuais. 

A pesquisa foi feita com crianças menores de 7 anos, crianças entre 8 e 11 anos e adultos maiores de 18 anos. Todos foram expostos a expressões humanas borradas com estímulos auditivos de  alegria, medo, tristeza e raiva por meio de fotos e vozes. Enquanto os adultos maiores de 18 anos davam mais atenção aos estímulos visuais, as crianças de até 11 anos ficavam mais concentradas nos sons. Ambos os grupos responderam a pesquisa com 90% de sucesso. 

Porém, em um segundo momento, as crianças foram apresentadas apenas às imagens, o que alterou significantemente a capacidade de compreensão delas. Performando pior do que quando os adultos passaram pelo mesmo teste. 

Publicidade

E como incentivar essa escuta sensitiva das crianças? 

Emoções de crianças

Criança com blazer vermelho com mãos na orelha – Foto: Freepik

Os cientistas chegaram à conclusão também de que, conforme crescemos passamos a acreditar mais no que vemos do que no que ouvimos. Entretanto, o estudo abriu uma grande porta para tratamentos de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Crianças com autismo podem ter dificuldade de interação social e comunicação, apresentar comportamentos repetitivos, foco excessivo em uma só tarefa e dificuldade em sensibilidades sensoriais. Para os cientistas de Durham, os sons são uma maneira de ajudar as crianças a se expressarem melhor, reconheçam as próprias emoções e se façam compreendidas pela sociedade. 

Emoções de crianças: A pesquisa também pode ser aplicada nas aulas online 

Emoções de crianças

Menina com fones de ouvido azuis, sorrindo em frente ao tablet. Foto: Freepik

Além do auxílio no tratamento para o autismo, os pesquisadores encontraram um paralelo do aprendizado na atual situação de trabalho remoto e aulas à distância. Considerando que as crianças estão passando grande parte do tempo de ensino e lazer em casa, é melhor tomar cuidado com os estímulos auditivos que elas possam ser expostas. Brigas, xingamentos, filmes muito violentos, tudo isso pode ser captado pelos ouvidos infantis e convertido em emoções posteriormente. 

Por outro lado, as aulas online possuem um apelo visual menor. Uma vez que, em vez de ver o professor pessoalmente, as crianças passam a aprender a matéria em frente a uma tela. Mas, o som é grande parte das aulas online e pode ser bem aproveitado para o aprendizado da criança em casa. Estudar em um lugar silencioso, com caixinhas de som de qualidade e num volume regular podem fazer com que o aprendizado se torne mais eficaz, assim como o desenvolvimento emocional das crianças. Outra dica para ajudar no desenvolvimento auditivo dos pequenos é apostar em podcasts de qualidade e audiolivros. Como constroem uma narrativa, podem ajudar a criança a vivenciar e trabalhar o lúdico e as emoções a partir de uma história!

Publicidade