O modo como vemos o mundo é um jeito de construirmos as nossas sensações em relação a ele. As emoções que sentimos durante a nossa vida podem ser encabeçadas por ações e percepções sobre a vida. Veja como ensinar emoções através das cores!

As cores e ambientes que estão em nossa volta são indícios e são incentivadores ativos de determinadas emoções. Ainda, percurso na vida amorosa e na vida acadêmica podem ditar o estado emocional de uma pessoa. Por isso, é importante estar sempre rodeado de pensamentos e questões positivas. A positividade e a psicologia das cores são aliados numa mudança psicológica.

Acreditar que as questões exteriores têm responsabilidade e influenciam o lado interior é fazer com que as coisas sejam ao máximo controláveis. A psicologia das cores entra nisso como agente capaz de nos ensinar a lidar com as nossas emoções, além de poder alterá-las para o nosso bem.

O ambiente e a paisagem são formas de nos trazer paz e tranquilidade, assim como trazer sensações negativas. Para muitas pessoas, o hospital e o seu ambiente branco e cético pode causar sentimentos adversos. Tanto a paz, quanto o medo podem ser engatilhados pela imagem do hospital. Essa sensação vai variar com o indivíduo analisado.

Publicidade

Para ensinar as emoções através das cores é interessante analisar todas as cores e como elas podem funcionar. A partir disso podemos pensar nos métodos de ensino através delas.

O que dizem as cores?

Mãe e criança pintando – Foto: Freepik

Elas têm uma importância muito maior do que a que pensamos. Desde incentivar a comprar algo, até a gostarmos de um filme pela paleta de cores, são efeitos que as cores causam. A variabilidade e a fixidez dessas causas é o que torna esse estudo tão relevante e procurado pelas pessoas.

A definição de temperatura e tipo de cor é dada pelas Artes e já temos contato na escola. Mas muitas vezes não exploramos essas imagens e construções para avançar no entendimento e estudo. Por exemplo, as cores primárias: vermelho, amarelo e azul podem gerar outras cores, chamadas secundárias e depois terciárias. Mas o sentimento acessado por elas não é tão claro.

A separação entre cores frias e quentes também é introduzida no colégio. Mas tudo que elas podem evocar, num quadro ou filme, por exemplo, é inexplorado no contexto escolar. E isso não diminui a importância desse estudo.

As cores e seus conceitos: como ensinar emoções através das cores

Amarelo

Mãe e criança brincando- Foto: Freepik

Publicidade

O amarelo é uma cor que sempre foi relacionada com a alegria e felicidade. De fato essa cor marcante é relacionada aos dias de sol, que para muitos, simboliza a felicidade.

Outro aspecto importante é o conhecimento. Muitos marcadores de texto são feitos na cor amarela, pois, a cor chamativa gera mecanismos que ajudam na lembrança de conteúdos estudados. Transcendendo o valor das emoções, essa cor auxilia no funcionamento e regulação dos sistemas do corpo, muito pela tranquilidade passada.

Roxo

O roxo é uma cor forte que se relaciona com coisas intensas. A intensidade e coisas mais pesadas são comumente relacionados ao roxo, haja vista que a cor parece trazer sempre uma renovação. E com a renovação existe um limiar de segurança x insegurança.

Recentemente, algumas marcas têm utilizado a cor roxa e ressignificado ela com os serviços inovadores e qualificados.

Como ensinar emoções usando o Branco

Criança pintando – Foto: Freepik

O branco é ao mesmo tempo o nada e o tudo. A paz que é relacionada ao branco e à pomba branca, por exemplo, são símbolos da luz e da claridade.

Publicidade

O tudo que se relaciona ao branco quer dizer sobre a união das cores do arco-íris. Quando se une todas as cores o resultado obtido é o branco. Tal resultado pode evocar o sentido real de tranquilidade: a tranquilidade por uma união que se torna regular.

Essa cor é muito utilizada para trazer a imagem sagrada. Dos hospitais aos altares podemos encontrar a predominância do branco. Ou seja, a limpeza, tanto espiritual, quanto do espaço físico, são evocadas pela cor.

Leia mais: O que fazer com crianças em dias de isolamento!

Verde

Mãe e crianças pintando – Foto: Freepik

O verde é a cor predominante da bandeira brasileira. E a nossa bandeira foi construída numa lógica positivista. Tanto em Ordem e Progresso, quanto em utilizar as cores verde, amarelo, azul e branco.

Além do otimismo, a característica principal é a esperança. O verde da natureza revigora e cria esperança de um futuro melhor. A imagem da natureza pode ser também individualista, e isso torna o verde uma cor também com caráter individual.

Como ensinar emoções usando o Vermelho

Talvez seja a cor mais famosa e utilizada na mídia. O vermelho tem associações automáticas com a paixão e com o amor. A imagem do coração vermelho pulsante faz parte do imaginário coletivo universal que representa o sentimento amoroso. E por isso a cor vermelha recebe a mesma significação.

Além do amor ele é usado para ativar a sensualidade. As roupas íntimas vermelhas fazem sucesso no mercado, pois, atraem o amado. Ademais, a cor do sangue traz uma vivacidade que alguns anúncios e produtos pedem para seu desempenho de marketing.

Leia mais: Conheça museus online durante o isolamento

Azul

Uma das cores mais utilizadas para representar a calma e a confiança é o azul. O ciano, como é conhecido por muitos, é usado também para representar a confiança e seriedade que o mercado de trabalho necessita. O mar, o céu e as estrelas são imagens associadas com a cor.

Como ensinar emoções usando o Preto

Crianças fazendo pintura- Foto: Freepik

A cor usada para representar desde momentos ruins até momentos de seriedade. A tristeza e o luto são usadas como significados da cor preta. A simplicidade da cor a torna símbolo de sofisticação. Além disso representa muitas lutas populares importantes.

Laranja

Essa cor se assimila muito com as cores que dão origem a ela. O laranja vêm da mistura do amarela com o vermelho. E assim traz a alegria e força das cores originárias. Remete aos raios solares e ao fogo. Assim como o roxo traz a criatividade de novos ambientes com novas propostas. Dentro das cores citadas e das emoções delas é possível criar uma rotina mais feliz ou mais séria.

A aprendizagem através das cores é o uso das cores para controle das emoções é objeto de estudo da psicologia das cores. Mas com essa introdução feita pelo texto você pode começar a controlar muitas emoções sentidas e ajudar outras pessoas com esse conhecimento adquirido.