Acreditar que as questões exteriores têm responsabilidade e influenciam o lado interior é fazer com que as coisas sejam ao máximo controláveis. A psicologia das cores entra nisso como agente capaz de nos ensinar a lidar com as nossas emoções, além de poder alterá-las para o nosso bem.
O ambiente e a paisagem são formas de nos trazer paz e tranquilidade, assim como trazer sensações negativas. Para muitas pessoas, o hospital e o seu ambiente branco e cético pode causar sentimentos adversos. Tanto a paz, quanto o medo podem ser engatilhados pela imagem do hospital. Essa sensação vai variar com o indivíduo analisado.
Para ensinar as emoções através das cores é interessante analisar todas as cores e como elas podem funcionar. A partir disso podemos pensar nos métodos de ensino através delas.
O que dizem as cores?
Mãe e criança pintando – Foto: Freepik
Elas têm uma importância muito maior do que a que pensamos. Desde incentivar a comprar algo, até a gostarmos de um filme pela paleta de cores, são efeitos que as cores causam. A variabilidade e a fixidez dessas causas é o que torna esse estudo tão relevante e procurado pelas pessoas.
A definição de temperatura e tipo de cor é dada pelas Artes e já temos contato na escola. Mas muitas vezes não exploramos essas imagens e construções para avançar no entendimento e estudo. Por exemplo, as cores primárias: vermelho, amarelo e azul podem gerar outras cores, chamadas secundárias e depois terciárias. Mas o sentimento acessado por elas não é tão claro.
A separação entre cores frias e quentes também é introduzida no colégio. Mas tudo que elas podem evocar, num quadro ou filme, por exemplo, é inexplorado no contexto escolar. E isso não diminui a importância desse estudo.
As cores e seus conceitos: como ensinar emoções através das cores
Amarelo
Mãe e criança brincando- Foto: Freepik
O amarelo é uma cor que sempre foi relacionada com a alegria e felicidade. De fato essa cor marcante é relacionada aos dias de sol, que para muitos, simboliza a felicidade.
Outro aspecto importante é o conhecimento. Muitos marcadores de texto são feitos na cor amarela, pois, a cor chamativa gera mecanismos que ajudam na lembrança de conteúdos estudados. Transcendendo o valor das emoções, essa cor auxilia no funcionamento e regulação dos sistemas do corpo, muito pela tranquilidade passada.
Roxo
O roxo é uma cor forte que se relaciona com coisas intensas. A intensidade e coisas mais pesadas são comumente relacionados ao roxo, haja vista que a cor parece trazer sempre uma renovação. E com a renovação existe um limiar de segurança x insegurança.
Recentemente, algumas marcas têm utilizado a cor roxa e ressignificado ela com os serviços inovadores e qualificados.
Como ensinar emoções usando o Branco
Criança pintando – Foto: Freepik
O branco é ao mesmo tempo o nada e o tudo. A paz que é relacionada ao branco e à pomba branca, por exemplo, são símbolos da luz e da claridade.
O tudo que se relaciona ao branco quer dizer sobre a união das cores do arco-íris. Quando se une todas as cores o resultado obtido é o branco. Tal resultado pode evocar o sentido real de tranquilidade: a tranquilidade por uma união que se torna regular.
Essa cor é muito utilizada para trazer a imagem sagrada. Dos hospitais aos altares podemos encontrar a predominância do branco. Ou seja, a limpeza, tanto espiritual, quanto do espaço físico, são evocadas pela cor.
Leia mais: O que fazer com crianças em dias de isolamento!
Verde
Mãe e crianças pintando – Foto: Freepik
O verde é a cor predominante da bandeira brasileira. E a nossa bandeira foi construída numa lógica positivista. Tanto em Ordem e Progresso, quanto em utilizar as cores verde, amarelo, azul e branco.
Além do otimismo, a característica principal é a esperança. O verde da natureza revigora e cria esperança de um futuro melhor. A imagem da natureza pode ser também individualista, e isso torna o verde uma cor também com caráter individual.
Como ensinar emoções usando o Vermelho
Talvez seja a cor mais famosa e utilizada na mídia. O vermelho tem associações automáticas com a paixão e com o amor. A imagem do coração vermelho pulsante faz parte do imaginário coletivo universal que representa o sentimento amoroso. E por isso a cor vermelha recebe a mesma significação.
Além do amor ele é usado para ativar a sensualidade. As roupas íntimas vermelhas fazem sucesso no mercado, pois, atraem o amado. Ademais, a cor do sangue traz uma vivacidade que alguns anúncios e produtos pedem para seu desempenho de marketing.
Leia mais: Conheça museus online durante o isolamento
Azul
Uma das cores mais utilizadas para representar a calma e a confiança é o azul. O ciano, como é conhecido por muitos, é usado também para representar a confiança e seriedade que o mercado de trabalho necessita. O mar, o céu e as estrelas são imagens associadas com a cor.
Como ensinar emoções usando o Preto
Crianças fazendo pintura- Foto: Freepik
A cor usada para representar desde momentos ruins até momentos de seriedade. A tristeza e o luto são usadas como significados da cor preta. A simplicidade da cor a torna símbolo de sofisticação. Além disso representa muitas lutas populares importantes.
Laranja
Essa cor se assimila muito com as cores que dão origem a ela. O laranja vêm da mistura do amarela com o vermelho. E assim traz a alegria e força das cores originárias. Remete aos raios solares e ao fogo. Assim como o roxo traz a criatividade de novos ambientes com novas propostas. Dentro das cores citadas e das emoções delas é possível criar uma rotina mais feliz ou mais séria.
A aprendizagem através das cores é o uso das cores para controle das emoções é objeto de estudo da psicologia das cores. Mas com essa introdução feita pelo texto você pode começar a controlar muitas emoções sentidas e ajudar outras pessoas com esse conhecimento adquirido.