Muitos pais têm dificuldades para ficar longe do seu filho, devido à ansiedade que podem sentir ao deixá-lo com outra pessoa, ou mesmo porque a criança chora e demonstra muitas emoções no momento de partida dos pais.

Porém, sabemos que as separações rotineiras e eventuais são inevitáveis e fazem parte da vida. Nenhum filho poderá ficar para sempre perto de seus pais e, por isso, ajudá-lo a vivenciar essa transição, proporcionando momentos de ausência dos pais, é crucial para o desenvolvimento emocional.

Caso contrário, se a criança sempre for mantida perto dos pais, sem nunca ter outros contatos sociais, ela poderá sofrer, mais tarde, por conta disso.

Mas, o que fazer para tornar os momentos das despedidas e os períodos longo mais tranquilos? Neste texto, elencamos algumas considerações que podem te ajudar. Não deixe de conferir!

Publicidade

Depois, veja o nosso conteúdo sobre Como lidar com birras e comportamentos desafiadores?

O que fazer quando é preciso ficar longe do seu filho?

o que fazer quando você vai ficar longe do filho

Menino triste olhando pelo vidro. Foto: Canva.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Antes de qualquer coisa, é importante compreendermos que uma situação de ficar longe do filho pode gerar sentimentos tristes e ruins, tanto nos pais quanto nas crianças. Afinal, especialmente se a família é bastante unida e próxima, esse processo exige uma adaptação.

Se o seu filho tem chorado quando você vai trabalhar, ou quando você precisa passar alguns dias fora de casa por algum motivo, existem alternativas que podem ajudar a enfrentar esse tipo de situação, mas sem ter o propósito de extinguir as emoções.

Até porque, mesmo na idade adulta, nós sabemos que é impossível, simplesmente, apagar a saudade, concorda? Por isso, é importante ajudarmos a criança a compreender o sentimento e lidar com ele, não tentar “apagar” isso dela.

Com essa premissa em mente, sigamos adiante:

Publicidade

1. Evite sair de fininho ao ficar longe do seu filho

Muitos pais cometem o equívoco de sair de fininho quando precisam ficar longe do filho. Porém, esse comportamento pode quebrar a confiança dos pequenos, além de gerar fortes sentimentos de frustração.

A situação tende a ser ainda pior se você disser à criança que não sairá e, depois, sair de “mansinho”, para que a sua ausência não seja notada.

Afinal, em algum momento a criança vai notar que você saiu sem se despedir, e isso pode despertar o sentimento de abandono nela, tornando as próximas despedidas ainda piores.

Portanto, despedir-se, com amor e atenção é muito importante. Mesmo que a criança chore nesse momento, ela perceberá que você se importou, e a frustração poderá ser menor.

Leia mais:Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

2. Seja coerente na sua comunicação ao ficar longe do seu filho

Além de se despedir ao ficar longe do filho, lembre-se de manter um discurso coerente. Se você disser à criança que a sua saída será de apenas 10 minutos, quando na verdade você está indo para um dia de trabalho, ela poderá se sentir enganada, frustrada e, como dito acima, abandonada.

Publicidade

Esses sentimentos podem gerar uma mágoa na criança, além de fazer com que ela, aos poucos, não confie mais na sua palavra.

Lembre-se, as crianças precisam aprender que a sinceridade é importante. Logo, se você ficar mentindo para tentar poupá-la, como ela aprenderá sobre isso?

Portanto, tente ser o mais sincero possível, sem inventar que irá voltar logo, caso saiba que não irá.

Pai e filho abraçados. Foto: Canva.

3. Considere a criação de um calendário de contagem regressiva

Se você precisa fazer uma viagem a trabalho, ou, no seu caso, você tem a guarda compartilhada do seu filho, experimente fazer um calendário lúdico que o ajude a entender a contagem regressiva até à sua volta.

Isso pode ajudá-lo a controlar o sentimento de ansiedade, ao mesmo tempo em que ele entende que as horas e os dias passam, e que você volta. Dessa maneira, a percepção de tempo também é criada, além de que o lúdico pode tornar essa espera mais tranquila.

Para isso, você pode experimentar fazer, junto com a criança, um calendário criativo e colorido, com materiais reciclados, por exemplo.

Veja mais: Festa reciclável: 7 dicas de enfeites incríveis para fazer com o filhote

4. Comemore no retorno depois de ficar longe do seu filho

Você não precisa conter as suas emoções e a sua alegria ao retornar para casa e encontrar o seu filho. Se ele estiver esperando por você, melhor ainda! Comemore o retorno, abrace, demonstre seus sentimentos e permita que a criança entenda que, assim como ela, você também sentiu saudades.

Esse tipo de demonstração fará com que ela perceba que é amada e especial, o que alimenta uma autoestima mais saudável. A autoestima, nesse cenário, é muito importante para que a criança se sinta mais segura e tranquila na ausência dos pais.

5. Evite presentear todas as vezes que reencontrar a criança

A gente sabe, passar muito tempo longe dos filhos pode gerar um sentimento de culpa. Mas, antes de querer recompensar a ausência com presentes materiais, lembre-se primeiro que você não tem culpa por ter que trabalhar. Além disso, a recompensa material nunca será o suficiente para suprir a ausência de um pai ou de uma mãe.

Portanto, mais vale criar momentos de qualidade ao lado do seu filho, em cada retorno, do que tentar comprar os brinquedos ou materiais mais caros para ele se sentir especial.

Além do mais, se em algum momento você não conseguir comprar um presente, o retorno poderá ser frustrante e a criança poderá se sentir confusa, crendo que a falta de presente é uma punição, por exemplo.

Não se esqueça de que se tratando de cuidados com os pequenos, todo equilíbrio é importante.

Leia mais: Ajudar seu filho a compartilhar brinquedo: Veja algumas dicas simples!

Pai recebendo um abraço do seu filho. Foto: Canva.

6. Busque manter o controle emocional na hora de ficar longe do seu filho

Dependendo do contexto, pode ser que você, mesmo sendo o adulto da história, sinta que não é fácil ficar longe do filho. Você pode sentir culpa, tristeza, frustração, dentre tantos outros sentimentos.

Entretanto, devemos tentar ter o cuidado de não demonstrar tanta insegurança na frente da criança. Afinal, elas se ancoram em seus pais na hora de se sentirem mais confiantes nas situações.

Logo, se você demonstrar uma ansiedade excessiva, ela poderá acreditar que a sua ausência é algo que a põe em risco. Portanto, tente manter a calma e passar tranquilidade ao pequeno.

7. Acolha a tristeza de criança e ajude-a a entender a situação

Infelizmente, ainda vemos alguns adultos negligenciando as emoções das crianças, como se o que elas sentem não tivesse valor. Mas, claro que isso é uma inverdade.

Os sentimentos das crianças são genuínos, tanto quanto os dos adultos. Portanto, é nosso dever auxiliar na regulação emocional dos pequenos, que ainda estão aprendendo a entender o que sentem e por que sentem.

Acolha o seu filho, abrace, demonstre que entende a frustração e a tristeza dele, e jamais diminua o que ele está sentindo. Aos poucos, a criança percebe que suas emoções são valorizadas, além de começar a aprender a falar com mais assertividade sobre elas.

Leia mais: Atividades incríveis para divertir e relaxar os pequenos.

8. Explique de forma adequada os motivos das suas saídas

As crianças podem ter dificuldades para compreender como o mundo funciona e de que modo as coisas são organizadas. Nesse cenário, você, enquanto adulto, pode ajudá-la a compreender ao explicar, de modo adequado, o motivo das suas saídas.

Você pode ensinar o seu filho um pouco mais sobre o que é trabalhar por meio de histórias infantis ou brincadeiras com bonecos, por exemplo. Dessa maneira, ele poderá compreender o motivo da separação e internalizar com mais calma essa necessidade cotidiana.

Apenas lembre-se de usar esses recursos dentro de uma linguagem apropriada para a criança.

Menino pensativo enquanto olha pela janela. Foto: Canva.

9. Planeje algo especial para a volta

Que tal tornar a sua volta ainda mais animada? Para isso, você pode planejar, junto com o seu filho, algo especial para o seu retorno.

Não precisa ser nada exorbitante ou caro, às vezes, um momento cinema pode ser o suficiente.

Outras ideias seriam um passeio no parque, uma brincadeira ao ar livre, um momento de contação de histórias, enfim!

Utilize como estopim aquelas brincadeiras que o seu filho tanto ama, e peça para que ele seja participativo na preparação. Assim, enquanto você não chega em casa, ele já vai se preparando para o momento de diversão.

Veja mais: Brincadeiras com balão para fazer em casa: Diversas ideias!

10. Compartilhe histórias do seu dia/semana

Permita que o seu filho participe do que acontece na sua vida quando ele não está por perto. E como isso pode acontecer? Por meio da contação de histórias.

Você pode contar algo engraçado que aconteceu, ou mesmo alguma situação mais séria, caso seja cabível para a idade da criança.

Também é possível contar algo que fez você pensar muito no seu filho, como, por exemplo, almoçar em um local onde a TV estava ligada no programa favorito da criança.

Dessa maneira, ele perceberá que mesmo na sua ausência, ainda assim faz parte da sua vida de alguma maneira. Experimente!

E, ah! Não se esqueça de se você vai ficar longe do filho, ele também pode contar histórias do dia dele, está bem? Demonstre interesse nesse sentido e veja o quanto essas interações podem ser excelentes.

Veja agora: