Conseguir dividir as tarefas de casa com os filhos pode ser um desafio e tanto. Isso se torna ainda mais complicado quando os próprios pais demonstram falta de prazer na hora de praticar as atividades domésticas.

Pensando nesses cenários, elaboramos um guia com diversas dicas e sugestões que podem ser úteis para você. Veja como é possível dividir as tarefas domésticas sem ter grandes dores de cabeça por isso. Acompanhe-nos!

Leia mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

Como dividir as tarefas de casa com os filhos?

como dividir as tarefas de casa com os filhos

Mulher passando Mop no chão. Foto: Freepik

Publicidade

Como dito acima, a forma como os pais se comportam com as tarefas domésticas pode fazer toda a diferença. Isso quer dizer que não existe guia perfeito sobre como dividir as tarefas de casa com os filhos, se os pais demonstram preguiça, falta de vontade e até estresse por ter de arrumar uma cama ou limpar a cozinha, por exemplo.

Portanto, antes de colocar em prática os fatores abaixo, lembre-se de que tudo começa com o exemplo. Se você buscar demonstrar o quão gratificante é ter um quarto limpo e arrumado, certamente conseguirá passar uma imagem mais positiva para os filhos. E consequentemente terá mais chances de “conquistá-los” na hora de delegar as tarefas de casa.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por isso, foque em fazer as atividades de casa com atenção e dedicação. E evite reclamar desse tipo de situação na frente do seu filho. Caso contrário, ele poderá entender que é algo extremamente ruim e que deve ser evitado. E sabemos que não é isso que você deseja, não é mesmo?

Esclarecido isso, vamos agora às dicas:

1. Faça, em conjunto, uma lista com todas as tarefas

como dividir as tarefas de casa com os filhos

Mulher pensativa com as mãos na cintura. Foto: Freepik

Antes de delegar qualquer uma das atividades, sente com os seus filhos e façam, juntos, a lista com todas as tarefas.

Publicidade

Assim vocês já vão conversando sobre tudo o que precisa ser feito, no dia a dia, na casa de vocês. E as crianças vão criando aquela consciência de que existe muita tarefa para apenas a mãe ou o pai resolverem.

Além disso, pode ser interessante colocar, ao lado de cada tarefa, a periodicidade. Por exemplo, lavar a louça é prioridade e deve ser feito todos os dias. Já limpar as janelas pode ser algo que entra para a lista de tarefas semanais. E assim por diante.

Veja também: Emoções de crianças: Estudo aponta emoções a partir do que escutam

2. Delegue as tarefas de acordo com as habilidades de cada criança

como dividir as tarefas de casa com os filhos

Mulher limpando o chão. Foto: Freepik

Depois que todo mundo estiver ciente da lista de tarefas, é hora de dividir, de fato. Para isso, é de suma importância que você esteja atenta às habilidades de cada criança.

Afinal, na hora de dividir as tarefas de casa com os filhos não podemos dar atividades complexas demais para crianças muito pequenas, não é mesmo?

Publicidade

Se o seu filho ainda manuseia talheres com dificuldade, não vale à pena colocá-lo para lavar facas afiadas, concorda? Porém, ele pode lhe ajudar em outras atividades, como arrumar a cama, por exemplo.

Até mesmo tirar o pó pode ser uma atividade interessante para uma criança um pouco mais nova, caso ela não tenha alergia, claro.

3. Que tal transformar em uma diversão, ao invés de mera obrigação?

como dividir as tarefas de casa com os filhos

Homem fazendo faxina e cantando. Foto: Freepik

Ao invés de demonstrar que a arrumação do quarto é apenas uma mera obrigação, que tal transformar o momento em uma diversão em família?

Veja mais: Vitamina D: por que ela é fundamental para a saúde do seu filho e de toda a família?

Claro que nem sempre poderemos nos dispor a brincar na hora de arrumar a cama, mas de vez em quando isso pode acontecer sim. Esse tipo de comportamento dos pais faz com que as crianças se sintam mais entretidas nas atividades, fazendo com que o momento se torne, inclusive, prazeroso.

4. Como dividir as tarefas de casa com os filhos: Dê a chance de a criança escolher as tarefas que quer fazer

como dividir as tarefas de casa com os filhos

Homem e mulher fazendo faxina. Foto: Freepik

Enquanto vocês estiverem visualizando a lista de tarefas, cogite dar algumas opções para a criança escolher o que ela prefere. Assim ela sentirá que “saiu ganhando” na situação, e o momento de dividir as tarefas de casa com os filhos será mais tranquilo.

Por exemplo, você pode oferecer uma atividade entre lavar a louça ou retirar todos os lixos dos banheiros e da cozinha. Dessa forma a criança avalia, com base na verdade dela, o que pode ser mais interessante.

5. Lembre-se das bonificações

Homem limpando janela. Foto: Freepik

As bonificações também costumam funcionar bastante na hora de dividir as tarefas de casa com os filhos. Claro que não devemos ancorar a atividade apenas nisso, mas, dar mimos e regalias por cumprir com os cuidados com a casa pode ser bem interessante sim.

A nível de exemplo, você pode oferecer 15 minutos a mais de videogame todos os dias, caso a criança cumpra as tarefas dela de maneira coerente e dentro de um prazo adequado. Ou seja, é preciso especificar a qualidade do resultado da tarefa, para que ela não tente fazer de qualquer jeito para burlar as regras.

Leia também: Como ensinar Educação Financeira para o seu filho

6. Tenha um cronograma organizado para ninguém se sentir injustiçado

Homem limpando superfície. Foto: Freepik

O cronograma também é regra na hora de dividir as tarefas de casa com os filhos. Isso porque pode ser que, em alguns casos, as famílias tenham mais de 2 ou 3 filhos, o que quer dizer que as tarefas podem começar a se repetir.

Assim, você pode criar o cronograma e estabelecer que a louça do almoço seja lavada pelo filho 1, e a louça da janta pelo filho 2. Dessa forma ninguém se sente injustiçado e todo mundo acaba tendo a mesma carga de tarefa, dia após dia.

7. Como dividir as tarefas de casa com os filhos: Nunca “castigue” com tarefas de casa

Jamais use as tarefas de casa como uma forma de castigo. Por exemplo, nunca faça a criança limpar a cozinha sozinha, por uma semana, como um castigo por ela ter tirado nota baixa.

Afinal, se você associar a atividade doméstica a um castigo e a algo ruim, automaticamente a criança passará a desgostar daquilo. E, mais tarde, será muito mais difícil criar um fluxo de auxílio, dentro de casa, por conta disso.

Vários produtos de limpeza dentro do balde. Foto: Freepik

Portanto, cuidado com o tipo de educação que ocorre dentro de casa: punições com serviços domésticos não é uma boa ideia!

Veja mais: Saiba como a forma de educar seus filhos pode afetar a sua saúde

O diálogo e a paciência são fundamentais na hora de dividir as tarefas de casa com os filhos

Lembre-se de que na hora de dividir as tarefas de casa com os filhos é preciso ter muita paciência e calma. Assim você poderá dialogar com a criança e apresentar a ela as obrigações de cada um, sem parecer uma pessoa que “só sabe mandar, mas não sabe ouvir”.

Considere, ainda, a necessidade de ensinar o seu filho a fazer a tarefa. Afinal, ele não nasceu sabendo, não é mesmo? Por isso, o diálogo e a paciência são fundamentais nesse período de inserção de responsabilidades.

Fique sempre atenta à execução de cada tarefa, e nunca dê produtos de limpeza perigosos para crianças muito pequenas. Ler o rótulo dos fabricantes é um bom caminho.

Além disso tudo, se você apostar no amor, temos certeza de que o caminho será ainda mais promissor e interessante. Boa sorte com a sua missão de dividir as tarefas de casa com os filhos!

Veja agora: