Nos dias atuais, saber como se tornar uma mulher autoconfiante é um passo importantíssimo para o sucesso profissional. Mas, além disso, a autoconfiança também afeta o nosso bem-estar em casa, na nossa vida pessoal.

Por isso, neste texto nós unimos 10 dicas importantes para você se tornar uma mulher que acredita em si mesma, e assim trilhar um caminho cheio de vitórias e superações. Vamos lá?

Depois veja este texto: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

Como se tornar uma mulher autoconfiante

Como se tornar uma mulher autoconfiante. Mulher feliz. Foto: Freepik

Publicidade

Como se tornar uma mulher autoconfiante?

Para se tornar uma mulher autoconfiante é preciso estar ciente de que a autoconfiança deve ser trabalhada de modo recorrente. Não é em um único dia que você se sentirá a pessoa mais confiante do mundo. Se fosse assim, talvez sequer existiriam pessoas “desconfiadas” por aí, não acha?

Além de reconhecer isso, é fundamental ter em mente de que nem sempre nos sentiremos plenamente confiantes. E tudo bem.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Às vezes as circunstâncias da vida nos colocam à prova, o que faz com que a nossa autoconfiança fique um pouco, digamos, “quebrada”. Nessas situações, cabe respirar fundo e dar um tempo para retomar nossos sonhos e objetivos.

Isso quer dizer que não existe uma vida sem tropeços e sem aqueles momentos em que a autoestima abala. Faz parte do caminho. E é justamente esses momentos que podem nos ajudar a nos fortalecer.

Com esses pressupostos, considere as dicas abaixo como um ponto de partida, cheio de descobertas, mas que respeite os seus limites e não maltrate você mesma quando algo não sair como o planejado. Permita-se errar, crescer, renascer e, por meio de todo esse “vai e vem” da vida, fortalecer a sua autoconfiança:

Como se tornar uma mulher autoconfiante

Como se tornar uma mulher autoconfiante. Mulher feliz sorrindo. Foto: Freepik

Publicidade

1- Se for para se comparar, use você mesma como parâmetro

Você já deve ter ouvido falar, alguma vez, que as comparações não são saudáveis. E elas realmente não são. Sabe por quê?

Porque acima de tudo elas são bastante injustas. Afinal, cada ser humano tem o seu próprio caminho para trilhar, com suas próprias dores e tristezas. Assim sendo, como seria possível se comparar a outro, enquanto todo o contexto é diferente entre uma pessoa e outra? Pois é!

Veja também: O que você precisa saber sobre a busca da felicidade

Por isso que se você quiser se comparar, compare-se consigo mesma. Mas lembre-se de apenas se comparar através das suas descobertas e crescimentos. Ou seja, nada de se comparar com a mulher mais magra que era no passado, hein? Mas sim, pense na mulher que cresceu, aprendeu, tinha outros pensamentos e hoje vê a vida de uma forma diferente…

2- Como se tornar uma mulher autoconfiante: Busque sempre aprender e desenvolver as suas habilidades

Para se tornar uma mulher autoconfiante é necessário avaliar quais habilidades você pode desenvolver. Às vezes, a sua insegurança tem uma relação com a falta de conhecimento sobre algo.

Por isso, se você se sente muito insegura diante de uma atividade específica, cogite estudar mais sobre ela. Treine o assunto. Leia sobre. Assista algum documentário. Enfim! Quanto mais você desenvolve uma habilidade, mais confiança você sentirá sobre ela.

Publicidade
Como se tornar uma mulher autoconfiante

Como se tornar uma mulher autoconfiante. Mulher feliz sorrindo. Foto: Freepik

3- Pratique o autoconhecimento

Conhecer a si mesma é fundamental para se tornar uma mulher autoconfiante. Afinal, como você poderia se sentir confiante diante de algo se você sequer sabe quais são os seus pontos fortes? Pois é!

Sendo assim, comece a dar mais “ouvidos” a si mesma. Escute os seus medos, seus sonhos, seus desejos. Saiba ouvir elogios alheios e também as críticas construtivas.

Tudo isso servirá de alicerce para que você possa desenvolver um maior conhecimento sobre quem você é. E quanto mais nós nos conhecemos, mais temos chances de nos sentirmos seguras nas situações. Até porque saberemos qual é a nossa “carta na manga”. 😉

Leia também: Ervas para respirar melhor: 5 plantas para o bem-estar do aparelho respiratório

4- Como se tornar uma mulher autoconfiante: Saiba reconhecer os seus pensamentos e comportamentos sabotadores

Ao longo do dia, muitas vezes a nossa mente pode nos colocar à prova da nossa autoconfiança. Isso porque os pensamentos sabotadores podem aparecer para destruir tudo o que estamos construindo. Faz parte.

Porém, é importante sabermos reconhecer esses pensamentos e comportamentos que atrapalham o nosso crescimento, para assim podermos evitá-los.

Por exemplo, se você quer se tornar uma mulher mais inteligente em determinada área do conhecimento, mas fica procrastinando os seus estudos, está mais do que na hora de mudar esse tipo de comportamento, não acha?

O mesmo vale para pensamentos de “eu não consigo”, “ainda tem tempo”, “mais tarde eu faço”, etc.

Como se tornar uma mulher autoconfiante. Mulher feliz sorrindo. Foto: Freepik

5- Cuide da sua imagem profissional e pessoal com muito carinho

Cuidar da sua imagem pessoal e profissional é uma forma de se tornar uma mulher autoconfiante.

A nossa imagem é muito importante, e por meio dela nós podemos comunicar muitas coisas sobre nós.

Portanto, cuide de você mesma. Preste atenção na forma como você se porta no seu trabalho, nas redes sociais, etc. Avalie os seus comportamentos, pois isso tudo poderá lhe ajudar na hora de se sentir mais confiante diante do que vê em frente ao espelho ou no seu currículo.

Esteja sempre aprimorando habilidades, cultivando boas relações e cuidando da sua saúde mental.

Leia também: Por que a pimenta caiena é boa para a saúde?

6- Como se tornar uma mulher autoconfiante: Pratique o autocuidado no seu dia a dia

O autocuidado anda lado a lado com o que mencionamos acima. Isso porque por meio desse ato de “cuidar de si” nós conseguimos nos sentir mais felizes conosco.

Aqui cabe qualquer tipo de autocuidado que você achar pertinente, como:

  • Cuidados com a aparência, cuidando da sua roupa, seu cabelo, pele, unhas, etc;
  • Cuidando do seu corpo, por meio de exercícios físicos, uma boa noite de sono, alimentação saudável;
  • Cuidando da sua saúde mental, afastando-se de situações tóxicas, ficando mais tempo offline, entre outras atividades.

Quanto mais cuidamos de nós mesmas, com muito carinho, mais conseguimos nos tornar uma mulher autoconfiante. Experimente e veja como isso é verdade. 🙂

Como se tornar uma mulher autoconfiante. Mulher feliz sorrindo. Foto: Freepik

7- Saiba se afastar de situações tóxicas

Muitas vezes a falta de autoconfiança está associada às amizades e situações tóxicas do cotidiano.

Se você convive com pessoas que lhe deixam pra baixo e que lhe apontam defeitos o tempo todo, talvez seja hora de encontrar outros sujeitos para compartilhar a sua vida.

E não importa se são pessoas da sua família. Lembre-se de que a sua saúde mental está acima de qualquer hierarquia familiar.

8- Como se tornar uma mulher autoconfiante: Aceite que ninguém é perfeito – e ainda bem que não

Sabe aquele ditado que diz “aceite que dói menos”? Então, é mais ou menos isso.

Claro que não queremos dizer que para se tornar uma mulher autoconfiante é preciso simplesmente aceitar um defeito e não fazer nada para melhorar. Mas sim, o que queremos mencionar aqui é que você aprenda a reconhecer que não existe perfeição. E ainda bem que não existe!

São nas nossas imperfeições que mostramos nossos lados diferentes e vamos formando uma sociedade mais justa e interessante. Por isso, antes de lamentar um defeito, trabalhe para melhorá-lo, sempre com a ideia de que tudo bem não ser perfeita.

Leia mais: Vitamina D: por que ela é fundamental para a saúde do seu filho e de toda a família?

9- Se desafie cada vez mais – de maneira gradativa

Busque novos desafios para a sua via, pois isso também pode lhe ajudar a se tornar uma mulher autoconfiante. Afinal, você estará diante de novas aprendizagens, colocando à prova a sua zona de conforto e partindo em busca de novos crescimentos.

Mas, lembre-se de fazer isso de maneira gradativa. Você não precisa mergulhar de cabeça em algo extremamente ruim, apenas para provar algo para si mesma.

Desafie-se, mas respeite os seus limites e dê um passo de cada vez.

Como se tornar uma mulher autoconfiante. Mulher feliz e confiante sorrindo. Foto: Freepik

10- Como se tornar uma mulher autoconfiante: Siga mulheres que inspiram confiança em você

Por fim, uma das melhores formas de como se tornar uma mulher autoconfiante é seguindo mulheres que inspirem você. Isso porque você verá que as mulheres são capazes de chegar aonde desejam, e isso pode gerar uma energia muito grande dentro de você.

Apenas considere seguir como inspiração, e não como alguém para copiar, ok? Inspirar faz bem, copiar anula quem somos!

Você pode buscar mulheres inspiradoras na rede social, dentro do seu círculo familiar, no trabalho, etc. Se você puder se aproximar dela e trocar ideias sobre os mais diversos assuntos, melhor ainda!

 

Esperamos que essas dicas de como se tornar uma mulher autoconfiante sejam úteis para você. Se tiver outras ideias, deixe um comentário aqui embaixo.

Fique agora com este conteúdo: 7 dicas de decoração que potencializa sua autoestima