Muitas pessoas questionam se mulher grávida pode tomar coca-cola, seja por conta da curiosidade ou até mesmo pelo desejo que a gestante pode ter durante a gravidez. Porém, a verdade é que a coca-cola não é recomendada para mulheres grávidas, e o melhor é que a gestante não tome sequer refrigerante.

Isso se deve ao fato de que os refrigerantes, especialmente os de cola, possuem uma grande quantidade de cafeína, e sabemos que o ideal é que uma gestante não consuma mais do que 200mg de cafeína todos os dias. Por isso, apesar de haver quem diga que mulher pode tomar coca-cola grávida, a verdade é que essa prática pode ser prejudicial para a saúde da mãe e do bebê.

Grávida pode tomar coca-cola

Mulher em dúvida se grávida pode tomar coca-cola. Foto: Freepik

No decorrer deste conteúdo vamos lhe apresentar mais detalhes sobre isso, a fim de tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

Publicidade

Para ler mais tarde: Alimentos na amamentação: o que evitar no cardápio

Mulher grávida pode tomar coca-cola?

Não. Não pode. Se alguém lhe disser que a gestante pode tomar coca-cola, reflita um pouco sobre essa afirmação. É bem possível que a pessoa esteja dizendo que a mulher grávida pode tomar coca-cola desde que seja, mais ou menos, um ou dois goles, eventualmente.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Isso porque o refrigerante de cola pode ter grandes concentrações de cafeína, e se a mulher combinar o consumo da coca-cola com café, chocolate e outros alimentos ricos em cafeína, ela poderá provocar efeitos colaterais na sua saúde e na saúde do seu filho.

Portanto, o recomendado por especialistas é que a mulher não consuma coca-cola durante a gestação, pois isso poderia causar uma série de problemas em decorrência do excesso de açúcar, cafeína e até mesmo por conta dos gases. 

Copo de refrigerante. Foto: Freepik

Grávida pode tomar coca-cola: Coca-cola faz mal na gravidez e pode desencadear alguns efeitos colaterais!

A coca-cola ingerida na gravidez pode causar uma série de efeitos colaterais no corpo da mulher e, consequentemente, no desenvolvimento do bebê. A seguir apontaremos alguns desses efeitos para que você entenda porque dizer que a mulher pode tomar coca-cola grávida é muito arriscado:

Publicidade

1- A mulher pode sentir um inchaço na região abdominal

Durante a gestação, é muito comum a mulher se sentir com um inchaço na região abdominal, logo depois de comer (um pouco além da conta) ou consumir alimentos que promovam o aparecimento de gases intestinais. O inchaço na gravidez também pode ser proveniente da retenção líquida, e em todos os casos provoca uma sensação desagradável.

Por isso, mulher grávida não pode tomar coca-cola, pois o refrigerante tende a piorar a sensação de inchaço, chegando ao ponto de provocar dores na mulher.

Mulheres tomando refrigerante. Foto: Freepik

2- O excesso de cafeína pode causar aborto espontâneo e bebês com baixo peso ao nascer

Já falamos, aqui no blog, sobre o consumo seguro de cafeína durante a gravidez, mas, há especialistas que apontam que é melhor a mulher evitar completamente o consumo dessa substância. Afinal, cada corpo é único e pode reagir de uma forma diferente, por isso o ideal é que a mulher sempre evite. Caso contrário, os riscos de aborto espontâneo, e bebê com baixo peso ao nascer, são muito maiores.

3- O excesso de açúcar pode fazer com que o bebê desenvolva um pâncreas mais vulnerável

Além de a cafeína ser um dos motivos pelos quais a mulher não pode tomar coca-cola grávida, o açúcar também é um grande vilão nessa história. Isso porque o excesso de açúcar pode fazer com que o bebê desenvolva um pâncreas muito mais vulnerável, deixando o bebê mais sensível e propenso a problemas que envolvam questões de insulina, por exemplo.

4- A diabetes gestacional também pode ser um problema decorrente do consumo de refrigerante

A diabetes gestacional é outro risco eminente e demonstra que a coca-cola faz mal na gravidez. Por isso, lembre-se de sempre consultar o seu médico antes de consumir qualquer tipo de substância ou alimento que possa “fugir” da sua dieta ou do que é interessante ou não para a saúde do bebê.

Publicidade

Grávida pode tomar coca-cola: Copo de refrigerante. Foto: Freepik

E agora que você já sabe a resposta para “grávida pode tomar coca-cola”, é hora de disseminar esse conhecimento para outras pessoas. Para isso, compartilhe esse conteúdo com as suas amigas e outras mulheres que você conheça, e, se possível, dissemine essa informação nas suas redes sociais. Basta copiar o link do navegador e enviar para os seus conhecidos.

Se todo mundo fizer a sua parte, disseminando conteúdos valiosos e que informem sobre a saúde, teremos pessoas mais felizes e saudáveis em todo o mundo. E, por fim, lembre-se: em caso de dúvidas, sempre converse com o seu médico, pois ele poderá lhe apresentar possibilidades mais condizentes com a sua saúde, propriamente dita.

Veja agora: Sua alimentação deixa seu filho mais inteligente – Confira!