Gestante, saiba que a sua alimentação deixa seu filho mais inteligente e, dessa forma, mais preparado para o futuro. Com a alimentação adequada é possível melhorar, e muito, a capacidade cognitiva da criança, fazendo com que ela tenha uma vida mais promissora e repleta de oportunidades.
Para isso, se você quer que o seu filho tenha um “empurrãozinho” no desenvolvimento do QI, é preciso consumir alimentos ricos em gorduras boas, como ômega 3, e alimentos com vitaminas do complexo B. Tudo isso permitirá mais inteligência e capacidade lógica no seu bebê.
No texto de hoje, trazemos mais detalhes sobre o tema. Acompanhe e entenda.
Para ler depois: Coordenação motora: Você sabe estimular a do seu bebê?

Você sabia que sua alimentação deixa seu filho mais inteligente?
A sua alimentação deixa seu filho mais inteligente a partir do momento em que levamos em consideração que a formação do cérebro da criança é feita a partir do que a mãe ingere durante a gestação. Isto é, existem nutrientes, vitaminas e minerais que garantem que a formação dos neurônios e da massa do cérebro aconteça de uma forma mais interessante e saudável.
Sendo assim, pesquisas indicam que consumir vitaminas do complexo B é muito importante para a formação do órgão cerebral, garantindo que o desenvolvimento siga o melhor caminho e evite problemas de má formação, por exemplo.
Além disso, é o ômega 3 quem agirá como um potente ingrediente na formação dos neurônios, permitindo que o bebê nasça com uma quantidade saudável e adequada para que as suas habilidades sejam desenvolvidas de uma maneira mais fluída e rápida.
Quais alimentos devem ser consumidos
Entendido quais são os nutrientes essenciais para manter a saúde cerebral do seu bebê, veja agora em quais alimentos você poderá cada um deles e inclua-os em sua diária e semanal:

Peixes cozidos adequadamente
Os peixes, especialmente o salmão, são ricos em ômega 3 e em ácidos graxos, que são indispensáveis para a formação do cérebro do bebê. Entretanto, é importante que você saiba prepará-lo adequadamente, evitando que haja a contaminação por parasitas que são encontrados em peixe cru. Por isso, você poderá grelhar o seu peixe de um modo que ele fique bem passado, e sem nenhum vestígio de parasitas.
Leia também: Ômega 3 na gravidez e amamentação: saiba por que ele é tão importante!
Folhas verdes como espinafre
O espinafre, além de ser um alimento saboroso e muito versátil, possui grandes quantidades de ferro e ácido fólico. Com isso, é capaz de desenvolver o cognitivo do bebê de forma efetiva.
Vale lembrar que o ferro também é importante para o desenvolvimento cerebral, considerando que ele auxilia na formação de glóbulos vermelhos, sendo que estes são responsáveis por levar oxigenação para o cérebro.
Assim, quanto mais oxigenação o cérebro receber durante a gestação, melhor será o seu desenvolvimento.

Ovos cozidos
Os ovos cozidos, além de saborosos, são super nutritivos e pobre em calorias, ou seja, não engordam. Além disso, a composição desse alimento contém o aminoácido colina, que é responsável pela saúde da nossa memória. Logo, se você quer um filho mais inteligente e com uma memória impecável, invista no consumo de ovos durante toda a sua gestação.
- Importante: É imprescindível que o ovo seja cozido ou frito, e nunca com a gema crua. Caso você consuma a gema nesse formato, poderá contaminar o seu organismo com o parasita salmonela, sendo que este pode ocasionar efeitos nocivos na saúde da mãe e do bebê.
Leia também: Alimentação da grávida vegana: dicas importantes para colocar em prática
Amêndoas
Além de ser um aperitivo saboroso e repleto de energia, as amêndoas podem ser consumidas durante a gestação para que a sua alimentação deixe seu filho mais inteligente. Isso porque as amêndoas contém grandes quantidades de gorduras boas, que são responsáveis pela estruturação do órgão cerebral.

Para você ter uma ideia, o nosso cérebro é formado por 60% de gordura, o que nos dá a entender que o consumo desse tipo de alimento é indispensável para a formação dos tecidos estruturais desse órgão tão importante.
Sua alimentação deixa seu filho mais inteligente – Leites e queijos
Os leites e os queijos também são alimentos ricos em proteínas e vitaminas importantes para a saúde da mãe e do bebê. Além disso, impacta diretamente no cognitivo da criança, pois o leite de vaca é fonte de vitamina D, sendo que esta vitamina é indispensável para a formação cerebral.
Sua alimentação deixa seu filho mais inteligente – Frutas cítricas ricas em vitamina C
As frutas cítricas são ricas em vitamina C, e isso não é nenhuma novidade. Sua função primordial é elevar as defesas do organismo, impedindo que a futura mamãe desenvolva alguns tipos de infecções e doenças. Além disso, é a vitamina C que permite que o organismo absorva o ferro com mais facilidade, melhorando assim a saúde sanguínea do bebê e, consequentemente, levando mais oxigênio para o cérebro do feto.

Dentre as opções mais consumidas, faça suco de laranja ou limão, e invista em tangerina como sobremesa para diversas refeições no dia-a-dia.
Veja também: Os minerais e vitaminas, aliados da sua gravidez
Sua alimentação deixa seu filho mais inteligente: Outras práticas que aumentam o QI do bebê
Que a sua alimentação deixa seu filho mais inteligente, isso a gente já sabe. Mas você sabia que existem outras práticas que impactam diretamente na cognição do pequeno? Veja quais são:
- Dormir adequadamente: A futura mamãe precisa de noites de sono bem dormidas para conseguir garantir o desenvolvimento saudável do bebê. É quando dormimos que o corpo restaura possível déficits e garante que todas as funções sejam desempenhadas adequadamente. Por isso, a futura mamãe precisa saber descansar bem para garantir a saúde do feto.

- Praticar atividades físicas: Quando nos exercitamos, o nosso corpo libera o hormônio do estresse, chamado de cortisol. Esse cortisol também está relacionado com a formação cerebral do bebê, fazendo com que a prática de atividades físicas seja indispensável para o futuro intelectual da criança.
- Hábitos saudáveis: Lembre-se de que fumar e beber prejudica a saúde do bebê de uma forma muito agressiva, podendo impactar até mesmo em sua cognição. Por isso, evite esse tipo de consumo antes e durante a gestação, assim como no período de amamentação.
Gostou das nossas dicas? Então é hora de investir em uma alimentação saudável e assim garantir um futuro melhor para o seu filho!
Leia agora: 5 dicas de alimentação para mães vegetarianas (não precisa comer carne!)