A menstruação atrasa, os sintomas da gravidez aparecem, o teste de farmácia dá positivo, o de sangue também e a gestação é confirmada. Os meses vão se passando, as mudanças no corpo aparecendo… Mas, de repente, uma bomba: a perda do bebê! Então você se pergunta: o que pode causar o aborto espontâneo? Por que isso aconteceu comigo?

O aborto espontâneo acontece quando a gravidez é interrompida naturalmente, por algum motivo, até o quinto mês de gestação. O feto pode pesar, no máximo, 500 g – se ele tiver mais do que isso e vier a óbito, é considerado morte fetal. Assim, o aborto espontâneo se divide em dois tipos: precoce, que é quando ocorre até a 12ª semana de gestação, e tardio, quando acontece depois disso.

o que pode levar ao aborto espontâneo

Imagem: 123RF

A ocorrência mais comum é de aborto espontâneo precoce. Inclusive, é muito comum mulheres abortarem espontaneamente sem nem ao menos saberem que estavam grávidas. Mas, afinal, por que isso acontece? Você entende melhor as causas que podem levar à interrupção da gestação ainda no início a seguir.

Publicidade

O que pode causar o aborto espontâneo?

Entre as principais causas de aborto espontâneo estão os problemas genéticos. Malformações e anomalias fetais podem levar a essa ocorrência, que é mais comum entre gestantes com mais de 35 anos. Além disso, problemas no útero e certos hábitos, como tabagismo, uso de drogas, consumo excessivo de álcool e exposição à radiação e metais pesados podem levar à perda precoce do bebê.

Já entre as doenças associadas ao aborto espontâneo está o diabetes. A enfermidade pode levar a malformação do feto, podendo resultar na morte da criança. Doenças autoimunes são outras possíveis causas, pois podem fazer com que a mulher produza anticorpos contra a própria gravidez. Problemas na tireoide e na produção de progesterona também estão relacionadas à ocorrência de aborto espontâneo, pois comprometem a produção de hormônios importantes na gravidez e no funcionamento do organismo.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Há, ainda, estudos que apontam que espermatozoides de homens com mais de 55 anos estão relacionados ao abortamento.

Sintomas do aborto espontâneo

Sangramento e cólica são os principais. Apesar de ser comum mulheres relatarem ter sangramento na gravidez, se você notá-lo em grande volume, vermelho vivo ou escuro, busque atendimento médico. Mais um motivo para desconfiar é quando os sintomas da gravidez que você costumava sentir cessam, até mesmo o crescimento da barriga.

Vale saber que quando a mulher sofre um aborto espontâneo, isso é considerado comum pela medicina. O que exige atenção é quando ela tem mais de dois seguidos. Nesses casos, é necessário avaliação – primeiramente com o ginecologista – para identificação da causa.

Possíveis formas de prevenção

Caso a mulher seja diabética, tenha problemas na tireoide, com a produção de progesterona ou alguma doença autoimune, é importante que ela esteja tratando a condição antes de engravidar, para aumentar as chances de uma gestação de sucesso.

Publicidade

E, assim que a gravidez for descoberta, é necessário dar início ao pré-natal e fazer todos os exames recomendados pelos profissionais de saúde, para avaliar o desenvolvimento do bebê, assim como testes que podem detectar malformações.

Veja também: Quando é possível engravidar novamente depois de uma perda?

Assista: Sintomas de gravidez no primeiro mês