Quando descobrimos a gravidez, logo vem a ansiedade e todos os preparativos para a chegada da criança. Damos início aos exames de pré-natal, ao enxoval, à escolha do nome do bebê… Porém, ainda nessa fase gostosa podemos ser surpreendidas: como receber a notícia da perda do nosso filho. Esse momento que surpreende (muitas vezes negativamente) os pais é bastante delicado, pois todos os planos para aquele bebê, de repente, deixam de existir… E daí é comum surgir uma dúvida: quando será que eu posso engravidar novamente?

Se você chegou a esse post e está passando por este momento difícil, não se preocupe. Algumas precauções são necessárias, sim, para tentar ter um filho novamente, assim como um período adequado de resguardo. Porém, vale saber que essa espera varia de acordo com o caso – e vai que já chegou a hora de você tentar mais uma vez? Confira a seguir:

engravidar novamente

Imagem: 123RF

Quando engravidar novamente em caso de aborto simples

Ainda no primeiro trimestre de gravidez é possível ocorrer a perda do bebê por um aborto espontâneo simples, caracterizado especialmente por sangramento. As causas desse tipo de aborto variam, podendo ser consequência de anormalidades cromossômicas do feto (que impedem o desenvolvimento da gestação) ou de quadros como gravidez ectópica ou molar.

Publicidade

Aqui é comum que com menos de 12 semanas a mulher receba a notícia de que a gestação não seguirá adiante. Mas, apesar do susto, uma boa notícia: geralmente os médicos indicam aguardar o retorno da menstruação para tentar engravidar novamente. Só vale lembrar que, como o aborto desencadeia sangramento, é preciso esperar a menstruação que chega depois dele (normalmente entre quatro a seis semanas) para, então, apostar em uma nova tentativa.

Porém, esse prazo pode variar. É comum também a recomendação da espera pela conclusão de um ciclo menstrual completo. Portanto, é fundamental que você converse com o seu médico para que ele faça a indicação adequada para o seu caso.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Em caso de aborto no segundo trimestre

Quando o aborto acontece no segundo trimestre da gravidez, geralmente é preciso esperar mais tempo para engravidar novamente. Como a gestação nessa fase está mais avançada, é muito importante, também, que a mulher investigue a causa do aborto com o médico, que irá avaliar quando ela estará pronta para tentar engravidar de novo.

Nesse período, pode ser que o aborto seja desencadeado por alguma infecção, como por toxoplasmose congênita – e, daí, é preciso estar devidamente curada antes das novas tentativas.

Em caso de curetagem

É importante saber que, independentemente de quando ocorrer o aborto, se a mulher precisou fazer curetagem a recomendação é que ela espere pelo menos seis meses para engravidar novamente. A pausa é necessária para a mulher se recuperar do procedimento, que consiste na raspagem do endométrio (camada interna do útero), para que a mucosa volte a crescer e o próximo embrião consiga ser implantado.

Em caso de gravidez molar, se for recomendada quimioterapia, é preciso esperar um ano para engravidar novamente.

Publicidade

Por que é preciso esperar?

Esse período de resguardo é importante para que o organismo se recupere. Afinal, a gestação, mesmo interrompida, desencadeia uma série de transformações no corpo, assim como a perda do bebê. Por isso, esse tempo é fundamental para preservar a sua saúde e a saúde do seu filho que virá futuramente.

Outro aspecto que deve ser levado (e muito) em consideração é o fator emocional. Logo após a perda de uma criança é preciso que os pais vivam o luto para, então, pensar se já estão preparados para encarar uma nova gravidez. Dêem tempo ao tempo e não se preocupem: depois de uma recuperação adequada, física e emocionalmente, aí, sim, vocês estarão prontos para receber o filhote com todo o amor!