Inchaço na gravidez é um problema muito comum entre as futuras mamães. Certamente, se você nunca passou por isso, provavelmente já conheceu alguma mulher que teve inchaço nesse período.

Apesar de ser recorrente entre as grávidas, esse probleminha deve ser observado caso veja acompanhado por outros sintomas, como: dores, vermelhidão e até mesmo febre.

A verdade é que o inchaço na gravidez pode ser um incômodo para a mulher, mas saiba que é possível driblar esse problema durante a fase.

O inchaço é também conhecido como “edema” e costuma ser mais comum em algumas partes do corpo do que outras.

Publicidade

O que acontece é que, durante a gravidez, há um aumento de aproximadamente 50% dos fluídos corporais e sangue. Isso ocorre para suprir as necessidades de desenvolvimento do bebê.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre inchaço na gravidez, fizemos um artigo com as principais causas e tratamentos. Leia abaixo!

Inchaço na gravidez

Mulher grávida segura sua barriga com as mãos. Ela usa vestido branco. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Inchaço na gravidez: O que é? 

O inchaço na gravidez nada mais é do que os acúmulos nos vasos e também fora deles, uma vez que a velocidade do sistema linfático diminui durante a gestação.

Dessa maneira, os líquidos acabam se acumulando e causam o inchaço. Porém, os líquidos possuem um papel muito importante nesse período, pois ajudam a preparar as articulações da região da pelve para que o bebê possa passar e nascer no momento do parto.

Inchaço na gravidez: Por que ocorre?

Há dois fatores que juntos favorecem o inchaço na gravidez: a retenção de líquido e o crescimento do útero.

O inchaço é mais frequente no final da gestação. Portanto, é incomum no começo da gravidez.

Publicidade

Ele ocorre porque o aumento de volume do útero para acomodar o bebê em desenvolvimento comprime os órgãos da cavidade abdominal e também os vasos sanguíneos da região pélvica.

Com isso, o sangue das pernas encontra maior resistência para retornar ao coração, que vai bombear o sangue novamente para o resto do corpo.

Com a maior pressão para a passagem de sangue pelos vasos, o excesso de líquido presente no sangue extravasa através das paredes das veias, causando os inchaços.

Normalmente, os inchaços pioram ao longo do dia, mas de noite melhoram. Isso porque, de madrugada, quando a mulher deita na horizontal, o retorno do sangue ao coração ocorre mais facilmente.

Sendo assim, os pés e pernas amanhecem desinchados, uma vez que passar a noite toda deitada facilita o retorno venoso, que luta contra a força da gravidade e as compressões causadas pela posição vertical.

Com uma maior movimentação ao longo do dia, maior tempo na posição vertical e com uma grande pressão sobre os vasos sanguíneos, os inchaços e os desconfortos vão aumentando.

Publicidade
Inchaço na gravidez

Close de mulher grávida segurando sua barriga. Fundo de um campo ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Veja as causas do inchaço na gravidez

O inchaço na gravidez também está ligado aos hormônios, já que a mulher tem uma flacidez no sistema venoso por ação dos hormônios da gravidez.

As veias tem receptores para eles, então elas ficam com as paredes um pouco mais flácidas, o que pode causar um edema venoso. 

Além disso, pode ser que a causa do inchaço seja devido ao aumento no tamanho do útero, que pode ser até de 20 vezes.

O órgão comprime a veia cava, desacelerando a circulação. Outro vilão do acúmulo de líquidos é a progesterona, representando até ¼ do peso de uma grávida.

A causa mais comum do inchaço na gravidez é a retenção de líquidos, mas há outras condições que também pode causar edemas, podendo indicar algum problema de saúde que requer uma atenção médica.

Veja as principais a seguir: 

1) Retenção de líquidos

Até o final da gravidez, há uma elevação do volume sanguíneo total em cerca de 40 a 50% em decorrência tanto do aumento do volume plasmático, quanto da massa total de eritrócitos e leucócitos na circulação para atender às necessidades do organismo da mamãe e do bebê.

Com o aumento do volume plasmático, ocorre a retenção de líquidos quando o sangue encontra dificuldades para circular, extravasando dos vasos sanguíneos e passando a ocupar os espaços entre as células, transformando-se no que conhecemos como edema ou inchaço, principalmente nas extremidades do corpo (pés, pernas e mãos).

2) Calor excessivo

Infelizmente, as grávidas que chegam ao fim da gravidez no verão sofrerão mais com os inchaços do que aquelas que chegam durante o inverno ou outono, quando as temperaturas são mais amenas.

Isso ocorre porque as altas temperaturas fazem os vasos sanguíneos se dilatarem mais para ajudar a resfriar o corpo e manter sua temperatura ideal.

Essa dilatação torna a circulação mais lenta, tendo um acúmulo maior de sangue nas veias, favorecendo o escape de líquidos do sangue para os tecidos adjacentes aos vasos sanguíneos – o que provoca os edemas.

3) Trombose

O inchaço repentino pode indicar trombose caso venha acompanhado de outros sintomas, principlamente dor, sensação de calor e vermelhidão na pele.

Esses sinais podem ser indícios de trombose, que é a formação de um coágulo dentro de uma veia ou artéria dificultando a circulação.

O grande risco da trombose na gravidez é que ela pode causar um comprometimento da placenta, podendo afetar a nutrição e oxigenação do bebê.

Ou ainda provocar uma embolia pulmonar, caso o coágulo se desprenda e alcance os pulmões da mamãe. 

A trombose pode ser causada por fatores genéticos, aumento excessivo de peso, presença de varizes, uso de hormônios, cirurgias e outros.

Por isso, é importante tomar cuidado com essa doença, principalmente as gestantes que tenham casos da doença na família, que tiveram trombose antes da gestação, ou que se encaixem em alguns dos fatores citados acima. 

A trombose é mais comum durante os primeiros 40 dias após o parto (conhecido como puerpério) do que durante a gravidez, por causa das drásticas mudanças hormonais que ocorrem no organismo materno.

Inchaço na gravidez

Close de uma mulher grávida. Ela segura um ursinho de pelúcia na frente de sua barriga. Crédito da foto: Freepik

Causas do inchaço na gravidez

4) Diabetes gestacional

O inchaço nos pés e nas pernas também pode ser um sinal de diabetes gestacional. Esse tipo de diabetes causa, além dos inchaços, outros sintomas como: excesso de fome e sede, vontade frequente de fazer xixi, cansaço extremo, visão turva e ganho excessivo de peso.

Por isso, é importante que toda gestante faça, pelo menos, três exames de glicose ao longo da gestação.

Esses exames são fundamentais para verificar os níveis de açúcar no sangue da mãe e, caso dê positivo, iniciar o tratamento o quanto antes. 

As consultas de pré-natal também são muito importantes para que o obstetra acompanhe o inchaço de perto e possa solicitar os exames complementares necessários.

O diabetes gestacional geralmente desaparece após o nascimento do bebê, mas é preciso seguir o tratamento corretamente ainda durante a gestação, já que é possível desenvolver o diabetes tipo 2 após o parto – ou ainda ter um novo episódio de diabetes gestacional em uma próxima gravidez

5) Pré-eclâmpsia

Quando o inchaço é abrupto e acentuado, acometendo principalmente o rosto e as mãos, é um sinal de alerta para a pré-eclâmpsia.

Mas o que é isso? É uma condição potencialmente grave, caracterizada pelo aumento excessivo da pressão arterial que pode levar à eclampsia e colocar em risco a vida da mamãe e do bebê.

Por isso, caso sinta qualquer inchaço repentino, deve informar imediatamente ao seu obstetra para que ele avalie a sua saúde e do bebê, indicando a melhor conduta para evitar complicações.

Outros sintomas da pré-eclâmpsia são: dor de cabeça, visão turva e com pontos de luz, bem como perda de proteína na urina (diagnosticada em exames).

O problema pode aparecer já na 20ª semana da gestação e precisa ser acompanhado de perto para prevenir o parto prematuro.

6) Celulite

Essa celulite não tem nenhuma relação com a celulite estética, causada pelo acúmulo de gordura em uma parte específica do corpo e que deixa a pele com aspecto de casca de laranja. 

Esta celulite é caracterizada pela infecção da pele por bactérias causadoras de edema, bem como vermelhidão, aumento da sensibilidade local, formigamento e febre em casos mais graves.

As pernas são as mais acometidas, mas pode aparecer em outras partes do corpo também.

Inchaço na gravidez

Mulher grávida está segurando sua barriga, posicionada de lado e sorrindo para a câmera. Fundo azul. Crédito da foto: Freepik

Quando o inchaço na gravidez pode ser considerado grave?

O inchaço na gravidez é considerado grave quando indica que há outro problema de saúde que pode afetar a gestante e/ou o bebê.

Ele é perigoso apenas quando ocorre repentinamente e é generalizado, podendo indicar doenças hepáticas, renais ou cardíacas.

Veja alguns sinais de alerta para você ficar atenta, falar com o seu médico ou ir para o pronto atendimento assim que notar que o inchaço é diferente do esperado. 

1) Inchaço repentino

No caso de inchaço repentino – que aconteceu de uma hora para a outra, de forma intensa, especialmente, nas mãos, rosto e pés -, fale com seu obstetra ou vá a um pronto-atendimento para aferir sua pressão arterial. Se necessário, faça mais exames.

O inchaço repentino é um dos sintomas de pré-eclâmpsia e precisa ser investigado e tratado o quanto antes, então não ignore este sintoma. 

2) Inchaço em apenas um dos membros

O inchaço fisiológico ocorre de maneira uniforme nas pernas, pés e mãos incham juntos e na mesma intensidade.

Portanto, se você tiver inchaço em apenas um dos membros, fale com seu médico. Esse pode ser um sinal de algum problema circulatório que pode indicar a necessidade de um acompanhamento mais próximo ou intervenção médica.

3) Pele avermelhada ou sensível

Inchaço com pele avermelhada ou sensível pode ser sinal de trombose, o que necessita de exames de coagulação e de imagem para avaliar a extensão do problema e intervenção imediata.

4) Dificuldades respiratórias

A dificuldade respiratória é um sintoma comum no final da gravidez, pois o útero pressiona os órgãos da cavidade abdominal e empurra-os para cima.

Isso reduz o espaço para os pulmões se expandirem durante a respiração, causando sensação de falta de ar.

Contudo, se você estiver inchada e sentir repentinamente uma grande dificuldade respiratória, é hora de procurar ajuda médica, pois pode estar sofrendo uma embolia pulmonar, uma complicação grave da trombose.

Inchaço na gravidez

Mulher grávida segura flores rosas com uma mão, e com a outra toca em sua barriga. Ela está posicionada de lado, olhando e sorrindo para a câmera. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Inchaço na gravidez: Como lidar com esse problema? 

Nem sempre é possível prevenir os inchaços da gravidez, já que eles são uma resposta fisiológica às mudanças hormonais dessa condição – portanto, são considerados normais devido à sobrecarga no organismo.

Ainda assim, existem algumas medidas simples para ajudar a prevenir esse problema. Veja algumas dicas que podem te ajudar a ter uma gestação ainda mais tranquila e confortável: 

1) Tenha uma alimentação balanceada

Ter uma alimentação balanceada é uma grande aliada para combater o inchaço na gravidez.

É recomendado diminuir o consumo de sal, refrigerantes, shoyu e embutidos. Álcool e cigarro são mega proibidos! Consuma alimentos naturais e frescos, como frutas e legumes.

E prefira alimentos ricos em potássio, pois eles são diuréticos e aumentam a excreção renal de sódio sendo um excelente aliado contra a retenção de líquidos.

2) Beba muita água

Além de ajudar a mantê-la hidratada, a ingestão de água facilita a circulação sanguínea e estimula o funcionamento do sistema diurético, ajudando na retenção de líquidos e, consequentemente, nos inchaços.

Você também pode investir em sucos de frutas diuréticas, como maçã, melancia, maracujá, limão, laranja, morango e kiwi.

O ideal é fazer os sucos sem ou com pouco açúcar, para prevenir o diabetes gestacional.

Inchaço na gravidez

Mulher grávida está em um parque, ao ar livre, bebendo uma garrafa de água. Crédito da foto: Freepik

3) Evite ganhar muito peso

Sabe aquela frase que você está comendo por dois? Esqueça! É normal sentir mais fome ou desejos, porém siga a dica anterior e prefira uma alimentação balanceada e saudável.

Isto é, com as calorias necessárias para que você ganhe o peso esperado durante a gestação (de 9 a 12 quilos, em média).

Você pode consultar uma nutricionista para te ajudar a fazer uma dieta que vá fornecer tudo o que você e seu bebê precisam para uma gravidez plena e com todos os nutrientes necessários.

Evitar o ganho excessivo de peso contribui não só para a prevenção dos inchaços, como lhe dará mais disposição para seguir até o fim da gravidez com menos desconfortos e problemas, além de facilitar a perda de peso no pós-parto.

Para isso, você pode fazer alguns exercícios, que vamos ver a seguir!

4) Faça exercícios (leves!) para aliviar o inchaço na gravidez

Se não houver restrição médica, a prática de exercícios leves – como caminhadas, ioga e pilates -, é muito benéfica para reduzir o inchaço nas pernas.

Além disso, existem outros benefícios, como: controlar o ganho de peso e aumentar a sensação de bem-estar, já que – principalmente no final da gravidez -, a ansiedade pelo nascimento do bebê e a expectativa pelo parto só crescem.

Portanto, desde que seja acordado com o médico obstetra, é possível realizar exercícios físicos.

Outras opções são as atividades aquáticas, como hidroginástica e natação, que ajudam muito a melhorar o inchaço. 

Esses exercícios são ótimos, porque a água aplica uma pressão que massageia os gânglios linfáticos, fazendo uma drenagem linfática natural e que diminui os líquidos retidos.

Além disso, também é possível realizar essas duas atividades simples em casa:

  • Em pé, suba e desça na ponta dos pés;
  • Massageie as solas dos pés com bolinhas de tênis, pois elas ajudam a melhorar a circulação e o inchaço nos membros inferiores. 
Inchaço na gravidez

Mulher grávida está sentada no chão de sua sala, fazendo alongamentos. Crédito da foto: Freepik

5) Não fique muito tempo em pé

Evite ficar longos períodos em pé para evitar a sobrecarga de peso nas veias e artérias da região pélvica, o que piora os inchaços.

Caso você passe longos períodos em pé no seu trabalho, faça pausas regulares para descansar um pouco.

Faça também pequenas caminhadas para ativar a circulação e prevenir os inchaços.

6) Não permaneça muito tempo sentada

Do mesmo jeito que ficar muito tempo em pé não é legal, o oposto também não! Passar longos períodos sentada também não ajuda com os inchaços, o ideal é manter um equilíbrio.

Bem como as caminhadas citadas acima, faça pausas de cinco minutos a cada hora para mexer os pés e tornozelos em movimentos circulares. 

Outra recomendação importante é evitar cruzar as pernas enquanto estiver sentada. O peso de uma perna sobre a outra dificulta ainda mais a circulação, agravando a retenção de líquidos, causando câimbras e formigamentos.

7) Use meias de compressão

As meias de compressão são boas alternativas para reduzir a sensação de pernas cansadas e pesadas.

Além disso, elas ajudam a diminuir a incidência de varizes e melhorar a circulação sanguínea.

O ideal é que você use as meias elásticas com orientação médica, pois há medidas de compressão diferentes e o médico poderá indicar a melhor para o seu caso.

Um problema das meias de compressão é que elas são muito quentes, o que pode dificultar seu uso durante o verão, quando os inchaços pioram.

Por isso, avalie a relação custo-benefício do seu uso e identifique o que lhe deixa mais confortável.

8) Mergulhe os pés alternadamente em água fria e água quente

Outra ótima forma de reduzir os pés inchados na gravidez é mergulhá-los de forma alternada em uma bacia com água quente e outra de água fria.

Esse processo ajuda a ativar a circulação, facilitando o retorno dos líquidos retidos para o sangue e a eliminação do excesso de líquido pela urina.

Após fazer esse processo, coloque as pernas para cima, para relaxar e facilitar a circulação.

Esse também é um ótimo momento para ganhar um carinho e uma massagem nos pés do companheiro, de algum familiar ou amigo que desejar atender aos desejos da grávida.

9) Faça compressas de água fria

Outra boa forma de reduzir o inchaço na gravidez é usar um pano limpo para fazer compressas de água fria em pontos específicos, como tornozelos ou nas mãos.

Elas também podem ser mergulhadas em água gelada, pois ela ajuda a contrair os vasos sanguíneos, evitando sua dilatação excessiva e a retenção de líquidos nos tecidos.

Mulher grávida sorri e olha em direção de sua barriga, segurando ela com suas mãos. Crédito da foto: Freepik

10) Eleve as mãos acima do coração

As mãos inchadas podem ficar doloridas e até formigarem, devido à dificuldade de circulação.

Para amenizar o problema, eleve as mãos acima do coração, para ajudar no retorno sanguíneo e reduzir o inchaço.

11) Descanse com os pés elevados

Ficar de barriga para cima, em especial, na reta final da gravidez, é bastante difícil, o que pode dificultar para dormir ou descansar com os pés elevados se você estiver deitada.

Se for muito desconfortável ficar nessa posição, apoie as costas, sente de forma ereta e eleve as pernas com a ajuda de travesseiros.

Isso ajuda a melhorar a circulação e a reduzir os inchaços, principalmente no fim do dia.

Para dormir, prefira deitar sobre o lado esquerdo do corpo e coloque um travesseiro entre as pernas.

Isso ajuda a manter sua coluna ereta, previne a dor na lombar e facilita a circulação, ajudando a desinchar os pés e pernas.

12) Evite roupas e calçados apertados

À medida que a barriga cresce, as roupas vão ficando pequenas. Isso é um fato!

Porém é muito importante que você invista em algumas peças típicas de grávida que lhe garantam maior conforto, já que peças apertadas dificultam a circulação.

Por isso, evite roupas e calçados apertados e prefira peças mais larguinhas, porque além de serem mais confortáveis, contribuem para prevenir os inchaços.

Evite também sapatos de salto alto. Dê preferência para tênis, sandálias e sapatilhas confortáveis.

Muitas vezes, é preciso aderir a um número maior ou modelos mais abertos. Já os saltos devem ter 3 cm no máximo.

As rasteirinhas também devem ser evitadas, pois mantêm o pé plano, o que não favorece a circulação e sobrecarrega a coluna, podendo causar dores lombares.

13) Faça drenagem linfática

Por fim, a drenagem linfática manual pode ser uma boa aliada para liberar os líquidos retidos e reduzir o inchaço das pernas e pés.

Porém, o procedimento deve ser liberado pelo seu obstetra para que não traga riscos para a sua saúde, já que é contraindicado em pessoas com hipertensão descompensada, problema vascular ou algum tipo de infecção.

Homem faz massagem em grávida, que está deitada de lado sob um colchonete no chão. Crédito da foto: Freepik

Como fazer drenagem para reduzir o inchaço na gravidez?

A drenagem clássica é recomendada durante a gravidez, porém é importante tomar alguns cuidados.

Ela não pode ser realizada na parte de baixo do ventre, pois ainda não houve a contração do útero.

Já nos membros inferiores e superiores, o exercício pode ser feito normalmente. E na parte da lombar, é bom dar uma caprichada, afinal toda grávida merece! 

O inchaço na gravidez pode voltar no pós-parto?

Sim, principalmente se o parto for cesárea. Isso porque o edema aumenta a perfusão dos vasos sanguíneos, dando condições de uma melhor cicatrização.

Porém, é possível fazer com que ele desapareça. Para isso, é recomendado que a mamãe continue fazendo todas as medidas citadas acima. 

Por que as pernas e os pés incham no pós-parto?

É normal que as pernas e os pés da mamãe continuem inchados de sete a dez dias após o parto.

Isso acontece por causa do extravasamento de líquidos dos vasos sanguíneos para os tecidos, já que ocorre a secreção de hormônios antidiuréticos com o objetivo de reter líquido para a produção do leite.

Ele diminui gradativamente com os hormônios voltando aos níveis basais, portanto os inchaços desaparecem poucos dias após o parto.

Contudo, é preciso ficar atenta também a outros sinais do pós-parto, como inchaço excessivo e dores de cabeça. 

Isso pode ser sinal de hipertensão ou outra intercorrência, devido ao parto. Nesses casos, é preciso falar com o médico ou voltar à maternidade para verificar se está tudo bem.

Mamãe segura seu bebê recém-nascido e toca seu nariz. Crédito da foto: Freepik

Por fim, lembre-se sempre de que o pré-natal é a melhor maneira de acompanhar essas mudanças da gravidez sem sustos, garantindo mais saúde para você e seu bebê.

Gostou do nosso artigo sobre inchaço na gravidez? Seguindo nossas dicas, você pode reduzir bastante a sua incidência, tendo mais qualidade de vida enquanto se prepara para receber seu pequeno.

Leia também: