Os sinais de que o parto está próximo são bem evidentes em grande parte das mulheres, porém, em alguns casos é preciso um pouquinho mais de atenção, já que eles podem aparecer de maneira mais sutil.

Sendo assim, conhecer a fundo cada um dos sinais que co corpo dá antes do parto é uma forma de se preparar com tranquilidade e serenidade para esse momento, especialmente se você for fazer um parto normal.

Ficou curiosa para conhecer os sinais e sintomas do trabalho de parto? Então acompanhe esse conteúdo até o fim e saiba tudo sobre o tema!

Publicidade

Veja também: Como é a dor na mama na gravidez? Entenda aqui

Sinais de que o parto está próximo

Grávida com desconforto na lombar. Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Quais os sinais de que o parto está próximo?

Os sinais que o corpo dá antes do parto podem ser observados a partir de alguns fatores: contrações, secreções vaginais, movimentos fetais e até mesmo através do formato da barriga da mulher. Com isso em mente, se você já está caminhando para o fim da sua gestação, observe esses quatro pontos. Mas para que você tenha mais detalhes e consiga observar com mais clareza, continue lendo o nosso conteúdo.

A queda do ventre é um dos sinais de que o parto está próximo

Você já ouviu falar no termo “queda do ventre”? Esse termo está associado com a posição do bebê dentro do útero da mãe. Ao se aproximar do trabalho de parto, o bebê tende a se posicionar de cabeça para baixo, a fim de facilitar a sua saída no momento do parto normal.

Nesse caso, a mãe pode perceber que a barriga perde um pouco de volume, além de que algumas mulheres podem sentir um alívio para respirar profundamente e uma melhora significativa na digestão. Ao mesmo tempo, algumas gestantes relatam que sentem uma pressão no pé da barriga, o que também é normal.

Sinais de que o parto está próximo

Gestante com as mãos na barriga. Foto: Freepik

Publicidade

Diminuição da quantidade de movimentos fetais

Os movimentos fetais também tendem a ficar mais reduzidos próximo ao parto. Por isso, se você tem percebido que o bebê está mais quietinho, não se preocupe! Este pode ser um sinal claro de que o parto está próximo e você já pode ir se preparando psicologicamente para tal.

Entretanto, se a mudança na quantidade de movimentos for abrupta e muito tempo antes das semanas finais de gestação, desconfie e entre em contato com o seu médico, ok? Do mesmo modo, se os movimentos cessarem completamente por mais de 12 horas seguidas, é preciso comunicar o médico imediatamente.

Veja também: Contrações na gravidez: Saiba 5 coisas que acontecem

A eliminação do tampão mucoso é um dos sinais do parto

Um dos sinais de que o parto está próximo é a eliminação do conhecido tampão mucoso. Esse tampão tem a função de proteger o feto do ambiente externo, a fim de impedir que bactérias e microorganismos cheguem até o seu bebê. Sendo assim, quando a hora de nascer se aproxima, o tampão mucoso é eliminado e pode aparecer como uma espécie de secreção branca que, em alguns casos, pode ter resquícios de sangue.

Gestante tendo contrações. Foto: Freepik

Contrações ritmadas e regulares

Sem dúvidas, as contrações são um dos sinais de que o parto está próximo que todo mundo conhece e já ouviu falar. Elas tendem a ser bastante comuns na reta final da gestação, e vão aumentando a intensidade e a frequência à medida em que o parto se aproxima.

Publicidade

A dor tende a iniciar na lombar, irradiando para a barriga. No começo, as contrações sequer são doloridas, depois, passam a ser semelhantes à cólica menstrual e por fim vão aumentando a intensidade e a regularidade. Sendo assim, se você notou que em 30 minutos você teve 3 contrações ritmadas (com intervalos de 10 minutos), significa que você iniciou o trabalho de parto.

O fazer diante dos sinais do parto? Como agir?

Ao se deparar com os sinais e sintomas do trabalho de parto, não se desespere. Tente manter a tranquilidade diante da situação e leve em consideração quais são os sintomas que estão aparecendo. Analise a frequência das contrações, a intensidade da dor, o período da sua gestação, e assim por diante.

Você não precisa ir para o hospital logo de cara. Tente manter a calma e observe o seu corpo, as dores, as sensações. Os sinais da hora do parto começam de maneira sutil e vão aumentando gradativamente, e você deve ter em mente que ir ao hospital já no primeiro sinal fará com que você fique incontáveis horas na cama da clínica, o que pode ser desconfortável e nada agradável.

Gestante olhando as fotos do ultrassom. Foto: Freepik

Portanto, procure ir até o hospital quando você perceber que as contrações estão bem ritmadas e que a dor está ficando cada vez mais intensa. Além disso, observe o intervalo entre as contrações, o ideal é que você vá quando eles já estiverem acontecendo de 5 em 5 minutos. Assim você diminui o tempo no leito do hospital e torna esse momento menos desconfortável e dolorido.

Não se assuste com os sinais de que o parto está próximo. Lembre-se de que em algumas horas você poderá ter o seu filho em seus braços. E assim, você perceberá que tudo valeu a pena. 😉

Leia agora: É possível passar pelas contrações de forma tranquila?