Quando eu estava grávida de minha filha Catarina, comecei a me informar sobre os detalhes dos cuidados diários com o bebê. Uma das orientações que mudou da época de nossas mães para os dias de hoje é o que consideramos a melhor posição para o bebê dormir. Há alguns anos, a maioria das mães colocava seu bebê para dormir de lado ou de bruços. Entretanto, hoje está mais do que provado que a melhor posição para o bebê dormir não é essa, e sim com a barriguinha para cima. Apenas com essa ação foi diminui o risco de seu filho ser acometido pela Síndrome da Morte Súbita, uma das principais causas de morte no primeiro ano de vida do bebê.
Mesmo que você fique com medo do bebê regurgitar leite enquanto dorme, acredite: colocar o bebê para dormir com a barriguinha para cima é a melhor opção. De bruços, só com o bebê acordado e um adulto supervisionando, por períodos curtos, para estimular a musculatura do bebê (eu acredito, pelo que vivi com minha filha, que deitado de bruços o bebê também libera bastante gases, o que diminui o risco de cólica no pequenino). Se seu bebê tem um refluxo intenso, peça a orientação do seu pediatra e pergunte sua opinião sobre os berços com estrado reclináveis (chamados de anti-refluxo). Eles podem ser bem interessante para seu filho. Alguns pediatras ainda recomendam colocar o bebê para dormir de lado, bem amparado por suportes (para que ele não vire de bruços, que é a posição de maior perigo para a Morte Súbita), se ele é do tipo que regurgita bastante.
Outro detalhe interessante sobre a forma de colocar o bebê para dormir é que apoiar seus pezinhos nos pés do berço ou moisés poderá deixar o bebê muito mais calmo. Catarina ficava desesperada sem apoio nos pezinhos. É fácil entender o porquê: dentro do útero era bem apertadinho, e os bebês sentem necessidade de contato para se sentirem seguros. Pelo mesmo motivo, enrolar o bebê é uma das formas mais eficazes de acalmá-lo.
Por fim vale a pena lembrar: os pediatras recomendam que você não coloque seu bebê para dormir na mesma cama, para evitar risco de sufocamento. Ao invés disso, coloque o berço portátil, carrinho ou moisés no seu quarto, se sua opção for por manter o bebê mais perto nos primeiros meses.