A dor na mama na gravidez pode se assemelhar com uma sensação de peso, tornando os seios mais sensíveis a partir da segunda semana de gestação. Além disso, a dor se assemelha com algo latejante, que vai e vem, fazendo com que o incômodo apareça mesmo sem a palpação, de fato.

O mamilo também pode apresentar alguns sinais concomitantes com a dor, como o escurecimento e o aumento de suas auréolas. A tendência é que as mulheres mais sensíveis nos seios, sintam-nos mais doloridos e “pesados”, embora a intolerância a dor possa ser variável em cada caso.

Se você tem percebido alterações nas mamas, mas ainda está em dúvida com relação à gestação, acompanhe o nosso conteúdo de hoje e saiba tudo sobre o tema.

Para ler mais tarde: Exames na gravidez: Conheça agora os mais importantes a ser feito

Publicidade
Como é a dor na mama na gravidez

Mulher grávida com top e shorts. Foto: Freepik

Como é a dor na gravidez?

Como vimos acima, a dor na mama na gravidez é latejante, o que se assemelha com alguns tipos de dores de cabeça que temos, por exemplo. É como se ela fizesse um movimento de “dilatação e contração”, que vai e volta, causando picos de dor e diminuindo.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Veja a dor no seio como uma “onda”, que chega, cresce, se intensifica e depois “quebra” e diminui. Essa analogia pode lhe ajudar a detectar a dor causada pela gestação. Lembre-se ainda que a dor pode aparecer apenas durante o toque nos seios ou pode acontecer sem que você o apalpe.

De qualquer forma, apenas a dor na mama na gravidez não é o suficiente para que seja confirmada a gestação. Apesar de ser um sintoma recorrente, os exames de sangue ou os testes de farmácia tendem a ser mais fidedignos, afinal, algumas mulheres podem sentir dor nos seios provenientes de alterações hormonais, uso de anticoncepcionais e até mesmo no período pré-menstrual.

Como é a dor na mama na gravidez

Grávida de top sentada em posição de flor de lótus. Foto: Freepik

Sendo assim, para não cometer nenhum equívoco, observe as características das suas mamas, seguindo as nossas sugestões e, caso não tenha certeza se está grávida, faça um exame para isso. 😉

Publicidade

Como fica o bico da mama?

Para que você possa visualizar com mais clareza as suas mamas e assim saber se você realmente está com um sintoma de gravidez, observe se o mamilo ficou mais escurecido e sensível ao toque. Também é possível observar o que chamamos de “auréola secundária“, que cresce e se desenvolve em volta do mamilo. Essa mudança tem a função de preparar a mama para a amamentação mais tarde.

É normal sentir dor no bico da mama na gravidez?

Sim. Isso se deve ao fato de que as mudanças hormonais estão causando transformações no seu corpo. Dessa forma, no decorrer da gestação o seu organismo irá se adaptar à todas essas mudanças, ficando mais equilibrado e diminuindo as dores no mamilo e na mama propriamente dita.

Grávida de sutiã vermelho. Foto: Freepik

Quando a mama começa a inchar na gravidez?

As alternações nas mamas podem variar de mulher para mulher, mas elas acontecem ao longo de toda a gestação. Para se ter uma ideia, existem mulheres que percebem mudanças nos seios logo após a concepção, enquanto outras gestantes relatam perceber inchaços e dores apenas a partir da segunda semana de gestação.

Como aliviar os seios doloridos na gravidez?

A dor na mama na gravidez pode ser bastante incômodo e pode causar, inclusive, a irritabilidade. Isso tudo é natural, ainda mais se considerarmos as mudanças de humor que acontecem repentinamente durante a gravidez.

De qualquer forma, algumas medidas tendem a diminuir a sensação de peso e de dor nos seios durante a gestação. Veja quais são:

Publicidade

Gestante medindo os seios. Foto: Freepik

  • Use sutiãs que sejam apropriados para gestantes, pois eles dão uma melhor sustentação para o seio que está ficando maior e mais inchado.
  • Durma de sutiã, pois isso dará mais sustentação até mesmo quando você se deitar de lado.
  • Os toques nos seios também devem ser mais leves e, se possível, evitados. Com isso em mente, comunique o seu parceiro ou parceira sobre a sensibilidade para que, durante às relações a dois, o toque na região seja evitado.
  • Tome banhos mornos e faça massagens suaves com óleos relaxantes, pois eles tendem a diminuir o dolorido e ainda causar sensação de bem-estar e conforto.

Os sutiãs utilizados durante a gestação precisam ser de tamanho apropriado. Para isso, meça as suas mamas antes de comprar um novo sutiã baseando-se apenas no que for medido neste momento, afinal, as suas lingeries antigas não serão tão adequadas e não acompanharão o crescimento da mama.

Grávida com top sentada sobre a cama. Foto: Freepik

A dor no seio na gravidez é normal

A dor na mama na gravidez é normal, mas merece atenção para trazer mais conforto e bem-estar para a gestante. Se você perceber que as dores estão atrapalhando muito a sua rotina, considere conversar com o seu médico para encontrar medidas de amenizar o problema.

Leia agora: