Durante a lactação, a mamãe pode ficar com dúvidas sobre quais alimentos podem ser consumidos, já que é comum que durante esse período o bebê sinta as desconfortantes cólicas. E a banana dá cólica no bebê?

Mulher amamentando seu filho

Mulher amamentando seu filho – Foto: Freepik

Essa é uma preocupação normal, que faz com que muitas mulheres entrem em dietas restritivas para evitar que o bebê sofra com esse desconforto. Mas afinal, o que causa cólicas no bebê? 

Cólicas no bebê 

A cólica é um desconforto muito frequente nos bebês, principalmente em um recém-nascido, já que uma das causas da cólica é causada pela imaturidade do aparelho digestivo do bebê.

Publicidade
Bebê chorando

Bebê chorando – Foto: Freepik

Durante os primeiros três meses as cólicas são mais comuns, mas podem durar até o sexto mês e pode ser influenciado por outros fatores como: 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  • Ingestão de ar: Pode ocorrer durante a lactação, que o bebê acabe engolindo ar na hora da sucção, principalmente pela pega incorreta da mama ou da mamadeira. Com essa ingestão de ar o bebê acaba sentindo o desconforto dos gases.  
  • Refluxo: São aquelas famosas golfadas, elas ocorrem também pela imaturidade do sistema digestivo do bebê e costumam acontecer após a mamada. 
  • Intolerância alimentar: As cólicas também podem ocorrer por intolerância alimentar, principalmente ao leite de vaca.  
  • Alimentação: A alimentação da mãe também pode influenciar no surgimento das cólicas no bebê. 

Mesmo sendo muito desconfortáveis, as cólicas são bastantes comuns, sendo que sua intensidade varia de acordo com cada indivíduo. 

Também pode acontecer de o bebê não passar por esse desconforto. 

Como não se pode prever se o bebê vai sofrer com o desconforto causado pelas cólicas, o melhor que se pode fazer é tentar prevenir, sendo uma dessas formas de prevenção a alimentação da mãe lactante.

É nesse momento que muitas mulheres se restringem de vários alimentos na intenção de prevenir as cólicas, já que muitas acabam sem saber quais alimentos são mais propensos aos seus surgimentos. 

Publicidade

Um desses alimentos que podem causar dúvidas sobre sua ação no organismo do bebê é a banana. Aliás, a fruta pode ser responsável pela cólica do bebê? 

Banana dá cólica no bebê? 

banana dá cólica no bebê

Mulher comendo banana – Foto: Freepik

A alimentação da mãe é uma das coisas que podem causar cólicas no bebê, já que é pela amamentação que os nutrientes ingeridos pela lactante serão transferidos para o bebê.

É por isso que existe uma certa preocupação pelas lactantes sobre a alimentação e sobre quais alimentos podem causar a cólica.  

Um desses alimentos que podem causar essa dúvida é a banana, uma fruta com grande valor nutritivo e rica em vitaminas A e B.

A fruta também tem vários benefícios como no controle da pressão arterial, previne doenças cardiovasculares, reduz câimbras e ajuda no funcionamento do sistema digestivo.  

Publicidade

Além de todos esses benefícios, a banana é uma das frutas mais populares e consumidas pelos brasileiros. E se você pensa em retirar esse rico alimento de sua dieta por medo da banana causar cólicas no bebê, tenho uma boa notícia para você, a banana é um daqueles alimentos liberados durante a lactação. 

Mas a banana dá cólica no bebê ou não?

Não existem evidências de que a fruta possa causar as desconfortáveis cólicas no bebê, sendo que a banana é um dos alimentos indicados para a lactante, já que a fruta é uma fonte nutriente e rica em fibras, que vai auxiliar no bom funcionamento do intestino.

banana dá cólica no bebê

Banana – Foto: Freepik

Mas como qualquer outro alimento, pode ocorrer de que a fruta acabe causando cólica no bebê. Caso o bebê apresente cólicas sempre que a mãe consome a fruta, o certo é a suspensão do consumo da fruta, mas esses casos são bem raros.  

Mas se por um lado a banana não causa cólicas no bebê, outros alimentos são conhecidos por ser um grande vilão causador desses desconfortos.  

Alimentos para evitar durante a lactação 

A alimentação da lactante é muito importante na prevenção ou para amenizar os sintomas da cólica, o que faz com que alguns alimentos tenham que ser suspensos da dieta da mãe, principalmente nos três primeiros meses.

banana dá cólica no bebê

Café – Foto: Freepik

É por isso que listamos alguns alimentos que devem ser evitados durante o período de lactação. 

  • Cafeína – Presente em alimentos como o café, chá mate e chocolate. A cafeína em altas doses podem ser prejudiciais, deixando o bebê mais agitado e causando desconfortos intestinais. 
  • Leite de vaca – O leite de vaca pode piorar os sintomas da cólica ao ser consumido em excesso, provocando reações no bebê, principalmente nos que são intolerantes à proteína do leite. 
  • Comidas industrializadas – Esses alimentos são ricos em corantes, conservantes, gorduras e sódios. Isso pode piorar os sintomas da cólica, além de ser um alimento pobre em nutrientes e que deve ser evitado durante a lactação. 

Outros alimentos como feijão, repolho, brócolis, soja e batata doce são restritos em muitas dietas de lactantes por serem alimentos que fermentam no intestino e podem piorar a cólica do bebê.

O correto é não cortar nenhuma alimentação sem orientação médica; pois o período do aleitamento materno é fundamental uma alimentação balanceada com a presença de todos os nutrientes.

Pode ocorrer que algum desses alimentos seja um dos responsáveis pela piora das cólicas, caso a mãe suspeite desse alimento o ideal é a suspensão do consumo e observar se o bebê obteve melhoras nos sintomas.  

Dicas para amenizar os sintomas da cólica 

banana dá cólica no bebê

Bebê feliz – Foto: Freepik

Durante uma crise de cólica, o bebê pode ficar bastante agitado, com choro intenso, com dores e inchaço na barriga. É um momento em que os pais ficam angustiados e muitas vezes não sabem o que fazer.

Para ajudar a amenizar esses sintomas, trouxemos algumas dicas que vão trazer conforto para o seu bebê. 

  • Colocar o bebê para arrotar – Sempre que terminar de alimentar coloque o bebê para arrotar. É comum que durante a amamentação o bebê acabe ingerindo gases, o que piora os sintomas da cólica.  
  • Massagem na barriguinha – Faça massagem com movimentos circulares na barriga do bebê. 
  • Ambiente relaxado – Mantenha o bebê em um ambiente tranquilo e relaxado. 
  • Bebê em contato com os pais – Coloque o bebê junto ao corpo, sempre tentando tranquilizá-lo. 
  • O uso de ofurô – O ofurô é bastante utilizado para amenizar os sintomas da cólica.  

Agora que você já sabe se banana dá cólica no bebê, veja também: 7 dicas fundamentais para aliviar desconfortos na barriga do bebê.