Não é suficiente se perguntar quando fazer o teste de gravidez para ter certeza do resultado. O resultado é afetado por vários fatores, físicos, temporais e técnicos. Sua função é verificar os níveis do hormônio da gravidez, o hormônio beta-hcg.

Mulher segurando teste de gravidez

Mulher segurando teste de gravidez – Foto: Freepik

A cada mês, a mulher que deseja ter um filho espera notar os primeiros sintomas que indiquem ou sugiram uma gravidez presumida. Portanto, aqui começamos a nos perguntar quando fazer o teste de gravidez para ter certeza de estar grávida.

Quando fazer o teste de gravidez?

Com a manifestação desses primeiros sintomas, o casal espera que a cegonha também bata em breve à sua porta, principalmente depois de perceber um atraso no ciclo menstrual. Mas será que temos certeza de que sabemos exatamente quando fazer o teste de gravidez?

Publicidade
Mulher com mão no rosto

Mulher com mão no rosto – Foto: Freepik

Antes de ilustrar a resposta de forma precisa, é necessário fazer uma premissa que explique, resumidamente, como ocorre a concepção e o que acontece no corpo da mulher.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Concepção: como ocorre

A gravidez começa quando os espermatozoides sobem ao útero e chegam ao óvulo durante a fase de ovulação. Isso geralmente ocorre uma semana após a relação sexual que levou à fertilização. Nosso corpo, a partir desse momento, começa a mudar e nos envia sinais desde os primeiros dias.

Os principais sintomas são principalmente:

  • a falta de menstruação;
  • náuseas;
  • alterações físicas e de humor.

O teste de gravidez é usado para confirmar o evento: sua função é verificar os níveis do hormônio da gravidez, beta hcg.

Isso pode ser avaliado de duas maneiras:

Publicidade
  1. A primeira, mais rápida, é comprar o teste de farmácia que consiste em colocar algumas gotas de urina no espaço apropriado;
  2. A outra maneira é fazer exame de sangue.

Não deixe de ver quando começa o enjoo na gravidez?

Teste de gravidez: quando fazer?

Há casos em que o desejo de ter um filho é tão forte que leva a mulher a fazer um teste de gravidez após uma relação sexual desprotegida. O resultado, neste caso, certamente será negativo porque o hormônio beta-hcg é produzido depois de alguns dias, mesmo com o óvulo fertilizado.

É possível antecipar o teste aproximadamente uma semana antes da data aproximada para a qual o ciclo menstrual é esperado. No entanto, o resultado do teste não será seguro e confiável, portanto, deverá ser repetido mais tarde.

Mulher segurando calendário

Mulher segurando calendário – Foto: Freepik

Então, quando fazer o teste de gravidez para ter certeza do resultado?

  • O melhor horário é de manhã cedo, usando a primeira urina do dia, quando a concentração do hormônio é mais alta.

Se a mulher tem um ciclo regular de 28 dias, o teste de gravidez pode ser realizado a partir do primeiro dia de atraso da menstruação, ou seja, 7 dias após a implantação do óvulo fertilizado e 14 dias após a presumida concepção; no entanto, a certeza só pode ser obtida ao se esperar mais alguns dias.

Publicidade

Se o ciclo for irregular, então os horários serão diferentes e teremos que esperar mais alguns dias.

Quando fazer o teste de gravidez: dicas e avisos

Não basta se perguntar quando se deve fazer um teste de gravidez para ter certeza do resultado. Às vezes, na verdade, embora a gravidez tenha começado, o teste não dá um resultado positivo. Os resultados, na verdade, podem ser alterados por vários motivos e ações.

Entre as causas mais frequentes está a pressa da mulher. A realização do teste muito cedo não permite detectar corretamente a concentração do hormônio beta HCG ou, em alguns casos, detectá-lo porque ainda não se formou.

Outra hipótese é que a urina é muito diluída porque é realizada após beber muito ou após a ingestão de medicamentos que têm ação diurética. E tomar medicamentos para fertilidade pode alterar os resultados.

Casal com teste de gravidez

Casal com teste de gravidez – Foto: Freepik

Quem tiver dúvidas sobre quando fazer o teste de gravidez também deve lembrar que é importante conferir o prazo de validade do kit adquirido na farmácia e verificar se não está com defeito ou se está armazenado corretamente na embalagem.

Deve-se ter cuidado para que o compartimento do kit onde será coletada a urina não contenha corpos estranhos como água, sabão ou outros líquidos que possam comprometer o resultado do teste. Deve ser totalmente esterilizado.

Desfechos diferentes podem ser consequência de uma gravidez extra uterina. Nestes casos, o valor do hormônio beta HCG será muito alto e o teste confirmará a gravidez.

Devemos ter em mente que fazer o teste muito cedo também pode acarretar o risco de um falso positivo. O falso positivo pode ser devido a certos medicamentos, a presença de uma infecção urinária, pré-menopausa, um parto anterior ou aborto ou o uso de um teste expirado ou armazenado incorretamente.