Muitas mulheres se perguntam sobre em quanto tempo a barriga volta ao normal depois do parto cesárea e qual é a melhor forma de acelerar esse processo. No entanto, especialistas apontam que cerca de dois meses são necessários para que o corpo comece a ter a aparência antes da gestação, afinal, só o útero leva cerca de 45 dias para voltar ao tamanho normal.

Ao mesmo tempo, muitos fatores podem influenciar no processo de perda de peso no pós-parto. Para conhecer cada um deles, acompanhe o conteúdo de hoje.

quanto tempo a barriga volta ao normal depois do parto cesárea

Mulher grávida com a mão na barriga. Foto: Freepik

Em quanto tempo a barriga volta ao normal depois do parto cesárea?

Como vimos, não existe um tempo “cravado” para que a barriga volte ao normal depois do parto. O útero, por exemplo, leva 45 dias para voltar ao tamanho normal. A gordura abdominal, no entanto, pode ser queimada durante a amamentação, tendo em vista que a mulher pode queimar cerca de 700 calorias por dia, apenas alimentando o seu filho com leite materno.

Publicidade

No caso do parto normal, a mulher pode perder fluídos durante o trabalho de parto e, na cesária, o líquido amniótico e o inchaço do corpo pode diminuir logo depois da cirurgia. Por isso, até mesmo o nascimento do bebê já é uma porta de entrada para restabelecer o peso corporal da mulher.

De qualquer forma, é preciso sempre respeitar o seu corpo e jamais usar os dados de quanto tempo a barriga volta ao normal depois do parto cesárea para criar uma pressão psicológica sobre si.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
quanto tempo a barriga volta ao normal depois do parto cesárea

Mulher apertando a gordura abdominal. Foto: Freepik

Lembre-se ainda que o seu corpo precisou de cerca de 9 meses para desenvolver um bebê saudável e lindo, portanto, nada de querer acelerar o processo de “voltar ao normal”, ok? Dê tempo para que o seu organismo volte, aos poucos, a restabelecer o equilíbrio hormonal e até mesmo a forma inicial, antes da gestação.

Veja também: Distúrbio hormonal – Conheça os mais comuns

As cintas podem ajudar?

Na realidade, elas não vão fazer com que você emagreça mais rápido ou volte a ter aquela barriguinha sarada de uma hora para outra. Na realidade, essa cinta ajuda a manter o corpo mais firme e melhora a sua capacidade de recuperação. Além de que diminui os incômodos e as dores causadas pela cesária.

Publicidade

Em quanto tempo a barriga volta ao normal depois do parto cesárea se eu fizer dieta?

Novamente, não existe uma data precisa de quanto tempo a barriga leva para voltar ao normal. E no caso das dietas, é preciso tomar muito cuidado para não prejudicar a sua saúde e a do seu bebê. Para isso, evite aquelas dietas restritivas e sem o acompanhamento de uma profissional qualificada. Lembre-se de se consultar com a sua nutricionista para traçar o cardápio que for mais adequado às suas necessidades.

Jamais estabeleça uma dieta, especialmente durante a amamentação, sem conversar com um especialista. Caso contrário, você poderá fazer com que o seu corpo fique mais frágil e propenso ao aparecimento de infecções, além de que uma alimentação inadequada da mãe pode afetar o bebê através do leite materno.

quanto tempo a barriga volta ao normal depois do parto cesárea

Gestante acariciando a sua barriga. Foto: Freepik

Respeite o tempo do seu corpo

Em suma, é muito importante que você respeite o tempo do seu corpo e não exagere na pressa para ter a barriguinha sarada outra vez. Desfrute desse momento novo e viva a sua fase de pós-parto da maneira mais tranquila e leve possível. Aproveite o seu bebê e seja feliz!

Leia agora: Introdução alimentar na dieta do bebê: Como introduzir novos alimentos?