Para deixar a maternidade mais leve algumas medidas bastante simples podem ser colocadas em prática. Afinal, sabemos que especialmente no caso de mães de primeira viagem, a maternidade pode ser desgastante em alguns aspectos, e encontrar formas de conforto e equilíbrio é fundamental para garantir o bem-estar e a qualidade de vida.

Pensando em lhe ajudar dessa forma, fizemos este conteúdo para você. Acompanhe e saiba mais!

Para ler mais tarde: Como cuidar da saúde mental dos filhos?

Como deixar a maternidade mais leve?

deixar a maternidade mais leve

Criança brincando com um avião. Foto: Freepik

Publicidade

Deixar a maternidade mais leve é fundamental para garantir a saúde mental e o bem-estar da mãe. Caso contrário, a sobrecarga pode fazer com que o esgotamento emocional e físico surjam, impactando na saúde de uma maneira profunda.

Sendo assim, se você quer algumas dicas que possam ajudar você a ter mais qualidade de vida durante essa fase de descobertas, veja as sugestões a seguir:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Aproveite os momentos com os seus filhos de forma autêntica

Aproveite o momento que você tem disponível para curtir os seus filhos, e faça isso de maneira autêntica. Isto é, brinque, suje-se ao correr no quintal com as crianças e não tenha vergonha de colocar a mão na massa (inclusive literalmente) na hora de se divertir com os pequenos.

Lembre-se de que esta fase tende a passar bastante rápido, e por isso devemos aproveitar os momentos que temos para curtir o desenvolvimento dos pequenos. Quanto mais você “se jogar” na brincadeira, mais divertido será. Vale a pena despertar a sua criança interior!

2. Aprenda a delegar para deixar a maternidade mais leve

deixar a maternidade mais leve

Menina linda com borboleta pousando em seu nariz. Foto: Freepik

Sabe aquele bocado de tarefas que têm cansado você no dia a dia? Comece a aprender a delegar. Pare de querer que todas as coisas sejam feitas do seu jeito, pois isso pode estar tomando muito tempo da sua rotina.

Publicidade

Desse modo, se você tem a oportunidade de delegar algumas tarefas, desde as mais simples até as mais complexas, não tenha vergonha de fazer isso. Inclusive, dessa forma você pode conseguir mais tempo livre para brincar e divertir-se com os seus filhos. Lembre-se disso!

3. Entenda que todo mundo tem limites

Não se esqueça de que você não precisa ser uma super-heroína, até porque isso não existe. Se você realmente quer deixar a maternidade mais leve, considere a premissa de que você está fazendo o seu melhor, e não algo “perfeito”.

Quando você entende que existem limites pessoais e emocionais, tudo começa a fluir melhor. Afinal, você para de querer se cobrar acima da média e respeita que nem sempre as coisas sairão dentro de padrões estipulados pelos outros.

Foque em você e por você, e não no que as pessoas esperam que você performe enquanto mãe. Faça as suas coisas com amor e sem cobranças, aceitando as suas imperfeições com amor e carinho.

Veja mais: Por que chocolate em excesso faz mal à saúde? Entenda!

4. Viva a sua adaptação com respeito a si mesma para deixar a maternidade mais leve

Mulher em campo aberto. Foto: Freepik

Publicidade

A maternidade é eterna, a gente sabe. Porém, isso não quer dizer que você tenha que aprender, da noite para o dia, a como se portar em determinadas circunstâncias. Afinal, além de nascer um bebê, nasce também uma mãe! E o filho não vem com manual de instruções.

Sendo assim, permita-se se adaptar à nova rotina. Dê tempo ao tempo e respeite o fato de que você não saberá todas as coisas de uma hora para outra. Tudo precisa de tempo e dedicação, e na maternidade não é diferente.

Não fique se cobrando por ainda ter muitas dúvidas sobre a maternidade, pois isso faz parte do processo. Respeite esse ponto da sua vida e veja como isso irá deixar a maternidade mais leve.

5. Não tenha medo de pesquisar e/ou perguntar

Sabe aquelas dúvidas que surgem no dia a dia, enquanto você executa as tarefas da maternidade? Bom, você não precisa ter vergonha delas. Todas as mães, em algum momento, tiveram alguma dúvida sobre alguma coisa. Sendo assim, entenda que não saber é normal!

Ninguém sabe nascendo, já dizia o ditado. E por não saber, temos o total direito de questionar quem já sabe. Assim como temos o direito de pesquisar e aprender sobre o assunto.

Dessa forma, não se sinta culpada por ter que pedir auxílio para alguém mais experiente, faz parte do processo de descoberta! Abra a sua mente e aprenda para deixar a maternidade mais leve.

6. Cerque-se de pessoas que acreditam em você

Fique longe de pessoas tóxicas que vivem dando palpites e encontrando defeitos na sua forma de ser mãe. Foque em ter por perto aquelas pessoas que acreditam em você!

Até porque para dar palpite existem muitas, mas para realmente oferecer apoio existem poucas. Sendo assim, foque no que realmente faz sentido para você e sua família, e aproxime-se de pessoas positivas e que realmente somam na sua vida.

Não tenha medo, vergonha ou culpa de cortar as pessoas tóxicas da sua rotina. É muito mais válido se afastar da toxicidade do que forçar a barra em uma amizade e ainda sofrer mais no final.

Leia também: Barriga pós-parto: dicas para voltar a boa forma com saúde

7. Nunca se compare com outras mães se quer deixar a maternidade mais leve

Mulher em campo de girassol jogando chapéu para cima. Foto: Freepik

Pare, imediatamente, de se comparar com qualquer outra mulher. Se você realmente quer deixar a maternidade mais leve, lembre-se de que cada mulher possui uma história única, singular e diferente.

Jamais permita que as outras pessoas sejam a sua régua! Quem deve ser a sua régua é você mesma. Afinal, ninguém caminhou a sua estrada ou andou com as suas pernas, concorda?

Pense sobre isso antes de olhar para a vida da colega e achar que ela é mais bem-sucedida. Todos têm as suas guerras, dores, sonhos, fracassos, etc. E todos têm como melhorar e crescer. E tudo dentro do tempo de cada um.

8. Veja o que está “ruim” e busque formas de melhorar

Se existem fatores negativos na maternidade, não se desespere. Pense no que pode ser melhorado e como isso pode ser melhorado.

O seu sono está ruim? Converse com o seu médico sobre medidas que podem ajudar a melhorá-lo. A sua alimentação tem se tornado um peso em sua vida, pois falta tempo para preparar algo saudável? Cogite pagar mensalmente por marmitas. E assim por diante.

Fazer um bom plano pode lhe ajudar a pensar nas possibilidades mais positivas para o seu futuro. Pense sobre isso!

9. Faça psicoterapia para deixar a maternidade mais leve

Mulher feliz de braços estendidos. Foto: Freepik

A psicoterapia também pode lhe ajudar a deixar a maternidade mais leve. Afinal, você estará lidando melhor com as suas emoções, dúvidas e medos, e isso pode ser indispensável para elevar a qualidade de vida. Experimente mergulhar em si mesma!

Deixar a maternidade mais leve é possível!

Conseguir deixar a maternidade mais leve é possível, mas requer tempo e paciência. Aos poucos as peças começam a se encaixar cada vez mais, e você verá como tudo tenderá a fluir melhor.

Boa sorte na sua jornada!

Veja mais: Como evitar a ansiedade na maternidade?