Como fazer meu bebê parar de chorar: Se você é mãe ou pai, sabe como pode ser irritante tentar acalmar o choro de um bebê que não para de chorar descontroladamente. E às vezes nada parece funcionar: embalá-los, cantar para eles, mudar sua posição. Essas tentativas são em vão e o pequeno continua a chorar?
É preciso lembrar que um bebê chorando tenta nos dizer que está chateado. Além disso, chorar é a principal forma de comunicação; é a maneira como eles chamam a atenção e expressam suas necessidades.
Bebê pequeno chorando no colo da mãe. Foto: Freepik
Claro, no início pode ser difícil interpretar os diferentes choro do bebê, mas à medida que você passa mais tempo ouvindo e prestando atenção ao som, você vai melhorar e será capaz de reconhecer e posteriormente atender às necessidades específicas de seu bebê.
Como fazer meu bebê parar de chorar – Por que os bebês choram?
Existem muitas razões pelas quais os bebês podem chorar; as mais comuns pode ser porque seu bebê está com a fralda molhada ou suja, está com fome ou cansado. Mas existem outros fatores que podem causar o choro. Talvez você tenha estimulado demais o pequeno ou haja muito barulho em seu ambiente.
Bebê de poucos meses e macacão azul chorando. Foto: Freepik
O bebê reconhece a mãe, e portanto, se ele perceber uma pessoa estranha muito perto, pode gerar ansiedade e chorar. Outras causas podem ser dores, cólicas ou alergias alimentares.
Seja qual for o caso, se você teve problemas para parar o choro do seu recém-nascido e tentou de tudo, mas nada funcionou para você, aqui trazemos a você 9 estratégias infalíveis para acalmar um bebê que chora muito.
Como fazer meu bebê parar de chorar : 1 -Apenas relaxe
Os bebês são extremamente sensíveis e percebem com muita força o humor dos pais, principalmente da mãe. Se você fica estressado, o bebê chora. Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é manter a calma, isso será transmitido imediatamente para o seu filho, ao mesmo tempo que você fará com que ele se sinta seguro.
Como fazer meu bebê parar de chorar: 2 – Tente não agitar o bebê
Pais preocupados com bebê pequeno. Foto: Freepik
É muito comum ver os pais sacudirem repetidamente um bebê que não para de chorar. Isso não apenas deixa o bebê tenso, mas também deixa o adulto desesperado porque não vai funcionar. Isso não fará o bebê parar; pelo contrário, aumentará o volume.
3 – Procure a possível causa do choro
O seu bebê já comeu? Como está a fralda? Ele está com frio? Está com calor? Quantas horas ele está acordado? Ele ficou com gases depois que você o alimentou? Estas são algumas perguntas que podem nos direcionar à origem do seu choro.
bebê chorando com fome – Foto: Freepik
O bebê está com frio, com calor, com fome, com sono… Como saber?
Obviamente, os bebês são incapazes de se defenderem de situações de vulnerabilidade. Por isso, é muito importante que os cuidadores do bebê aprendam o “idioma” do bebê. Assim, você terá mais facilidade de entender se o bebê está com frio, com calor, com fome, cansado e etc.
Entenda sobre a linguagem Dunstan, para entender o choro do bebê:
Bebê chorando – Foto: Freepik
De acordo com a linguagem Dunstan, os 5 sons básicos que você precisa identificar são:
- Neh: significa estou com fome;
- Owh: significa estou cansado;
- Heh: significa estou desconfortável (pode ser uma fralda suja, calor ou frio, por exemplo);
- Eairh: significa estou com gases (seria o caso de fazer uma massagem para aliviar o bebê).
Clique aqui e entenda mais sobre como entender o choro do bebê (conheça a Linguagem Dunstan!)
4 – Use ruído branco
O que queremos dizer com ruído branco? É um som constante e monótono – não caótico – que pode ajudar o seu filho a relaxar.
Mãe colocando bebê para dormir com ruído branco – Foto: Freepik
Existem muitas canções de meditação para bebês que podem ser de grande ajuda para você. Até mesmo um áudio das ondas do mar pode fazer ele parar de chorar e até cair no sono.
O ruído branco é um som composto por muitas frequências de igual intensidade. O ruído branco é comumente usado na produção musical. Mas o ruído branco também tem vários outros usos.
Eles podem ser usados para induzir relaxamento e ajudá-lo a dormir. Você pode até mesmo usá-los para aumentar a concentração em um ambiente de trabalho barulhento.
5 – Experimente pequenas massagens
As cólicas podem ser muito irritantes e a massagem pode aliviá-las, além disso, pode fortalecer o vínculo de comunicação com o pequeno.
6 – Abrace seu bebê
Seu calor humano pode fazer maravilhas pelo bem-estar emocional de seu filho. É como a paz que um abraço transmite para confortá-lo quando você se sente mal; isso também acontece com bebês. Talvez ele se sinta sozinho e perceber que há alguém com ele vai gerar paz.
Sabemos que a tarefa de ser mãe é complexa, mas não se desespere. É normal que você se sinta chateada, frustrada ou de mau humor, mas com paciência e amor você conseguirá manter seu bebê sob controle.