Uma sopa é a pedida perfeita para quando cai a temperatura. E dá pra fazer com quase tudo que já temos na geladeira! Basta alguns legumes, o tempero perfeito e voilà. São rápidas, saborosas e ideais para espantar o frio. 

Confira a seguir, cinco receitas de sopas para reunir e aquecer a família.

Sopa de caldinho de feijão com bacon 

Sopa de feijão. Foto: Freepik

Se as crianças são fãs de feijão, com certeza o caldinho vai ser sucesso entre elas! É rápido de fazer e difícil de errar. Além de ser uma ótima fonte de ferro, cálcio, vitaminas e fibras. 

Publicidade

Ingredientes 

3 xícaras de feijão cozido e temperado a gosto e 3 colheres de sopa de bacon

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

960ml de água

1 batata média

2 tomates

cheiro verde a gosto 

Publicidade

sal, pimenta do reino e salsinha a gosto 

Modo de Preparo 

Comece fritando o bacon em uma panela à parte, usando a própria gordura dele. Quando pronto, deixe descansar. Enquanto isso, coloque o feijão cozido, a água e os tomates inteiros no liquidificador. Bata até ficar homogêneo. Junte o resultado com o bacon já frito e adicione as batatas já cortadas. Cozinhe até que as batatas amoleçam. 

Quem prefere o caldo mais espesso, deixe bastante tempo cozinhando. Quem prefere uma sopa mais rala, adicione água. Por fim, sal, pimenta e salsinha e está pronto para servir!

Queijo cremoso com brócolis 

Sopa cremosa de queijo e brócolis. Foto: Freepik

Os amantes de queijo não podem deixar de experimentar essa receita! Para dar um up, a opção é colocar o caldo em um pão italiano sem recheio, usando-o como recipiente. Além de ficar uma graça para servir, o pão dá um gostinho a mais ao caldo. 

Publicidade

Ingredientes

¼ de xícara de chá de manteiga e ¼ de xícara de chá de farinha de trigo

4 xícaras de chá de caldo de galinha e de leite 

2 xícaras de chá de brócolis japonês 

3 xícaras de chá de queijo mussarela ralado 

sal a gosto 

Modo de Preparo 

Aqueça a manteiga em uma pena em fogo médio e adicione farinha aos poucos. Deixe cozinhar por 2 minutos. Adicione caldo de galinha, leite, sal e deixe ferver. Cozinhe a mistura em fogo baixo por mais 10 minutos. Adicione o brócolis e o queijo, e adicione 5 minutos de fogo. Desligue e, quando frio, bata do liquidificador. Esquente e sirva em seguida. 

Caso for usar o pão italiano, não esqueça de cortar o miolo fora, mantendo a tampa inferior, e deixar alguns minutinhos no forno, até que fique mais firme e crocante.

Grão-de-bico apimentado 

Sopa de grão-de-bico. Foto: Freepik

O grão-de-bico é uma ótima opção proteica para variar das carnes. Ele ajuda na digestão, no controle do açúcar no sangue e mantém a saciedade! A sopa, rica em pimenta e legumes, é boa para esquentar e turbinar a imunidade contra os resfriados típicos dessa época.

Ingredientes 

800 gramas de grão-de-bico 

2 tomates sem sementes

1 cenoura e uma cebola 

5 dentes de alho

½ colher de chá de curry

¼ colher de chá de pimenta-calabresa 

¾ de xícara de chá de queijo parmesão ralado 

1 litro de caldo de legumes

Manjericão fresco

Azeite de oliva a gosto 

30ml de suco de limão fresco

Sal a gosto 

Modo de Preparo

Em uma panela, refogue até dourar a cebola e os dentes de alho bem picados no azeite de oliva. Quando dourados, adicione a cenoura picada e o tomate também em pedaços, sem semente. Tempere com o curry, a pimenta e o sal a gosto. 

Aos poucos adicione o grão-de-bico pré-cozido e o caldo de legumes. Deixe o resultado cozinhar por 20 minutos em fogo baixo. Passado o tempo recomendado, espere o caldo esfriar e coloque metade no liquidificador. Junte as duas partes, adicione manjericão a gosto, suco de limão e aguarde ferver. Sirva acompanhado de queijo ralado. 

Sopa de legumes e peixe com letrinhas 

Macarrão para sopa em forma de letrinhas. Foto: Freepik

Nem todas as crianças são super adeptas às sopinhas. Mas alguns detalhes podem chamar atenção delas, como o macarrão em forma de letrinhas! Famoso entre os pequenos, ele dá um toque divertido à comida e não deixa de ser delicioso. Com legumes e peixe, se torna nutritivo e completo. 

Ingredientes 

2 xícaras de macarrão de letrinhas 

1 dente de alho, uma cenoura, uma abobrinha e um tomate 

2 batatas em cubos

½ cebola médica picada e ½ xícara de chá de brócolis 

300 gramas de tilápia sem espinho

Sal, óleo de girassol, cebolinha e salsinha a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela, adicione uma colher do óleo de girassol, o dente de alho picado, a cebola em cubos e as 300 gramas de tilápia (ou algum outro peixe parecido a gosto). Quando dourados, adicione o tomate picado sem sementes, a cenoura, abobrinha, batatas e brócolis também picados com água coberta para cozer e sal a gosto. Quando macios, adicione as letrinhas de macarrão e mais água. Depois de pronto, desligue o fogo e tempere com cebolinha e salsinha a gosto!

Abóbora e sálvia 

Sopa de abóbora. Foto: Freepik

Com o Covid-19, os cuidados com a imunidade devem ser redobrados. E, a melhor maneira de manter as vitaminas em dia é com uma alimentação balanceada, rica em verduras e legumes. Além das saladas, as sopas são ótima opção para colorir o menu. A receita do caldo de abóbora com sálvia é deliciosa e rica em vitamina A e C, benéficas para a visão e o sistema imunológico. 

Ingredientes 

4 xícaras de abóbora picada 

1 cebola e um talo de salsão picados

1 e ¼ de xícara de caldo de legumes 

Folhas de sálvia 

Sal, pimenta e azeite a gosto

Modo de Preparo

No forno pré-aquecido em 180º, adicione a abóbora em pedaços, metade da cebola picada e as folhas de sálvia escolhidas regados em azeite e coberto com um papel alumínio – com o lado brilhante para baixo. Depois de 15 minutos de forno, retire e reserve os legumes assados. Em outra panela, funda, aqueça uma colher de azeite e acrescente a outra metade da cebola e os pedaços do talo de salsão. Refogue até dourar e junte os legumes assados e o caldo de legumes. Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo médio. Após resfriado em temperatura ambiente, bata a sopa no liquidificador e tempere a gosto com sal, pimenta e azeite.