Os desejos na gravidez podem ser muito diferentes: doce, azedo, salgado. Eles podem vir em diferentes situações e mudar em diferentes fases da gravidez. O que fazer?

Os desejos na gravidez não são um capricho, fraqueza ou invenção. Os cientistas provaram há muito tempo que os desejos na gravidez são a resposta do corpo à deficiência de minerais e nutrientes. O gosto por pratos e combinações inusitadas também se explica pelos processos metabólicos que ocorrem no corpo da mulher que espera um filho.

Sabe-se que a necessidade de energia na gravidez é maior em 300–500 calorias por dia. Isso resulta em um aumento na demanda por produtos que são uma fonte de energia facilmente digerível. É por isso que a mulher grávida procura ansiosamente os carboidratos de fácil absorção, ou seja, doces.

desejos na gravidez

Desejos na gravidez – Foto: Freepik

Publicidade

A gestante também precisa do dobro de cálcio, ferro e proteína. Tudo isso é necessário para o crescimento adequado do feto, placenta, útero, glândulas mamárias e hemácias.

Quando surgem os desejos na gravidez?

Os desejos de grávida podem assumir a forma de desejo por um produto específico e antipatia por diferentes sabores ou cheiros. Eles não ocorrem em todas as mulheres. Para algumas, eles aparecem apenas em certas fases da gravidez, como no início ou no final da gravidez.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Nas primeiras semanas de gravidez, um aversão a gostos e cheiros específicos aparece com mais frequência. O assim chamado “enjoo matinal“, às vezes dura o dia todo e impede o consumo de qualquer alimento.

Sobre o desejo por certos alimentos pode surgir em qualquer fase da gravidez.

Desejos na gravidez – o que eles mostram?

desejos na gravidez

Grávida com desejo – Foto: Freepik

Às vezes, os desejos da gravidez podem surgir devido a uma futura mãe que precisa de alguns minerais e vitaminas no corpo. Muitas vezes o desejo por algum alimento específico pode ser uma deficiência de vitamina C no corpo. Por sua vez, o desejo por carne pode estar relacionado à deficiência de proteína ou ferro. Combinações incomuns de sabores doces e salgados pode ser uma maneira do corpo de lidar com as náuseas.

Publicidade

Algumas mães querem doces quando estão grávidas. Principalmente no início da gravidez, com os enjoos matinais, podem surgir desejos por doces, que fornecem energia rapidamente ao corpo (e indiretamente ao bebê). Nesse caso, vale a pena escolher doces que, além de poucas calorias, vão fornecer alimentos valiosos ao corpo.

Em vez de barras não saudáveis, escolha biscoitos de aveia ou frutas. Hoje, existem muitos lanches saudáveis ​​no mercado que não são apenas nutritivos, mas também saborosos!

Outra explicação para as mudanças nos desejos da gravidez são as mudanças hormonais no corpo da mulher grávida. São os hormônios em fúria que podem ser a razão pela qual você de repente sente vontade de comer areia com geleia!

Desejo de alimentos não comestíveis

Existem também desejos mais incomuns de gravidez, como comer giz (que pode ser um sintoma de deficiência de cálcio).

Os desejos de alimentos não comestíveis podem perseguir a futura mãe sob a influência do apetite emergente por produtos estranhos, por exemplo, carvão ou giz. Eles podem indicar uma deficiência de nutrientes.

Vale a pena informar o médico sobre suas preferências especiais, que irá prescrever exames de sangue adequados e prescrever a preparação de vitaminas e minerais adequados.

Publicidade

Desejos não saudáveis ​​- batatas fritas, refrigerante

desejos não saudáveis

Desejos não saudáveis – Foto: Freepik

Você pode sucumbir à tentação, mas muito raramente. É melhor alimentos que contêm muitas calorias. Você pode comer mais durante a gravidez, mas esses alimentos não são indicados.

O refrigerante contém muito açúcar (há um copo de açúcar em uma garrafa de dois litros) e cafeína que estimula o corpo.

Aversão a certos pratos

Durante a gravidez, você também tem aversão a alimentos e sabores que costumava gostar muito. Algumas futuras mães tornam-se vegetarianas, ou vice-versa (elas começam a comer carne). O cheiro de carne ou cebola pode irritá-las também.

A maior parte da aversão geralmente desaparece após o primeiro trimestre.

Desejos na gravidez e o sexo da criança

Muitas vezes, podemos ouvir de avós, mães e tias a opinião de que o que você sente vontade de fazer durante a gravidez pode indicar o sexo da criança.

Muitas dizem que se você quer doce, então você terá uma menina. Se você prefere comida azeda, significa que um menino está em sua barriga. É verdade? Infelizmente não. Esta é apenas uma superstição que funciona 50%. Mesmo assim, uma maneira única eficaz de descobrir o sexo de uma criança é através de uma ultrassonografia.

Quando o desejo de grávida passa?

A maioria dos desejos durante a gravidez passa por volta do quinto mês de gravidez. Os que permanecem são frequentemente um sinal de necessidades emocionais não satisfeitas. E nessa dimensão vale a pena enfrentá-los. Em primeiro lugar, percebendo sua causa.

Desejos na gravidez – o que fazer?

Grávida comendo

Grávida comendo – Foto: Freepik

Pequenos lanches entre as refeições

A dica mais importante contra os desejos na gravidez: em vez de comer uma porção generosa três vezes ao dia, recomenda-se comer cinco pequenas refeições e, por exemplo, uma maçã ou iogurte no lanche.

Isso tem uma vantagem decisiva: uma causa comum de desejos durante a gravidez é o baixo nível de açúcar no sangue, pois o açúcar é continuamente transportado para a criança através do cordão umbilical.

Cuidado com os carboidratos

Baguete, torrada, macarrão: todos têm um sabor muito bom, mas infelizmente também têm uma grande desvantagem. O alto índice glicêmico faz com que o açúcar no sangue suba rapidamente.

Como resultado, o corpo anseia por novas energias. Assim, o nível de açúcar no sangue aumenta lentamente.

Alternativa das batatas fritas

Se você estiver grávida e desejando batatas fritas, pode cozinhar fatias de batata com sal marinho.

Carne magra em vez de gordurosa

Você está de repente desejando carne? A carne magra é mais saudável do que carnes gordurosas, o que tem uma vantagem decisiva durante a gravidez. Carnes escuras como a de boi contêm muito ferro valioso.

Esses alimentos ajudam a combater os desejos durante a gravidez

  • Frutas (que tal uma deliciosa salada de frutas, por exemplo?)
  • Chás de frutas geladas em vez de refrigerante
  • Carne magra
  • Frutas secas
  • Produtos de grãos inteiros