Seu bebê está recusando alimentos? Veja como oferecer a ele!

Afinal de contas, esse é um momento bem desafiador para muitos pais, já que preparar a alimentação do bebê com amor e carinho pode não ser suficiente para fazê-lo limpar o pratinho!

Como ele provavelmente fazia quando começaram as primeiras papinhas, não é mesmo? Isso acontece porque, conforme ganha independência, a criança começa a manifestar suas vontades.

E a hora da refeição acaba virando um momento de choradeira, gritaria e papinha voando por todos os lados! Por isso, saiba que é natural que os pais se preocupem com a alimentação do filho, principalmente quando ele não quer comer.

Publicidade

Assim como é natural que a criança recuse o alimento algumas vezes, porque, de vez em quando, ela vai aceitar apenas os alimentos que prefere.

Mas, desde que, em geral, esteja consumindo alimentos variados, não há motivo para se preocupar!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O importante é fazer as consultas regulares ao pediatra, que vai monitorar o crescimento e ganho de peso e poderá indicar outras condutas nutricionais, caso necessário.

Continue lendo nosso artigo para saber como oferecer alimentos ao seu bebê!

Veja aqui – Comida para bebê com menos de 1 ano: o que evitar?

recusando alimentos

Bebê loira sentada no cadeirão comendo em um potinho amarelo. Crédito da foto: Freepik

Publicidade

Seu bebê está recusando alimentos? Veja como oferecer a ele!

Em suma, o momento de introduzir alimentos sólidos na dieta do seu bebê como um complemento ao leite é quando ele faz 6 meses de idade, ou às vezes um pouco antes disso.

Nesta fase, você terá que decidir o que oferecer ao seu bebê.  É possível que ele aceite alguns alimentos muito rapidamente e recuse outros repetidamente.

Primeiramente, certifique-se de que seu bebê não esteja rejeito a comida por não estar pronto. Lembramos os sinais de que seu filho já pode começar a introdução alimentar: ele se senta sem ajuda, controla a cabeça, abre a boca e se move para frente quando lhe oferecem comida.

Se você tiver dúvidas sobre se o seu filho está ou não pronto para comer alimentos sólidos, a melhor coisa a fazer é perguntar ao seu pediatra.

Agora, se o seu bebê estiver rejeitando um alimento específico, não desanime. Só porque ele não o aceitou pela primeira vez, isso não significa que ele nunca mais tentará prová-lo novamente.

Às vezes, um alimento precisará ser oferecido até 10 ou 15 vezes antes de o seu filho aceitar comê-lo. Você pode oferecer esse alimento em dias diferentes e apresentá-lo de maneiras diferentes, para que seu bebê não fique irritado. O mais importante nesta fase é ter paciência!

Publicidade

Para apresentar um novo alimento, recomendamos que você escolha um momento em que você e seu bebê estejam calmos e sem pressa de seguir para outra atividade.

A princípio, seu filho ficará satisfeito com apenas algumas colheradas, portanto, não se preocupe se a quantidade parecer pequena.

Lembre-se de que, nesta fase, ele deve continuar bebendo leite, para que ambos os alimentos permitam que ele cresça saudável. Mas por que será que eles recusam tantos alimentos?

Por que o bebê está recusando alimentos? Descubra abaixo!

Para início de conversa, os bebês podem recusar a comida por vários motivos: podem estar cansados, distraídos, doentes ou simplesmente satisfeitos.

A partir de um ano de idade, o apetite também costuma diminuir, até porque a velocidade de ganho de peso diminui.

Ou seja, se nos primeiros meses de vida a criança chega a ganhar um quilo ao mês, entre o primeiro e o segundo aniversário o acréscimo de peso é de cerca de dois quilos, de acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O importante é que os pais saibam que, sempre que tiver fome, o bebê irá pedir por comida. Se ele tocar na colher ou afastá-la da boca, provavelmente quer dizer que já comeu o suficiente.

Quando novos alimentos entram na dieta, o bebê também tende a recusá-los. Esse período de adaptação é comum e pais e cuidadores precisam ter paciência para insistir, apresentando o alimento de diferentes formas.

recusando alimentos

Bebê comendo papinha, sentado no cadeirão. Crédito da foto: Freepik

Como lidar com a recusa do bebê?

Recusando alimentos: Veja aqui algumas para ajudar seu bebê a experimentar diferentes tipos de alimentos:

Primeiramente, faça suas refeições no mesmo horário em que oferece a comida ao filho. Ver os pais comerem pode estimular a criança!

Em segundo lugar, respeite os horários das refeições e acostume seu filho a comer nos lugares apropriados para isso.

Do mesmo modo, elogie quando o bebê estiver comendo, mesmo que pouco.

Contudo, se o seu filho recusar a comida, não o force. Por mais frustrante que seja, tente acalmá-lo e, depois de um tempo, ofereça outra vez.

E não se esqueça de que o seu bebê pode comer devagar, então seja paciente!

Além disso, saiba que usar comida como recompensa não é recomendado. Prefira recompensá-lo com uma ida ao parque ou brincadeira.

Da mesma forma, que tal explicar ao seu filho sobre as cores dos alimentos, sua consistência (se são macios, duros etc), como são gostosos e importantes para a saúde? Essa é uma outra maneira de introduzir os alimentos ao seu bebê!

Se você conhece outros bebês ou crianças que se alimentem bem, tente marcar para fazerem uma refeição juntos. Seu filho poderá seguir o bom exemplo.

Outra dica é: tenha em mente que o gosto muda. Em um dia, seu bebê pode adorar mandioquinha. No outro, pode jogar a mandioquinha para o alto. Mas não perca a esperança!

Mudar a forma como os alimentos são apresentados pode ajudar.

Outras dicas de como oferecer alimentos ao bebê são: 

Recusando alimentos: Dê o exemplo: se você quer que seu bebê comece a se alimentar de maneira saudável, faça isso também! Tenha em casa os alimentos que deseja apresentar, para que seu bebê possa se familiarizar com eles.

Além disso, enquanto ele estiver observando você, você pode comer o que quiser que ele coma para incentivá-lo.

Do mesmo modo, evite demonstrar desinteresse em experimentar novos alimentos: as crianças aprendem por imitação. Por esse motivo, é muito provável que seu bebê aprenda a rejeitar os mesmos alimentos que você rejeita.

Ofereça alimentos variados: dê ao seu bebê diferentes alimentos saudáveis ​​(junto com aqueles que ele já gosta).

Bem como, ofereça com frequência alimentos que ele não gosta. Lembre-se de que os bebês devem experimentar um alimento até 15 vezes antes de aceitá-lo! Tenha persistência nesse momento, porém sem forçar.

Tenha comida pronta: pode ser que seu bebê esteja muito ativo e, por esse motivo, tenha dificuldade para comer. Para acelerar esse processo, tenha o prato já pronto antes de colocar seu bebê sentado. Isso evitará que ele se desespere.

Mantenha a refeição breve: se o seu bebê é muito ativo, é possível que ele não goste de ficar sentado por muito tempo. Tente fazer com que as refeições durem cerca de 10 minutos.

Seja paciente: lembre-se de que seu filho está se acostumando com o mundo ao seu redor e levará tempo para ele se adaptar a essas novas sensações.

Por fim, consulte um especialista. Se você estiver desconfortável, lembre-se de que você sempre pode conversar sobre isso com o seu pediatra.

Essas dicas ajudarão você a apresentar novos alimentos ao seu bebê e iniciar a introdução alimentar.

Conforme seu filho crescer, ele poderá ter outros motivos para rejeitar alimentos específicos!

Leia aqui – Lanches divertidos: Dicas para preparar para seu filho