A dentição do bebê é uma fase importante na vida da criança, porém, muitos pais e cuidadores não sabem exatamente como lidar. Pensando nisso, trouxemos informações sobre cada fase de nascimento dos dentes, como cuidar e as doenças orais mais comuns. Acompanhe e saiba mais!

Veja mais: Como deixar a casa mais segura para o bebê – 12 dicas práticas

Dentição do bebê

Bebê sorrindo deitado de bruços. Foto: Canva

Aspectos gerais da dentição do bebê

O nascimento dos primeiros dentinhos do bebê pode ocorrer entre 4 e 6 meses, sendo bem comum iniciar a dentição na parte inferior da boca do pequeno.

Publicidade

Em seguida, com aproximadamente 2 meses posteriores à primeira dentição, nascem alguns dentinhos na parte superior e assim, sequencialmente, até os 3 anos da criança.

Os cuidados com os dentes do bebê são extremamente importantes e devem ser incluídos na rotina diária de higienização e limpeza.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Saiba que a dentição do bebê pode trazer alguns desconfortos para a criança, mas isso é um processo natural que pode ser aliviado com algumas atitudes dos pais e/ou cuidadores.

Entenda o que acontece em cada fase

Um fato curioso é que a dentição do bebê começa antes mesmo de a criança nascer, pois o desenvolvimento dentário começa durante as 6 primeiras semanas de gestação.

Na oitava semana da gestação, os botões dentários começam a se desenvolver embaixo da gengiva do pequeno, permanecendo até o nascimento da criança.

Os primeiros dentinhos podem aparecer entre os 4 e 6 meses de vida do bebê, uma fase marcada com algumas características comuns que vamos detalhar no próximo tópico do texto. Confira para saber mais!

Publicidade

Veja mais: Piscina com crianças: Dicas para evitar acidentes!

Dentição do bebê

Bebê mordendo o mordedor azul. Foto: Canva

Primeira dentição do bebê

Como citamos acima, o primeiro período de dentição do bebê começa entre os quatro e seis meses, onde as raízes começam a se desenvolver empurrando os dentes para cima.

Com uma leve pressão, os dentes começam a surgir causando alguns desconfortos para o bebê, como por exemplo: 

  • Irritabilidade e criança inquieta;
  • Sonolência ou insônia;
  • Diarréia também pode afetar o bebê;
  • Ele baba em excesso e/ou com maior frequência;
  • Quer morder tudo que vai à boca;
  • Pode apresentar diminuição do apetite;
  • Tenta esfregar a gengiva;
  • Sinais como febre baixa são comuns.

A mamãe pode ser a primeira a perceber que a dentição do bebê está acontecendo, principalmente se ela estiver amamentando.

Contudo, como os primeiros dentes a nascer no bebê podem ser os da frente, é bastante comum notar um brotinho branquinho na gengiva da criança, bem semelhante a um grão de arroz.

Publicidade

Bebê mordendo o mordedor. Foto: Canva

Leia mais: Como cuidar da saúde mental dos filhos?

De modo geral, são os dentes incisivos centrais inferiores os primeiros a nascerem, em seguida os dentes superiores chamados de dentes laterais e incisivos centrais.

Os dentes incisivos centrais costumam ser mais finos, podendo não serem notados pela criança.

Nesta mesma fase em que os dentes superiores do bebê começam a nascer, é o momento de começar a oferecer comidas sólidas, desde que a criança tenha 6 meses e/ou com orientação do pediatra.

Dentes da criança entre 1 de 3 anos

Somam aproximadamente 20 dentes da criança entre 1 e 3 anos, todos de leite, formados por 10 dentes superiores e 10 inferiores.

No primeiro ano de vida, os pais e cuidadores podem levar a criança à primeira consulta com o dentista para avaliação da saúde bucal da criança.

Saiba que a partir dos 12 meses da criança, os dentes molares começam a nascer e podem causar muitos desconfortos para o bebê.

Diferentes dos dentes incisivos centrais, os molares causam mais desconfortos, pois tem um formato mais plano e servem para fazer a mastigação e trituração dos alimentos.

Leia também: Como estimular a leitura – 15 dicas para incentivar seu filho

Bebê amamentando. Foto: Canva

Cuidados e limpeza o dente do bebê

Entre os cuidados e limpeza do dente do bebê, estão a paciência e o acolhimento da criança durante essa fase.

Elas podem se sentir irritadas, incomodadas e sensíveis em decorrência da erupção da dentição que causa diversos efeitos nos pequenos.

Para aliviar os sintomas da dentição do bebê, utilize brinquedos como mordedores e anéis de dentição para que o bebê morda e alivie sua coceira.

Ofereça um colo e aconchego se a criança estiver chorosa ou apática, sempre aferindo a febre para possível administração de medicamento receitado pelo pediatra.

Você pode consultar um dentista desde o primeiro nascimento de dente, mas a limpeza da gengiva, língua e bochechas deve ser feita antes mesmo das primeiras erupções.

Para isso, utilize uma gaze com água morna para limpar a parte interna da boca da criança. Já com o aparecimento dos dentes uma escova específica para bebê pode ser usada.

A escovação dos dentes do bebê é feita após a refeição como na rotina do adulto, salvo que, os produtos como creme dental e escova de dente são exclusivos para a idade da criança.

Veja mais: Como ensinar uma criança a escovar os dentes – 15 dicas para você

Bebê comendo de colher. Foto: Canva

Doenças orais nos bebês e crianças 

Com a falta de higienização e cuidados com a dentição do bebê, é possível ocorrer doenças orais que afetam as crianças. A seguir, listamos algumas das doenças orais principais que acometem a saúde bucal dos bebês e crianças.

  • Cáries em bebês e crianças: com a falta de higienização e escovação, o aparecimento de cáries em bebês poderá ser um dos resultados.
  • Halitose (mau hálito): o mau hálito em crianças ocorre devido à falta de escovação, excesso de secreção nasal e falta de limpeza da língua durante a higiene bucal de rotina.
  • Erosão dentária infantil: esse efeito na estrutura dentária do pequeno é causado pela alimentação rica em ácido, vômitos constantes, exposição a bebidas e medicações fortes, presença de bactérias ou refluxo gástrico.
  • Crianças com baixa salivação: os pequenos que salivam em níveis baixos ou respiram somente pela boca também são fatores com predisposição a problemas dentários nas crianças.
  • Afta, Candidíase e herpes em criança: a falta de higiene bucal, imunidade baixa e presença de bactérias podem causar aftas, candidíase e herpes nos bebês.
  • Doenças crônicas: a diabete em bebê é um fator a considerar na hora de diagnosticar doença periodontal.

A prevenção durante a dentição do bebê é a solução para evitar doenças periodontais nos pequenos.

Faça a limpeza e a higienização da boca da criança desde as primeiras refeições, removendo restos de leite materno e possíveis sujeiras que possam prejudicar a saúde do neném.

Além disso, consulte sempre um odontopediatra para avaliar as condições da dentição do bebê e tirar suas dúvidas.

Veja mais: 6 Dicas importantes para que seu filho não tenha medo do dentista