Existem alguns Alimentos na amamentação diária que são permitidos e proibidos, mas quais são eles? O que comer e o que evitar?

A amentação é um momento único e especial na vida da mãe, por isso a alimentação deve ser levada em consideração, já que é um fator muito importante nesse momento.

Isso porque a nossa alimentação é capaz de alterar a composição do leite materno. Por isso, durante esse período todo de amamentar o bebê, o ideal é tomar alguns cuidados com a dieta, principalmente para evitar que algumas substâncias sejam passadas para o bebê através do leite ou que o sabor do leite seja alterado. Afinal, isso dificulta todo o processo de amamentação.

Por esses motivos, todo cuidado é pouco! Continue lendo o nosso artigo para saber quais são os alimentos que devem ser ingeridos e quais devem ser evitados. Vamos lá?

Publicidade
alimentos na amamentação

Mulher amamentando bebê. Crédito da foto: Freepik

Alimentos na amamentação diária : O que devo evitar?

Com a chegada do bebê, a rotina da mãe muda por completo, desde as noites de sono interrompidas até a alimentação na amamentação, que pode precisar de alguns cuidados por conta da saúde da criança.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Primeiramente, vamos ver quais são os alimentos que devem ser evitados durante o período de amamentação.

Já adiantando, alguns exemplos de alimentos que as mamães devem evitar são os alimentos com sabor muito intenso, como alho ou aspargos.

Da mesma forma, não é legal ingerir alimentos que contenham cafeína, como o chocolate, o café ou o chá preto.

Além disso, o consumo de chás também deve ser feito com cuidado, já que várias plantas podem provocar efeitos colaterais na mãe e no bebê.

Publicidade

Alguns estudos também indicam que o surgimento de cólicas no bebê pode, algumas vezes, estar relacionado com a alimentação da mãe. Principalmente se a mãe consumir alguns alimentos como leite e derivados, além de amendoim e camarão.

Isso porque esses alimentos podem produzir substâncias que são liberadas no leite materno e acabam irritando o intestino do bebê, provocando as cólicas.

Leia aqui – Chás na gravidez: Quais os indicados e quais evitar?

Os alimentos que não recomendamos na gravidez são os seguintes:

1. Álcool

Em primeiro lugar, o álcool. Ele é super proibido durante toda a gestação e também amamentação.

Isso porque o álcool passa rapidamente para o leite materno, de modo que após 30 a 60 minutos, o leite possui a mesma quantidade de álcool que o organismo.

Publicidade

A presença do álcool no leite materno pode afetar o sistema nervoso do bebê causando sonolência e irritabilidade, comprometer o seu desenvolvimento neurológico e psicomotor e até mesmo causar atraso ou dificuldade para aprender a falar e a caminhar.

Além disso, o organismo do bebê não elimina tão facilmente o álcool do organismo como acontece em adultos, o que pode causar intoxicação no fígado. E não queremos isso, não é mesmo?

Do mesmo modo, as bebidas alcoólicas também podem diminuir a produção do leite materno e reduzir a absorção de nutrientes no intestino da mãe, que são necessários para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Por isso, deve-se evitar ao máximo consumir álcool durante a amamentação, combinado?

Vale ressaltar que, se por acaso a mulher esteja com muita vontade de ingerir bebida alcoólica, é recomendado tirar o leite antes e armazenar para dar ao bebê.

No entanto, se não fizer isto, e beber pequenas quantidades de álcool, como 1 copo de cerveja ou 1 taça de vinho, por exemplo, deve-se esperar em torno de 2 a 3 horas para amamentar novamente.

2. Cafeína

Em segundo lugar, a cafeína. Ou seja, todos os alimentos ricos em cafeína, como café, refrigerantes de cola, energéticos, chá verde, chá mate e chá preto devem ser evitados ou consumidos em pequenas quantidades durante a amamentação.

Isto porque o bebê não consegue digerir a cafeína tão bem quanto os adultos, e o excesso de cafeína no corpo do bebê pode trazer à ele dificuldade para dormir e irritação.

Além disso, quando a mulher ingere grandes quantidades de cafeína, o que corresponde a mais de 2 xícaras de café por dia, os níveis de ferro no leite podem diminuir. E, assim, diminuir os níveis de hemoglobina do bebê, podendo causar anemia.

Portanto, a recomendação é de tomar no máximo duas xícaras de café por dia, o que equivale a 200 mg de cafeína, ou também pode-se optar pelo café descafeinado. Melhor ainda!

Alimentos na amamentação diária: 3. Chocolate

Da mesma forma, o chocolate não deve fazer parte da dieta da mamãe em frandes quantidades.

Pois o chocolate é rico em teobromina, uma substância que possui um efeito semelhante ao da cafeína.

Além disso, alguns estudos mostram que 113 g de chocolate tem aproximadamente 240 mg de teobromina e pode ser detectada no leite materno 2 horas e meia após sua ingestão, podendo causar irritação no bebê e dificuldade para dormir.

Por isso, deve-se evitar comer grandes quantidades de chocolate ou comer todos os dias.

No entanto, pode-se consumir um quadradinho de 28 g de chocolate, que corresponde a aproximadamente 6 mg de teobromina, e não causa problemas no bebê.

4. Alimentos de sabor intenso

Assim também, os alimentos de sabor intenso, como o alho, os aspargos ou a cebola, ou os condimentos mais fortes também devem ser evitados.

Isso porque eles podem causar alteração do sabor e do cheiro do leite materno, principalmente quando consumidos diariamente ou em grandes quantidades.

Outro ponto é que isso pode fazer com que o bebê rejeite o leite materno, dificultando o processo de amamentação.

 alimentos na amamentação

Mulher amamentando seu filho bebê enquanto descasca frutas em cima da mesa, na cozinha. Crédito da foto: Freepik

Alimentos na amamentação diária : O que devo evitar?

5. Alimentos processados

Normalmente, os alimentos processados ​​são ricos em calorias mas pobres em nutrientes como fibras, vitaminas e minerais, o que pode prejudicar a produção e a qualidade do leite materno.

Esses alimentos incluem salsichas, batatas fritas e salgadinhos, frutas em calda ou cristalizadas, bolachas e biscoitos recheados, refrigerantes, pizzas, lasanhas e hambúrgueres, por exemplo.

Por isso, o ideal é limitar sua ingestão o máximo possível e dar preferência a alimentos frescos e naturais.

Ou seja, o certo é fazer uma dieta balanceada para fornecer todos os nutrientes necessários para a saúde da mulher e a produção de leite de qualidade para o bebê.

6. Alimentos crus

Os alimentos crus como os peixes crus usados na culinária japonesa, ostras ou leite não pasteurizado, por exemplo, são uma fonte potencial de intoxicação alimentar, o que pode causar infecção gastrointestinal para a mulher com sintomas de diarreia ou vômito, por exemplo.

Apesar de não causar nenhum problema ao bebê, a intoxicação alimentar pode causar desidratação na mulher, prejudicando a produção de leite.

Por isso, deve-se evitar os alimentos crus ou consumi-los apenas em restaurantes de confiança.

7. Alguns tipos de chá

Alguns tipos de chá podem afetar a produção de leite ou causar efeitos colaterais no bebê, como é o caso da erva-cidreira, orégano, salsa, hortelã-pimenta, ginseng, kava-kava ou anis-estrelado, por exemplo.

Assim, esses chás devem ser evitados sempre que possível ou consumidos apenas sob orientação de um médico.

8. Alimentos que causam alergia

Alimentos na amamentação diária: Algumas mulheres podem ter alergia a certos alimentos e o bebê também pode desenvolver alergia aos alimentos que a mãe ingere durante a amamentação.

É importante que a mulher esteja atenta principalmente ao consumir algum dos seguintes alimentos:

  • Leite e derivados;
  • Soja;
  • Farinha de trigo;
  • Ovos;
  • Frutos secos, amendoim e castanha;
  • Milho e xarope de milho, sendo este último muito encontrado com ingrediente de produtos industrializados, podendo ser identificado no rótulo.

Esses alimentos tendem a causar mais alergia e podem provocar sintomas no bebê como vermelhidão na pele, coceira, eczema, prisão de ventre ou diarreia.

Por isso, é importante observar o que foi consumido de 6 a 8 horas antes de amamentar o bebê e a presença dos sintomas.

Caso suspeitar que qualquer um desses alimentos esteja causando alergia, deve-se eliminá-lo da dieta e levar o bebê ao pediatra para avaliação, já que existem diversos motivos que podem causar alergia na pele do bebê além dos alimentos.

9. Aspartame

Por fim, o aspartame deve ser evitado na dieta da mamãe. Isso porque ele é um adoçante artificial que quando consumido é rapidamente decomposto no corpo da mulher formando a fenilalanina, um tipo de aminoácido, que pode passar para o leite materno.

E, por isso, seu consumo deve ser evitado principalmente nos casos em que o bebê tem uma doença chamada fenilcetonúria, que pode ser detectada logo após o nascimento através do teste do pezinho.

A melhor forma para substituir o açúcar é usar um adoçante natural proveniente de uma planta chamada estévia, sendo o seu consumo permitido em todas as fases da vida.

Por fim, o importante reforçar que o ideal é não fazer várias restrições alimentares. Isso pode gerar incorreta ingestão de nutrientes, o que pode ser prejudicial para a produção de leite.

Mãe brincando com seu bebê. Crédito da foto: Freepik

Alimentos na amamentação diária : O que posso comer?

Agora que já vimos todos os alimentos na amentação que devemos evitar, vamos ver o que é permitido comer!

Em síntese, para obter todos os nutrientes que o corpo necessita durante a amamentação, é importante fazer uma dieta balanceada. Ela deve conter:

  • Proteínas como carne magra, frango sem pele e peixes livres de mercúrio;
  • Sementes e leguminosas;
  • Frutas, legumes e verduras;
  • Ovos;
  • Carboidratos como pão integral, arroz e batatas cozidas;
  • Gorduras boas como azeite de oliva extravirgem.

Vale lembrar que é importante que a mulher faça seis refeições por dia: desjejum, lanche matutino, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia noturna.

Ah! Outra dica é consumir produtos orgânicos, principalmente verduras, já que elas vêm com bastante agrotóxicos aqui no Brasil. Por isso, na medida do possível, procure consumir alimentos orgânicos.

Alimentos na amamentação diária: Beba água!

Alimentos na amamentação diária : Em conclusão, mantenha a hidratação sempre em dia. Por isso, beba muito água! Ela irá te deixar hidratada e manterá uma adequada produção de leite para o seu bebê.

Ou seja, mantenha sempre uma garrafinha de água ao seu lado, principalmente quando estiver amamentando.

E lembre-se: a dieta varia muito de mãe para mãe, por isso observe o seu bebê e veja se a cólica dele pode estar relacionada com algum alimento que você ingeriu. Existem mães que comem chocolate e o bebê não sente cólica, e existem mães que comem um pequeno pedaço e o filho já sente.

Por isso, o ideal é observar mesmo e ter cautela na alimentação. Afinal, o esforço com certeza vale a pena!

Gostou do nosso artigo? Esperamos que ele tenha sido útil para você!

Confira também – Febre do bebê: Dicas para abaixar ela em casa!