Saquinhos de chá não precisam ir para o lixo imediatamente, você pode dar-lhes uma segunda vida. Poucas pessoas sabem que os saquinhos de chá têm muitos usos alternativos que serão úteis na vida cotidiana.

Os saquinhos de chá são fáceis de usar, especialmente quando se trata de beber uma xícara de chá aromático durante uma pausa no trabalho. Mas a ideia dessa embalagem surgiu por acaso.

O empresário americano Thomas Sullwan descobriu como reduzir o custo do chá. Ele começou a vender chá não em potes de ferro, mas em sacos de seda.

Alguns compradores decidiram experimentar e preparar chá sem retirá-lo da “embalagem” de seda. É assim que os saquinhos de chá surgiram há cerca de 100 anos.

Publicidade

Como você pode usar saquinhos de chá

saquinhos de chá

Saquinho de chá – Foto: Freepik

O saco é projetado para uma xícara de chá. Mas, o uso de um saquinho de chá não termina aí. E não se trata de refazê-lo. Com certeza você ficará surpreso com quantas opções você pode usar em saquinhos de chá para fins cosméticos e para o dia a dia.

1 – Sabonete líquido caseiro

sabonete líquido

Sabonete líquido – Foto: Freepik

Quase ninguém sabe, mas um saquinho de chá pode ser útil até mesmo para lavar louça suja.

Basta despejar água morna e jogar alguns saquinhos de chá. Mesmo manchas secas e difíceis de lavar serão mais fáceis de lavar sem adicionar agentes químicos fortes. Além disso, o chá será suave para as suas mãos e certamente não as irritará.

2 – Perfumador de ambiente

Perfumador de ambiente

Perfumador de ambiente – Foto: Freepik

Publicidade

Quase ninguém sabe, mas os saquinhos de chá podem substituir os purificadores de ar e as velas perfumadas.

O chá usado é ótimo para remover odores desagradáveis ​​de sua casa. Basta colocar as folhas de chá em uma tigela ou jarro pequeno e colocá-lo na geladeira, lata de lixo, onde quiser perfumar.

  • Veja também: Borra do café: Veja como usar e confira 8 dicas incríveis para os amantes!

3 – Calmante para os olhos

Saquinhos de chá úmidos e frios são conhecidos por aliviar a irritação e o inchaço.

A aplicação regular de bolsas sobre e sob os olhos ajudará a se livrar dos olhos inchados. Além disso, a infusão de chá é útil como enxágue – alivia a dor e evita a inflamação.

4 – Perfume para carpete

Folhas de chá secas podem ser usadas para refrescar carpetes. O conteúdo do saquinho de chá deve ser espalhado na superfície, deixado secar completamente por alguns minutos e depois aspirado. Nesse caso, o chá aromático ficará perfeito, a fragrância durará mais!

5 – Saquinhos de chá como nutriente para plantas

plantas

Plantas na estante – Foto: Freepik

Publicidade

O saquinho de chá pode ser usado no cuidado do jardim. Ao regar as plantas, acrescente o chá à água por alguns minutos até obter uma infusão. As plantas sistematicamente regadas ficam resistentes.

6 – Saquinhos de chá como tônico natural

Os amantes de cosméticos naturais podem tentar preparar um tônico caseiro à base de chá. Os antioxidantes nele contidos protegem a epiderme.

Depois de preparar o chá, deixe-o esfriar e depois lave regularmente o rosto com ele.

7 – SPA em casa

O chá em sua composição contém muitos antioxidantes que têm um efeito sobre a saúde de nossa pele.

Durante o banho, molhe o sachê por alguns instantes me deixe agir na pele. Para isso, o melhor é o chá aromático, por exemplo de camomila ou com adição de frutas secas.

8 – Condicionador de cabelo

receitas caseiras para cuidar do cabelo

Mulher penteado os cabelos molhados. Foto: Freepik

O chá pode ser usado como condicionador para os cabelos para dar brilho e aparência saudável.

Para o melhor efeito do chá, use chá branco puro ou camomila para cabelos claros. Os donos de cabelos castanhos ou pretos devem buscar o tipo de chá escuro.

9 – Saquinhos de chá para eliminar o mau hálito

As propriedades antissépticas e antibacterianas do chá ajudam a suprimir as bactérias que causam o mau hálito.

Para preparar um gargarejo, basta preparar 2-3 saquinhos de chá. Faça gargarejo 2 vezes ao dia. Ele vai aliviar até a doença gengival.

10 – Saquinhos de chá para tratamento de fungos nas unhas

cuidados das unhas

Cuidados das unhas – foto: Freepik

Os compostos fenólicos, ou taninos, encontrados no chá têm propriedades antifúngicas, o que significa que podem ajudar no tratamento de fungos nas unhas.

Além disso, as propriedades antibacterianas do chá aliviam a irritação, o inchaço e a queimação da pele.

O tratamento é muito simples. Coloque os saquinhos de chá usados ​​na geladeira por 30 minutos e, em seguida, coloque-os na área afetada por 15 minutos. O procedimento deve ser realizado 2 a 3 vezes ao dia até que a pele fique limpa.

11 – Para afastar ratos, formigas e aranhas

Os ratos, formigas e baratas não suportam o cheiro de chá, portanto, coloque os saquinhos de chá em sua despensa, galpão, adega, etc.

12 – Remédio para coceira de picada de mosquito ou inseto

saquinho de chá

Saquinho de chá – Foto: Freepik

Se você foi picado por um mosquito ou outro inseto e não consegue resistir a coçar a área afetada, aproveite as propriedades milagrosas de um saquinho de chá.

Coloque um sachê úmido sobre o local da picada e deixe-o ali por um quarto de hora. Após este tempo, você notará que a coceira passou. Além disso, esta ferramenta ajudará a prevenir irritação e vermelhidão.

Cuidados no armazenamento dos saquinhos de chá

Lembre-se de que os saquinhos de chá úmido só podem ser armazenados em temperatura ambiente por 24 horas. Portanto, para fins cosméticos, eles devem ser refrigerados para evitar o crescimento de fungos e bactérias.

Curiosidades sobre chá

A maior parte da produção de chá ocorre em mais de 35 países nas regiões subtropicais da Ásia, incluindo China, Índia, Sri Lanka, Japão e Indonésia. O chá preto é o mais produzido, seguido pelo chá oolong e pelo jasmim.

O chá verde é originário da China para fins medicinais, e seu primeiro uso registrado foi há 4000 anos. No século III, tornou-se uma bebida diária, o cultivo e o processamento começaram. Existem centenas de tipos diferentes de chás verdes na China hoje.

Embora tradicionalmente o chá verde fosse produzido à mão, o processo era totalmente mecanizado no Japão. Os diferentes tipos de chá produzidos atualmente diferem dependendo dos métodos de cultivo e métodos de processamento.

Antes de o chá entrar na sua xícara, ele percorre um longo caminho desde o arbusto até a infusão final.