Mais uma vez, o ano passou muito rápido e 2023 já está quase chegando! Que tal começar a planejar como será a decoração de Ano Novo deste ano?

Nós separamos aqui algumas ideias super bacanas e criativas para você se inspirar e decorar a sua festa no melhor estilo “Faça você mesmo”, também conhecido como DIY (“Do it yourself“).

Então, se o seu propósito esse ano é fazer uma festa diferente, fácil e econômica, nós vamos te ajudar nessa missão!

Vamos lá? Já pega o papel e caneta para anotar todas as dicas!

Publicidade
decoração de Ano Novo

Balão dourado escrito “2023” em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

O que não pode faltar na decoração de Ano Novo?

Antes de mais nada, lembre-se que as festas de final de ano são ótimas ocasiões para comemorar a vida e a amizade junto com os familiares e amigos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por isso, invista em uma decoração encantadora e charmosa para o Réveillon e surpreenda os seus convidados com uma festa em casa.

Seguindo a tradição, as cores principais da virada são: prata, branco e dourado e branco. Elas são as protagonistas e roubam a cena mais uma vez!

Além disso, a decoração de ano novo é cheia de simbolismos e, na maior parte das vezes, tudo aquilo que é usado possui um simbolismo por trás.

Por isso, veja só essas dicas incríveis que trouxemos a seguir e veja tudo o que precisa providenciar para sua decoração de ano novo sair perfeita!

Publicidade

Programe-se: planejamento é essencial

Em primeiro lugar, planeje-se! Uma das dicas mais importantes é o planejamento e a antecipação para a festa de ano novo.

Para que tudo saia como o planejado, vale muito a pena se antecipar e começar os preparativos o quanto antes. Faça uma lista de tudo o que vai precisar e comece a confeccionar o que puder.

Portanto, deixe para a última hora apenas aquilo que não pode ser feito com antecedência porque é perecível, como, por exemplo, a decoração com flores e frutas.

decoração de Ano Novo

Três amigas celebrando o Ano Novo juntas, brindando com taças de Champanhe. Freepik

Conheça o simbolismo das cores

Do mesmo modo, as cores possuem um papel essencial na festa de Réveillon, porque elas conduzem os pensamentos em busca daquilo que se deseja alcançar.

Portanto, reflita um pouco sobre o que deseja expressar e assim monte a paleta de cores da sua decoração de ano novo.

Publicidade

A lista abaixo te ajuda a entender melhor o significado de cada cor, para que você escolha as que mais combinam com você, inclusive uma para o seu look de final de ano!

  • Branco – Paz, calma e pureza
  • Azul – Tranquilidade, tolerância e compreensão
  • Verde – Esperança e equilíbrio
  • Amarelo – Prosperidade e otimismo
  • Rosa –   Amor, romantismo e ternura
  • Vermelho – Paixão e liderança
  • Prata – Renovação, inovação e sucesso
  • Dourado – Riqueza e abundância
  • Lilás – Espiritualidade, intuição, nobreza e respeito
  • Preto – Sofisticação e luxo.

Ano novo brilhante

Independente da cor que você escolher, aposte no brilho. Uma decoração brilhante é sinônimo de boas energias para o ano que se aproxima.

Os tons metálicos são uma ótima opção nesse caso, além dos clássicos tons de prata e dourado.

decoração de Ano Novo

Jovem de cabelo castanho curto, sorridente. Foto: Freepik

Réveillon 2023: Dicas DIY de decoração de Ano Novo

1) Boas energias

O conceito de boas energias pode estar presente na decoração de ano novo a partir dos enfeites.

As flores, por exemplo, são símbolos de boa sorte, assim como as frutas que sinalizam abundância e fartura.

Procure sempre por elementos que expressem os desejos para o seu novo ano, a partir das suas crenças, sonhos e convicções.

2) Luz para o próximo ano

Do mesmo modo, outro elemento indispensável para a decoração de Ano Novo é a luz.

Ela é um grande símbolo da data e pode ser inserida na decoração a partir de velas, luminárias, luzinhas e outros itens luminosos.

Inclusive, as velas menores podem ser colocadas dentro de copos, taças e potes de vidro. Já as maiores podem ser usadas em castiçais, candelabros ou apoiadas junto de outros enfeites.

Por outro lado, se preferir algo mais prático, as velas de led são duráveis e recarregáveis, já que funcionam à bateria, além de evitar possíveis acidentes com o fogo. Para deixar esses enfeites com um ar ainda mais temático, não economize no glitter dourado!

Outra boa dica é criar um varal de lâmpadas, especialmente se a festa for ao ar livre.

Resumindo, o importante é trazer luminosidade para o ambiente! Afinal, além da boa iluminação mexer com as sensações da casa e trazer sofisticação, contribuirá para as suas fotos ficarem lindas.

 decoração de Ano Novo

Balões dourados e branco, em fundo de madeira, com glitter dourado. Crédito da foto: Freepik

3) Balões

Bem como a luz, os balões também são sempre bem vindos em qualquer festa, inclusive a de Ano Novo.

Os balões em formatos de estrelas, letras, números etc. estão em alta, são fáceis de usar e dão um toque de brilho à festa.

Versáteis, eles são perfeitos como decoração de teto, colados na parede com fita dupla face ou em suportes de chão, que podem ser encontrados em casas especializadas em artigos para festas.

Eles são ótimos quando a intenção é economizar, já que são bem baratinhos ou, ainda, quando você não tem muito tempo sobrando para fazer algo mais elaborado.

Para começar, faça arcos de balões com as cores escolhidas para a virada ou, ainda, encha os balões com gás hélio e deixe-os flutuando pelo teto.

Outra boa ideia é usar balões de números para formar o ano que se inicia. A mesma ideia vale para montar palavras cheias de boas vibrações, como paz e amor.

E se você quiser dar um toque mais clean para a decoração de ano novo, experimente usar balões transparentes com papel laminado dentro para criar um efeito levemente brilhante.

Lembrando que as cores prata ou dourada destacam bastante o Ano Novo.

Essa é uma tendência que veio para ficar!

Relógio em fundo preto com detalhes dourados. Crédito da foto: Freepik

4) Relógio

O relógio é, sem dúvida, um dos elementos mais valorizados de uma decoração de ano novo. Ele é super importante para a contagem regressiva no momento da virada.

E é claro que você pode tirar proveito desse símbolo para fazer a decoração. O modo mais óbvio é pendurando um relógio na parede.

Mas ainda é possível criar formas mais criativas de usar o relógio. Uma delas é apostando em mini relógios sobre a mesa da ceia.

Você também pode fazer um relógio gigante na parede usando um balão para cada hora. Vá estourando os balões na medida em que as horas avançam.

O formato do relógio ainda pode servir como tema para o bolo e os biscoitos, por exemplo.

5) Mensagens

Ano novo é momento de compartilhar mensagens positivas de amor, otimismo, esperança e sorte, bem como votos de paz e prosperidade.

Para isso, nada melhor do que espalhar pelo local da festa essas mensagens carinhosas. Faça isso, por exemplo, suspendendo pequenos pedaços de papel em fitas de cetim.

Outra ideia é colocar essas mensagens sobre os lugares de cada convidado na mesa posta de ano novo.

E o que acha de criar um espaço onde os convidados possam escrever votos uns para os outros e depois lerem? Muito bacana e aproxima os laços entre os convidados!

6) Painel de fotos

Atualmente, tudo vira motivo para postar foto nas redes sociais, não é mesmo?

Então porque não aproveitar a decoração da festa de Ano Novo para criar um espaço onde os seus convidados possam fazer caras, bocas e selfies?

Um jeito simples e fácil de fazer isso é apostando em uma parede lousa. Escreva mensagens positivas e, se quiser, disponibilize também plaquinhas para as fotos.

Um painel de balões também é uma boa pedida, além de ser prático, rápido e econômico.

Acredite, vai ser muito divertido e registrará os bons momentos!

Taças de champanhe em mesa com confeitos brilhantes. Crédito da foto: Freepik

Ideias “Faça você mesmo” para decoração de ano novo

7) Champanhe, taças e brindes

O melhor jeito de começar um novo ano é brindando! Para isso, tenha um cantinho na festa preparado só para o momento do brinde, com o champanhe colocado em bales de gelo e as taças dispostas cuidadosamente.

Inclusive, aposte na ideia de fazer gelos decorados com flores, assim, na medida em que o gelo derrete, a água vai ganhando pétalas coloridas.

Hoje em dia está muito em alta o uso de carrinhos (daqueles usados para servir chá), mas na falta de um desses, vale usar uma mesa ou um balcão.

O espaço ainda pode ser decorado com balões, velas, relógios e flores, por exemplo. Fica lindo!

8) Flores e frutas

Sempre tem espaço na decoração de ano novo para as flores e as frutas. Além do simbolismo que elas carregam, esses elementos ainda tem um incrível poder de deixar tudo mais bonito.

Procure fazer arranjos com cores que se harmonizem com a decoração que você criou.

Algumas frutas famosas nessa época do ano são: Abacaxi, banana, uvas verdes, romã, laranja, maçã e manga. Todas elas prometem trazer boa sorte e prosperidade para o ano que se inicia!

9) Estrelas

As estrelas são outro símbolo muito especial no ano novo. Elas trazem brilho e luz, além de simbolizar esperança e paz.

Você pode fazer estrelas de papel e pendurá-las na parede ou deixá-las suspensas no teto. Aproveite e faça ainda cortinas de estrelas para as janelas ou entre os ambientes da casa.

Os enfeites sobre a mesa também podem ganhar o formato de estrelas.

 decoração de Ano Novo

Bolas douradas com glitter. Crédito da foto: Freepik

10) Bolas coloridas

Continuando nossas dicas, que tal usar bolas coloridas?

As bolas coloridas, que no natal foram usadas para decorar a árvore, podem servir para compor a decoração de réveillon 2023.

Além disso, as peças douradas e prateadas rendem lindas ornamentações, assim como as azuis.

Você também pode tirar proveito dos elegantes recipientes de vidro transparentes e colocar as bolas dentro deles! Fica um charme.

11) Garrafas decoradas com flores

Aproveitando que mencionamos os recipientes de vidro, nossa próxima dica é utilizar justamente as garrafas de vidro que seriam jogadas fora.

Elas podem se transformar em enfeites pendentes para decorar o ambiente da festa de réveillon. Adicione algumas flores em cada recipiente e obtenha um resultado incrível.

Se quiser levar um ar de modernidade à festa, é só usar luzes de led ou serpentinas dentro das garrafas.

Esta é uma boa ideia de decoração ano novo “Faça você mesmo”!

12) Enfeites para os móveis

Você quer surpreender os convidados com a decoração da festa de ano novo? Então se preocupe com os detalhes!

Você pode customizar recipientes transparentes e depois colocá-los em bandejas de prata para decorar os móveis do ambiente onde acontecerá a ceia de ano novo.

decoração de Ano Novo

Velas douradas e rosas com glitter. Fundo rosa brilhante. Crédito da foto: Freepik

Réveillon 2023: Dicas DIY de decoração de Ano Novo

13) Material reciclável

Garrafas e potes de vidro, papel, latas, entre outros materiais recicláveis são são ótimas opções para serem usados em uma decoração de ano novo sustentável e ecológica.

Você pode, inclusive, reaproveitar os enfeites de Natal, como os pisca-piscas ou bolas da árvore, que colocadas dentro de um pote de vidro se transformam em um lindo enfeite de mesa.

Outra ideia divertida é usar caixotes como apoiadores para petiscos e paletes decorados com luzes de led como um painel para fazer fotos. Além de surpreender os convidados, esse décor evita o desperdício.

Resumindo, os materiais reciclados são ótimas opções para serem usados em decorações. Com esses materiais é possível fazer luminárias, vasos, suportes e uma infinidade de enfeites.

Aposte em uma decoração de Ano Novo sustentável!

Decoração de Ano Novo: 14) Espaço kids

O que acha de preparar um cantinho só para as crianças? Muitas vezes os pequenos não conseguem acompanhar o horário da virada acordados e com isso acabam perdendo o melhor da festa.

Para mantê-los animados e despertos, ofereça opções de brincadeiras, jogos e gincanas.

Um espaço para desenhar e pintar já é um bom começo, mas você pode ir um pouco além e propor jogos de tabuleiro e uma sessão de karaokê.

E para a hora do brinde tenha opções de bebidas não alcoólicas para que as crianças também possam participar desse momento tão especial.

Além disso, distribua almofadas, puffs e um tapete fofinho para os pequenos.

decoração de Ano Novo

Pessoas brindando com taças de champanhe em cima da mesa. Crédito da foto: Freepik

Use comidas e bebidas para compor a decoração de Ano Novo

Os comes e bebes não só podem como devem ser um atrativo no Réveillon.

Como já mencionamos anteriormente, as frutas, por exemplo, são grandes aliadas para dar um colorido extra à decoração da mesa.

Uma ideia é usar a metade de uma melancia sem a polpa como recipiente para servir uma deliciosa salada de frutas.

Dispor garrafas de champanhe ou vinho em um balde de acrílico ou alumínio com gelo também pode trazer um toque de elegância à comemoração.

Decoração de Ano Novo: Aposte em Cupcakes temáticos

Do mesmo modo, uma outra forma criativa de decorar a festa de réveillon é apostando nos Cupcakes para decorar!

Depois, posicione os Cupcakes em uma bandeja. Não tem quem resista a esses bolinhos deliciosos!

Que tal aproveitar o dourado do Ferrero Rocher?

Assim como, coloque um bombom Ferrero Rocher sobre cada prato da mesa.

É uma forma simples e fácil de acrescentar um toque dourado à composição!

Decoração de Ano Novo: Capriche na mesa posta

Sabe aquela mesa linda para refeições, digna de revista? Parece difícil de ser montada em casa, mas, na verdade, é simples.

A mesa posta nada mais é do que saber organizar pratos, talheres e copos para as refeições, o que facilita muito o momento de servir.

Além disso, nada como uma festa para tirar as louças do armário, não é mesmo? Aproveite para usar aquelas taças, copos, talheres e pratos bonitos que você reserva apenas para os dias de comemoração.

Use uma bela toalha de mesa ou jogo americano, disponha os acessórios de maneira harmônica e capriche na criatividade.

Composição escrito “2023” em dourado, com glitter. Crédito da foto: Freepik

Decoração de Ano Novo – 2023

Gostou das ideias propostas aqui? Inspire-se nelas e crie uma comemoração do jeitinho que você e a sua família adoram, é isso que importa!

No mais, capriche na decoração de Ano Novo, nos comes e bebes, na música, diversão e… Feliz 2023!

Continue acompanhando o blog Mil Dicas de Mãe para mais novidades!