Camurça é um material eficaz que, infelizmente, se suja e se estraga com muita facilidade; conheça nossas dicas e veja como limpar os sapatos de camurça!

Sapatos de camurça requerem atenção especial, portanto, você precisa saber como cuidá-los adequadamente.

sapato de camurça

Mulher limpando o sapato – Foto: Freepik (montagem)

Ao comprar sapatos de camurça, você precisa entender como distinguir a camurça natural da artificial.

Publicidade

Aqui estão algumas das principais diferenças:

  • A camurça natural cheira a couro e seu substituto cheira a tinta e cola;
  • Para a fabricação de camurça natural, são utilizadas matérias-primas de alta qualidade – couro animal. O processo de acabamento do couro é longo e complicado, por isso os sapatos de camurça são caros;
  • Sapatos de camurça natural podem ficar molhados por cima, mas a umidade não entra. Sua superfície se dilata e se torna impenetrável;
  • A pele é aveludada dos dois lados, não há base de tecido;
  • Quando você passa o dedo ao longo do camurça, ela muda de cor e as vilosidades se inclinam em um determinado ângulo;
  • A superfície da camurça natural nunca é uniforme. Sua estrutura é porosa com pequenos defeitos;
  • Se você colocar a mão na camurça natural, o material ficará quente imediatamente.

Como limpar sapatos de camurça?

sapato de camurça

Sapato de camurça – Foto: Freepik

Sapatos de camurça natural são caros e, para durarem muito e manterem sua aparência original, precisam de cuidados. Não é nada difícil, mas você pode prolongar o período de uso.

Eles não podem ser usados ​​em tempo chuvoso porque não toleram a umidade. Você deve tomar cuidado especial com eles no inverno.

1 – Limpeza de sapatos de camurça: limpeza com talco

Se seus sapatos de camurça estiverem molhados e sujos, você pode borrifar talco sobre eles. Deixe os sapatos secar ao ar livre e tire o pó.

2 –  Limpeza de sapatos de camurça com escova de dentes

escova de dentes

Escova de dentes – Foto: Freepik

Publicidade

Se seus sapatos molharem e ficarem sujos, deixe-os secar. Em seguida, esfregue os sapatos com a escova para se livrar da sujeira.

4 – Limpeza com borracha

Se seus sapatos de camurça claros estiverem sujos, pegue uma borracha branca. Ajudará efetivamente mesmo com sujeira forte.

5 – Água e sabão

limpeza de sapato

Limpeza de sapato – Foto: Frreepik

Sapatos muito sujos podem ser limpos com água e sabão. Em uma proporção de 1: 5, misture detergente e amônia com água. Limpe os sapatos com a solução após a limpeza Para fazer isso, adicione 1 colher de chá em 1 litro de água.

6 – Com leite, refrigerante e sal

Misturados em proporções específicas, esses produtos podem ser um limpador de camurça eficaz.

Sendo assim, combine um litro de leite com uma colher de chá de sal e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Molhe uma bola de algodão na mistura e esfregue a camurça branca. Em seguida, enxágue o resíduo com água limpa e deixe secar.

Publicidade

Como armazenar adequadamente sapatos de camurça

sapato de camurça

Sapato de camurça – Foto: Freepik

Para que os calçados mantenham sua aparência original por muito tempo, além dos cuidados com eles, é necessário guardá-los corretamente.

Após o uso, os sapatos devem ser limpos, secos, para preservar a cor – borrifado com tinta spray. Se houver manchas, remova-as usando um dos métodos acima.

  • Para sapatos de camurça, é melhor comprar almofadas especiais, que são vendidas em muitas lojas de calçados. Eles ajudarão a manter o sapato em forma.
  • Os sapatos de camurça não podem ser dobrados, porque se aparecerem vincos, não será possível eliminá-los no futuro. Se você não conseguir encontrar as almofadas, pode usar papel comum, enchendo bem as botas ou os sapatos com ele.
  • Guarde os sapatos de camurça em uma sacola de tecido.

Confira também: Borra do café: Veja como usar e confira 8 dicas incríveis para os amantes!

Regras básicas de limpeza de sapato de camurça

limpeza de sapato

limpeza de sapato – Foto: Freepik

Imediatamente após a compra, os sapatos de camurça são limpos com uma escova especial e tratados com spray. Isso ajudará a preservar a cor dos produtos, facilitar a limpeza e prolongar a vida útil.

Além disso, cuidar de camurça requer o cumprimento de regras básicas simples:

  • Não molhe, lave o produto sob pressão de água, use soluções com base líquida.
  • A lavagem à máquina pode danificar permanentemente o material. A lavagem a seco é ideal, assim como umedecimento mínimo com uma esponja úmida.
  • Além disso, respingos e qualquer outra sujeira são removidos somente após os sapatos estarem completamente secos. Caso contrário, a substância se aprofundará no material e formará uma mancha, que será muito difícil de remover.
  • A superfície felpuda é facilmente manchada, então ferramentas separadas devem ser adquiridas para sapatos escuros e claros.
  • O material requer manutenção preventiva. É necessário tratar regularmente com produtos especiais.