O âmbito de aplicação da borra de café é multifacetado: desde o uso como fertilizante para plantas até eliminar defeitos cosméticos e estimular o crescimento do cabelo.

O café residual tem muitas propriedades benéficas. Aqui estão oito maneiras surpreendentes de reutilizar o pó de café.

Borra do café:  1. Livre-se de odor na geladeira

borra de café

borra de café – Foto: Freepik

Seque o pó depois de coar o café. Coloque em uma jarra de plástico, faça furos na tampa e leve à geladeira. O café absorve odores desagradáveis. Você pode colocar o mesmo pote no freezer.

Publicidade

Borra do café: 2. Limpe panelas e frigideiras

Adicione um punhado de café moído e esfregue bem os alimentos queimados. Em seguida, lave como de costume. Não use este método com panelas que não podem ser esfregadas, como panelas com qualquer tipo de revestimento antiaderente e potes de esmalte.

3. Lave as mãos para tirar o cheiro de peixe

borra de café

borra de café – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mantenha um pote de café moído ao lado da pia da cozinha e use-o depois de cozinhar peixe, usar cebola picada ou alho. Normalmente, os odores desses produtos permanecem na pele por muito tempo e são difíceis de lavar. Mas eles vão desaparecer facilmente se você esfregar as mãos com café.

4. Use para tirar o mau cheiro do chulé nos sapatos

Despeje o café em uma meia, amarre a parte superior e coloque durante a noite em sapatos que começaram a cheirar mal. Pela manhã, o café vai absorver os odores. Você pode refrescar um armário mofado da mesma maneira – basta deixar a meia de café na prateleira por um tempo.

5. Nutrientes para as plantas

borra de café

borra de café – Foto: Freepik

Os grãos de café contêm muitos nutrientes, incluindo nitrogênio, que é usado como fertilizante.

Publicidade

Principalmente para plantas que preferem solos ácidos, como azaleias, camélias, hortênsias, espécies perenes. Basta adicionar café moído ao seu canteiro de flores ou vaso.

6. Esfoliante de limpeza

esfoliante com café

esfoliante com café – Foto: Freepik

As partículas de café são abrasivas. Os sólidos em contato com a pele removem pequenas células epiteliais queratinizadas, cravos e outras pequenas impurezas.

O produto também possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, evita o desenvolvimento de doenças infecciosas e inflamatórias da pele e gordura subcutânea. Dados foram obtidos no decorrer de pesquisas no Japão.

O café é um ingrediente natural. Seu uso evita a influência de muitas substâncias tóxicas contidas nos esfoliantes modernos.

Borra do café: 7. Elimine as olheiras

As olheiras ocorrem durante a exposição a um grande número de fatores. Os mais comuns são:

Publicidade
  • diminuição da elasticidade dos vasos sanguíneos;
  • deterioração da microcirculação;
  • alteração do curso dos processos metabólicos nas células da pele (a gravidade é proporcional à idade).

Estudos iranianos mostram que a cafeína reduz a aparência das olheiras, elimina as rugas e previne a desidratação da pele.

Os efeitos positivos, em maior medida, são realizados devido à estimulação da circulação sanguínea e normalização do metabolismo no tecido adiposo. Os antioxidantes dão uma contribuição adicional – eles inibem os mecanismos dos radicais livres, retardam o envelhecimento.

  • Vejas também: Café na gravidez: Congresso Americano de Obstetras recomenda 200 mg por dia

8. Estimulação do crescimento do cabelo

cabelos lindos

cabelos lindos – Foto: Freepik

A maioria dos shampoos modernos e outros produtos para o cabelo permanecem no couro cabeludo mesmo após um enxágue completo e têm um efeito negativo no cabelo: eles retardam o crescimento do cabelo e os torna mais quebradiços e destrói a estrutura dos folículos capilares.

Estudos alemães mostraram que a cafeína tem efeito sobre os folículos capilares (em nível molecular), o que leva a um crescimento mais rápido do cabelo e aumento da força e elasticidade.

Experimentos demonstram que o café também melhora o fluxo sanguíneo para os folículos capilares e potencializa o crescimento do cabelo.

Recomenda-se massagear um punhado de pó de café no couro cabeludo por 3-5 minutos, depois enxaguar com água e só depois aplicar o shampoo. A frequência desse procedimento é de 1 a 2 vezes por semana.

Conclusão

O pó de café tem grande potencial para uso doméstico. Ele remove perfeitamente muitos defeitos cosméticos (celulite, olheiras, rugas, cravos, etc.), é um fertilizante ideal para plantas, destrói muitos insetos e pragas de plantas.

Você também pode usar borra de café para limpar e lixar utensílios e superfícies de cerâmica e mascarar arranhões em móveis.