Para as mamães que querem começar um negócio em casa, trabalhar com lembrancinhas de aniversário pode ser um bom caminho. Isso porque você terá flexibilidade para trabalhar nos melhores horários, além de fazer isso no conforto da sua casa e pertinho dos seus filhos.

Afinal, quem tem bebê ou filho pequeno em casa sabe o quanto trabalhar home office pode ser muito interessante, não é mesmo? E se unirmos o trabalho em casa com algo prazeroso de fazer e que é muito divertido? Parece incrível, concorda?

Então se você quer começar a trabalhar com lembrancinhas de aniversário, veja este guia até o fim e saiba mais sobre o assunto. Esperamos lhe ajudar nos seus primeiros passos empresariais!

Leia também: Decoração Home Office: 5 dica para decorar seu ambiente de trabalho

Publicidade

Como trabalhar com lembrancinhas de aniversário?

trabalhar com lembrancinhas de aniversário

Presente como lembrancinha. Foto: Freepik

Para trabalhar com lembrancinhas de aniversário é preciso fazer um bom planejamento. Além disso, não podemos colocar os pés pelas mãos, uma vez que isso poderia fazer com que tomássemos atitudes precipitadas que, mais tarde, impactarão o nosso negócio.

Por isso, respire fundo, pegue lápis e papel e comece a anotar as nossas dicas de hoje!

1. Planejamento do seu negócio

Como dito acima, não podemos dar nenhum passo sem antes traçar um plano consistente para o nosso negócio.

Embora trabalhar com lembrancinhas de aniversário pareça algo empolgante, se esquecer de planejar com cuidado pode fazer com que você coloque tudo a perder.

E é claro que sabemos que não é isso que você deseja, não é mesmo?

Publicidade

Sendo assim, veja os primeiros passos do seu plano:

Decida o tipo de lembrancinha que você deseja fazer

trabalhar com lembrancinhas de aniversário

Lembrancinha de bebê. Foto: Freepik

Não dá para abraçar o mundo, certo? Precisamos sempre escolher um nicho de atuação quando desejamos abrir um novo negócio. Sendo assim, é fundamental que você decida qual é o tipo de lembrancinha que você deseja fazer.

É algo de tecido? Feltro? Papel? EVA? Pense sobre isso. Considere que cada material terá uma complexidade de execução, além de custar o valor X ou Y na hora de comprá-lo na loja de materiais para artesanato.

Calcule tudo que pode estar envolvido:

  • Os custos com curso de aperfeiçoamento;
  • Os investimentos nos materiais propriamente dito;
  • O tempo de execução para desenvolver cada peça;
  • A complexidade de cada tipo de material;
  • A popularidade do artesanato;
  • Entre outros fatores.

Isso tudo servirá de “mapa” na hora de selecionar o melhor tipo de lembrancinha.

Publicidade

Veja mais: Empreendedorismo: 20 Ideias de negócios para mulheres

Quais os equipamentos necessários para trabalhar com lembrancinhas de aniversário?

Escolheu o tipo de lembrancinha que você deseja trabalhar? Então é hora de fazer a lista de compras.

Cogite anotar todas as ferramentas e materiais que precisarão ser adquiridos para construir lembrancinhas impecáveis e de “de dar inveja”.

Neste primeiro momento o ideal é que você faça uma lista partindo do essencial para o mais sofisticado.

Por exemplo, se você deseja fazer lembrancinhas de feltro, pode apostar na costura à mão, em um primeiro momento. Mas, também pode colocar a máquina de costura na sua lista de equipamentos que poderão ser adquiridos mais tarde.

O importante é você saber tudo o que precisa ser utilizado para poder ter uma visão geral dos seus investimentos hoje e no futuro.

Analise os custos e monte seu capital de giro

trabalhar com lembrancinhas de aniversário

Lembrancinhas para chá de bebê. Foto: Freepik

Antes de adquirir os materiais e equipamentos que você listou logo acima, cogite fazer uma pesquisa de custos.

Você precisa estar ciente de quanto investirá em cada peça e o quanto investirá para começar o seu negócio, divulgá-lo, etc.

Tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis: o quanto você, possivelmente, gastará todos os meses para manter “tudo de pé”. Depois disso, analise quanto seria necessário para um bom capital de giro, ou seja, você precisa saber quanto dinheiro é necessário para manter o seu negócio rodando durante meses, mesmo sem lucro.

Isso lhe ajudará a desenvolver a sua empresa com mais tranquilidade, sem ter que “correr contra o tempo” para conseguir lucros que cubram os investimentos.

Espaço em casa para trabalhar com lembrancinhas de aniversário

O terceiro passo, da etapa de planejamento, é analisar em qual espaço da sua casa você poderá desenvolver o seu trabalho como artesã.

Escolha um ambiente que tenha uma boa iluminação, pois como você trabalhará com detalhes, a claridade ajudará a enxergar as mínimas sutilezas de cada peça.

Também considere apostar em caixas organizadoras, gavetas e armários que lhe ajudem a deixar tudo perfeitamente organizado. Tudo isso fará com que você consiga ter uma rotina de trabalho mais otimizada, afinal, ambiente organizado é igual trabalho com método e organização.

Veja mais: Maternidade X Carreira: as verdades sobre a questão que ninguém comenta

2. Contatos e divulgação

Mulher trabalhando com artesanato. Foto: Freepik

Se a etapa de planejamento para trabalhar com lembrancinhas de aniversário já estiver finalizada, vamos agora pensar nos seus contatos e na sua divulgação.

É aqui que o seu negócio começará a ser desenvolvido, de fato, e você poderá criar um leque de clientes fiéis que sempre comprem com você.

Levantamento de contatos que você já possui

Primeiramente, pegue o seu celular e abra as suas redes sociais, uma por uma. Veja quantas amigas e amigos têm filhos e vá anotando o nome + o número de cada um deles. Também anote quantos filhos cada um possui e qual a idade aproximada.

Depois que você fizer esse levantamento, já terá uma visão mais ampla dos potenciais clientes que você possui, e que poderão servir de ponto de partida para o seu negócio decolar.

Contatando as primeiras clientes

Lembrancinhas de aniversário. Foto: Freepik

Contate as suas primeiras clientes, mas faça isso com cuidado, ok? Nada de encher a caixa de mensagens da pessoa com spam sobre o seu novo negócio.

Comece chamando a pessoa, perguntando como ela está, etc. Além disso, apresente o fato de que você está iniciando um novo negócio, e fale mais sobre ele.

Em seguida, se possível, mostre foto de peças teste que você já fez, apenas para a pessoa começar a conhecer o seu trabalho.

Abra caminho para que a pessoa venha a contratar você para fazer as lembrancinhas. No começo, você pode cobrar um valor mais simbólico, que cubra as suas despesas.

Isso fará com que você comece a montar um portfólio e possa construir mais credibilidade na hora de trabalhar com lembrancinhas de aniversário.

Marketing digital para impulsionar a sua marca

Depois que contatar as suas primeiras clientes e já fechar as suas primeiras vendas, comece a impulsionar a sua marca com o auxílio do marketing digital.

Marque presença nas redes sociais, poste fotos bonitas dos seus trabalhos, e assim por diante.

Trabalhe o seu público, faça anúncios pagos para chegar a mais pessoas que estão perto de você, e assim por diante.

Parta do pressuposto de que você precisa ser vista para que as famílias contatem você e solicitem as lembrancinhas desejadas.

E não se esqueça de manter um pós-venda pela internet! Divulgue fotos (com autorização) das mães que adquiriram as suas lembrancinhas; agradeça-as com mimos e surpresas; entre outras possibilidades.

Veja também: Retorno ao trabalho depois da licença maternidade: Como lidar com isso?

3. Habilidades e desenvolvimento para trabalhar com lembrancinhas de aniversário

Mesa com lembrancinhas de aniversário. Foto: Freepik

Agora que você já conseguiu ter uma visão geral do passo a passo de como trabalhar com lembrancinhas de aniversário, vamos agora a uma dica fundamental: as habilidades que devem ser desenvolvidas.

E nem estamos falando apenas daquelas relacionadas à execução do trabalho, como aprender a costurar, recortar, colar, decorar, etc.

Estamos falando de outras – igualmente importantes – que devem ser colocadas em prática. Veja algumas:

  • Gestão financeira para negócios: Aprender a gerir o seu dinheiro é um segredo fundamental.
  • Logística: Aprender a lidar com a logística do negócio pode otimizar o tempo e os resultados.
  • Marketing digital: Divulgue o seu negócio na internet de forma efetiva.
  • Copywriter: Crie conteúdos persuasivos para fisgar as suas clientes.
  • Atendimento e pós-venda: Saiba atender as suas clientes da melhor forma possível.

Tudo isso vai lhe ajudar a construir um negócio incrível e que realmente traga bons frutos.

Esperamos ter lhe ajudado com as nossas dicas e desejamos muito sucesso na sua empreitada!

Veja agora: