Ronco em crianças: Os cientistas associam o ronco em crianças a problemas comportamentais, hiperatividade, agressividade, causados ​​por alterações específicas no cérebro.

A revista Nature Communications publicou dados obtidos por cientistas da UMSOM (Escola de Medicina da Universidade de Maryland), que indicam que o ronco que ocorre regularmente em crianças pode ser um sintoma de mudanças estruturais desfavoráveis ​​no cérebro.

Ronco em crianças

bebê dormindo de chupeta. Foto: freepik

De acordo com os pesquisadores, esta conexão fornece uma melhor compreensão do porquê:

Publicidade

“As crianças que roncam durante o sono costumam ter problemas de comportamento, desatenção, aumento da impulsividade, hiperatividade, agressão e dificuldades de aprendizagem na escola.”

Os cientistas estudaram mais de 10.000 imagens de ressonância magnética obtidas por crianças de 9 a 10 anos. Descobriu-se que crianças que roncam três ou mais vezes por semana exibem uma massa cinzenta mais fina nos lobos frontais do cérebro, áreas responsáveis ​​pela cognição e controle.

Ronco em crianças

bebê dormindo. Foto: freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

De acordo com os cientistas, mudanças semelhantes no cérebro também são características de crianças com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), que se caracteriza por deficiências cognitivas e comportamentais características.

Os especialistas destacam que se a criança ronca e possivelmente sofre de apneia do sono (distúrbios respiratórios durante o sono, acompanhados de ronco), ela deve ser levada ao médico.

O tratamento da apneia, neste caso, pode ser uma terapia ou prevenção de alterações adversas no cérebro. Como os pesquisadores afirmaram:

“Se você tem um bebê que ronca mais de duas vezes por semana, deve levá-lo ao médico.”

Razões do ronco em crianças

Ronco em crianças

bebê dormindo – Foto: Freepik

Publicidade

O fator etiológico mais comum para o ronco durante o sono, que chega a 95% em pacientes em idade pré-escolar e escolar primária, são as adenoides que é acompanhado por uma violação da respiração nasal e se manifesta pelo sono com a boca aberta, que provoca sons característicos.

As causas menos comuns de ronco na prática pediátrica incluem:

  • Rinite alérgica: O distúrbio é mais comum em crianças com tendência à alergias. Os sintomas de nariz escorrendo são combinados com forte inchaço da mucosa nasal e bloqueio das vias nasais, de modo que a criança abre a boca e ronca durante o sono. A rinite pode atuar como componente da “marcha alérgica”, caso em que está associada à dermatite.
  • Anomalias na estrutura do sistema respiratório: Curvatura do septo nasal, faringe anatomicamente estreita, micro e retrognatia são causas típicas de roncos que ocorrem até um ano e são resistentes ao tratamento.
  • Obesidade: O excesso de peso aumenta a quantidade de fibras em todas as áreas do corpo, incluindo o pescoço. Como resultado, a faringe não consegue se expandir normalmente, o que dificulta a passagem do ar para as próximas seções do trato respiratório. A condição patológica é mais pronunciada em um sonho e é considerada uma causa que provoca ronco.
  • Doenças neurológicas. A violação da inervação do trato respiratório superior leva à contração insuficiente e descoordenada de sua camada muscular. A respiração é difícil e acompanhada por sons altos durante o sono. A principal causa neurológica da doença são síndrome de Eaton-Lambert.
  • Doenças endócrinas. As possíveis causas do ronco em crianças são o bócio da tireoide e o aumento do tamanho da glândula timo. Na criança ocorre compressão mecânica da faringe, que aumenta na posição supina, principalmente ao dormir em posição desconfortável.

A criança ronca durante o sono: prevenção e tratamento

criança dormindo

criança dormindo – Foto: Freepik

Para prevenir o ronco, é necessário monitorar a higiene do sono da criança. O bebê deve adormecer em uma sala bem ventilada com ar frio e não muito seco.

O fato é que altas temperaturas e ar seco também levam à ventilação inadequada das vias aéreas e podem causar ronco e apneia do sono. A temperatura ideal no quarto é de 18 a 20 ° C e a umidade de 40 a 60%.

Também vale a pena acompanhar a postura de sono da criança. É melhor dormir de lado para que a língua não bloqueie as vias respiratórias e os tecidos moles não interfiram com o fluxo de ar. Dormir de costas contribui mais para o ronco.

Publicidade
Bebê dormindo

Bebê dormindo – Foto: Freepik

Para rastrear problemas potenciais a tempo, tente manter um diário do sono de uma criança. Observe e registre como ele dorme, começando cerca de uma hora depois que ele adormece. Isso tornará mais fácil entender quantas noites por semana seu bebê ronca e com que frequência ele ronca durante a noite.

Todas as suas ações destinadas a combater o ronco em uma criança devem ser coordenadas com o médico.

Que especialista devo consultar para obter ajuda se meu filho roncar?

Bebê dormindo de chupeta azul. Foto: Freepik

Se seu filho ronca pelo menos três vezes por semana durante um mês e não é acompanhado de infecção nasofaríngea, você precisa descobrir a causa. O tratamento adicional depende do tipo de ronco.

Não prolongue o curso dos sintomas, não deixe tudo “ao acaso”, procure um otorrinolaringologista especializado.

Com o auxílio de exames, o médico examinará e determinará as táticas de medidas terapêuticas que visem reduzir o ronco da criança.

Como ocorre o ronco

ronco do bebê

ronco do bebê – Foto: Freepik

Normalmente, as pessoas roncam durante o sono profundo (durante esse período, os músculos da língua e do palato mole relaxam tanto que começam a bloquear as vias aéreas).

Devido às peculiaridades da anatomia durante a expiração, isso realmente não importa, porém, durante a inspiração, as partes moles do palato e da laringe entram no fluxo de ar inspirado e vibram. Quanto mais estreito o lúmen, mais intensamente o ar passa pela laringe, o que significa que mais alto a pessoa ronca.

bebê roncando

bebê roncando – Foto: Freepik

Resumindo, o ronco é um fenômeno bastante inofensivo e comum que às vezes ocorre em quase todas as pessoas. E embora não seja uma doença em si, mas um sintoma de problemas com a passagem do ar pela laringe, não deve ser ignorado. Às vezes, o ronco pode ser um sinal de um problema de saúde mais sério.

  • Confira também: Sono do bebê – Por que o aleitamento ajuda o bebê a dormir melhor?

Ronco em crianças – Os efeitos do ronco podem piorar a qualidade de vida

Se uma criança ronca com frequência e por muito tempo, com o tempo, ela pode desenvolver uma complicação chamada apneia do sono.

Esta é uma interrupção da respiração de curto prazo, de até 10 segundos (isso pode ser determinado por longas pausas repentinas no ronco).

criança dormindo

criança dormindo – Foto: Freepik

Como resultado da apneia do sono, o corpo começa a sofrer de hipóxia – uma condição em que órgãos e tecidos não recebem oxigênio adequado.

Os sinais de hipóxia são claramente visíveis:

  • cansaço e fraqueza;
  • dores de cabeça matinais;
  • pouco apetite;
  • dificuldade de concentração;
  • relutância em se mover ativamente;
  • mudanças de humor frequentes.

Ronco em crianças – Como saber se é apneia do sono?

criança dormindo

criança dormindo – Foto: Freepik

O ronco pode ser um sinal de síndrome de resistência das vias aéreas superiores e apneia (essas condições se desenvolvem em 3% das crianças com menos de 9 anos de idade).

Isso significa que a criança ronca de 3 a 4 noites por semana e soa alto o suficiente para ser ouvida no quarto ao lado.

Em algumas crianças, a apneia do sono leva a um despertar único e, mesmo assim, não todas as noites.

Os casos graves estão associados a despertares repetidos por falta de oxigênio, o que atrapalha o desenvolvimento do cérebro e provoca problemas de comportamento.

Três sinais indicam apneia em uma criança:

  • sono agitado;
  • respiração difícil;
  • ronco alto e regular.

Os distúrbios do sono associados ao ronco levam à sonolência ao longo do dia, problemas de saúde de longo prazo e comprometimento do desenvolvimento físico e mental.

O sono das crianças é importante para a maturação normal do corpo e o crescimento dos órgãos, portanto, o ronco não pode ser ignorado.