No momento, higienização é um dos assuntos mais comentados pelo mundo todo. Principalmente, uma das ações mais básicas de higiene pessoal: lavar a mão. A popularidade do assunto se deu por causa da epidemia global de Covid-19, popularmente conhecido como Coronavírus.

 

O vírus, que causa sintomas semelhantes ao de uma gripe forte, é transmitido por gotículas de saliva presentes no ar e nos objetos. Por isso, a maneira mais garantida de se prevenir é: manter distância de no mínimo 1 metro de outras pessoas, higienizar objetos de uso pessoal e contínuo (como celular e computadores) e lavar a mão! 


Não dar aquela enganada, jogar uma água, mas lavar de verdade e de maneira correta as mãos. Para os adultos, é até fácil de entender. Mas como reforçar o hábito e mostrar a importância para os pequenos? 

Publicidade


Confira a seguir 3 jeitos super criativos de ensinar as crianças a lavar a mão que bombaram na internet.

 

  1. Carimbo de escritório

Professora carimba a mão de alunos – Foto: Foto:Reprodução/Facebook/Mrs. Woods 3rd Grade

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!


Uma professora norte-americana foi a responsável pela tática. Para ensinar e monitorar se as crianças estavam lavando bem as mãos,  ela usou do carimbo que normalmente iria para as provas e agendas, para carimbar a mão dos pequenos.


Assim, ela conseguia ver o quanto o carimbo se apagava depois de cada lavada. E, se a criança chegasse ao final do dia com o carimbo praticamente apagado, ela ganhava um prêmio! 


A estratégia é ótima e super fácil de aplicar em casa. Carimbos de papelaria também servem, custam super barato e ainda dão a possibilidade de desenhos mais lúdicos como animais, personagens de desenhos e letras decoradas. 


Vale carimbar a mão do pequeno, e aí ensiná-lo a fazer a higienização da maneira correta: 

Publicidade
  • Umedecer as mãos.

  •  Pegar sabão e esfregar até que faça espuma. 

  • Começar pelas palmas da mão, seguindo pelos dedos entrelaçados e as costas da mão. 

  • Os dedos e polegares em movimentos circulares na palma da mão contrária.

  • O enxágue na direção da água corrente (com a ponta dos dedos para baixo).

    O recomendado é fazer esse processo por 20 segundos ou, mais fácil, enquanto canta duas vezes a música “Parabéns pra você”. Na hora de fechar a torneira, lembre-se de usar um papel ou fazê-lo com o antebraço.

 

  1. Glitter 

Psicomotrista colocar glitter na mão de crianças – Foto: Reprodução/Facebook/Espaço Psicomotricidade Hérica Debiazzi


Hérica Debiazzi,
psicomotricista de São José do Rio Preto, interior de São Paulo foi a autora dessa ideia. Ela viralizou na rede social Instagram, ao ensinar como funcionam os micro-organismos com glitter, para as crianças.

 

A tática também é super fácil de colocar em prática: basta pegar um tipo de glitter de sua preferência (se possível, biodegradável), colocar em uma tigela uma quantia razoável e pedir para que a criança coloque a palma da mão na tigela. A partir disso, a transmissão dos micro-organismos é explicada na prática: o glitter fica nas maçanetas, na mão de outras pessoas, na roupa, em superfícies, no rosto, em tudo!

 

Publicidade

Dessa maneira, as crianças consegue visualizar o que acontece se não lavar a mão e como o Covid-19 se espalha por contato.

 

  1. Pimenta-do-reino e sabão

Tom Fletcher ensina os filhos a lavar a mão com pimenta-do-reino – Foto: Reprodução/Instagram/Tom Fletcher


O responsável por viralizar a dica foi o astro da banda McFly, Tom Fletcher. No vídeo, publicado em seu Instagram no último final de semana, ele ensina aos filhos como funcionam os micro-organismos com: uma tigela de água, pimenta-do-reino e sabão.

 

Primeiro ele coloca a pimenta na tigela com água, mostrando como funcionam os germes. Então:

  • Pede para que uma das crianças coloque o dedo na mistura.
  • Dessa maneira, as pequenas partículas de pimenta ficam presas no dedo e podem ser passadas para outras superfícies.
  • Após essa demonstração, Tom coloca sabão no dedo que está com pimenta e pede para que a criança coloque o dedo de novo na mistura.
  • Magicamente, as partículas do tempero são repelidas pelo sabão!

Com o experimento, Tom explicar a importância de lavar a mão da maneira correta para expelir esse tipo de micro-organismos, como os do Covid-19.