O Carnaval é uma das festas mais tradicionais do país, que para tudo por 5 dias de festa, alegria, fantasias e muuuuito glitter. Mas, para as mamães e papais o Carnaval com crianças pode ser sinônimo de dor de cabeça. 

O trânsito para viajar, as ruas fechadas por causa dos bloquinhos de Carnaval, o barulho excessivo, a falta de rotina… Tudo isso desanima muitos pais na hora de fazer os planos para a comemoração. 

Mas, nós vamos te ajudar nessa missão para que a família inteira curta a festa mais animada do país! 

Prepare-se para anotar e já vá pensando nas fantasias. 

Publicidade

 

1. Escolha o look a dedo para passar o Carnaval com crianças 

Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A fantasia é um dos carros-chefes da festa, mas, antes de se aventurar nas temáticas, penduricalhos e adereços pesados, pense no conforto. Isso vale tanto para as crianças quanto para os pais. 

Tecidos sintéticos que esquentam demais, tules que costumam pinicar, e sandálias que não são apropriadas para passar o dia todo devem ficar fora do guarda-roupa de Carnaval. 

Priorize as roupas de algodão, peças mais soltinhas e confortáveis, e aquele sapatinho que a criança adora e, se deixasse, até dormiria com ele. Acessórios em excesso como colares, pulseiras e adereços de cabeça também devem seguir a mesma linha do conforto e leveza. 

Para os pais e mães, as mesmas dicas são válidas. Entretanto, é bom pensar duas vezes na bolsa que vai levar para a folia. Prefira uma mochila transversal ou uma pochete. De preferência feita de um tecido leve como aquelas opções dobráveis e impermeáveis. E não esqueçam do protetor solar e óculos escuros para a família toda! 

Publicidade

 

2. O menu do dia deve estar sempre à mão 

Independente do lugar onde vai acontecer a festa, na rua ou em algum lugar fechado, tenha algumas opções de quitutes à mão. Escolha, claro, os favoritos da criança, mas que também tenham um bom valor calórico, nutritivo e que seja fácil de comer em qualquer lugar. Algumas das nossas dicas são:

  • Bolachinhas salgadas. 
  • Frutas mais firmes em pedaços, como maçã e tangerina. 
  • Barrinhas de frutas naturais, como banana e castanhas. 
  • Papinhas. 
  • Pedacinhos de queijo e nozes. 
  • Mini sanduiches. 
  • Snacks salgados de batata ou batata doce. 

Lembre-se de guardar tudo de uma maneira que não danifique a qualidade do alimento. Garanta também uma boa (e grande) garrafa de água para ajudar na hidratação e no calor! 

 

3. Segurança é regra para pular Carnaval com crianças

Na hora de escolher o evento, é bom que você se sinta segura com ele, conhecer o local ou até mesmo já ter ido uma vez. Combinar o passeio com um grupo de amigos ou com outros pais também ajuda a dar aquela acalmada no coração e na mente. 

Mas, como todo cuidado é pouco e nós sabemos que a criançada pode sair da nossa vista, aposte em métodos de identificação. Pode ser uma pulseira colorida que tenha o nome da criança, dos responsáveis e o telefone de contato, ou um crachá com as mesmas informações. É importante que ele seja bem colorido e, de preferência, impermeável.

Publicidade

 

4. Respeite o limite dos pequenos

Foto: Freepik

O Carnaval pode ser um evento muito divertido mas também muito estressante. Principalmente, para crianças muito pequenas que ainda não tem a completa compreensão do que está acontecendo. 

Por isso, é importante respeitar a hora deles e a rotina. Caso dê sono, ou o cansaço chegue com aquelas clássicas caras de irritação, é melhor ir embora. Para a criança entender e se divertir, é crucial que ela se sinta confortável no ambiente e saiba que não é obrigada a estar lá. 

Evite também ficar muito próximo às caixas de som e em ambientes de muita aglomeração. Prefira um point mais tranquilo onde as crianças consigam dançar a música e brincar com liberdade, sem aquele pulo no coração de não conseguir vê-las. 

 

5. Se programa bem para curtir o Carnaval com crianças

Normalmente os bloquinhos de rua são anunciados com uma certa antecedência, assim como as festinhas. Aproveite esse timing e deixe tudo preparado para não passar perrengues! 

Já combine com todo mundo, faça sua rede de apoio, decida hora e local de encontro. Se a festinha acontecer em um local arborizado, como um jardim ou uma praça, não esqueça de levar a canga para sentar e descansar a hora que for preciso! 

 

6. Leve algo para entreter as crianças

Foto: Freepik

Mais do que a festa em si, é bom ter algo para deixar os pequenos ocupados. Como línguas de sogra, serpentina e confetes! 

Na hora de escolher qual produto levar, dê preferência aos biodegradáveis, porque, como a criançada vai ficar jogando para cima, é importante escolher um produto que não afete tanto o meio-ambiente. Eles costumam ser um pouco mais caros que os não-biodegradáveis, mas vale o investimento. 

 

7. Coisas que valem a pena evitar

É bom fugir de algumas pegadinhas que, de primeira tem tudo para ser bom mas podem virar uma dor de cabeça. 

  • Evite pintar ou maquiar as crianças: as tintas podem dar alergia, coçar e começar a derreter com o calor em excesso. Então, para as fantasias, prefira adereços que não sejam tão invasivos e que não apresentem tantos riscos para as crianças. 
  • Cuidado com os balões e bexigas: pode estourar, machucar o olho do pequeno ou pior, a criança ingerir algum pedaço. Prefira outros tipos de acessórios carnavalescos, como nossa dica de confetes biodegradáveis. 

Anotado? Conta para a gente nos comentários se você já pulou Carnaval com os pequenos e quais são as suas dicas para a comemoração perfeita!