A manga é fruto de uma árvore perene. Sua terra natal são as florestas tropicais da Índia e do Paquistão. O tamanho do fruto chega a 2 kg, mas existem exemplares menores.

A casca é lisa e fina. Sua cor depende da variedade e do grau de maturidade. Pode ser verde, amarelo ou vermelho. A polpa é macia e suculenta.

Hoje, as mangas são cultivadas em todo o mundo em regiões tropicais. A Índia continua sendo o principal produtor. A planta é cultivada lá há mais de 6 mil anos.

A manga é a rainha das frutas, uma iguaria indiana, um dos símbolos nacionais deste país. São conhecidas cerca de 30 espécies e mais de 3.000 variedades pertencentes a uma única espécie cultivada.

Publicidade

7 razões para comer mangas

mangas

Fruta. Fonte: Freepik

Na Índia, rica em tradições da medicina tradicional, as mangas são usadas para tratar muitas doenças. A combinação de vitaminas e minerais permite utilizá-la na prevenção do câncer de vários órgãos, principalmente nas esferas reprodutiva e geniturinária.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Devido à sua rica composição química, a fruta possui propriedades medicinais, é usada na medicina e na cosmetologia.

Conheça as razões para comer essa fruta com mais frequência.

1. Manga melhora a digestão

Uma manga contém 20% do valor diário de fibra. Em 2018, um grupo de cientistas conduziu um estudo sobre o efeito da fruta no estômago e intestinos.

Os participantes do experimento sofriam de constipação crônica e tiveram que consumir uma manga por dia durante quatro semanas. Assim, os resultados do estudo mostraram que a digestão dos entrevistados melhorou significativamente devido à fibra contida na fruta.

Publicidade

2. Manga fortalece o sistema imunológico

manga

Manga. Fonte: Freepik

100 gramas de manga contém 36 miligramas de vitamina C (para comparação: o suco de limão contém cerca de 39 miligramas).

Esta substância fortalece o sistema imunológico e protege o corpo contra vírus e bactérias.

Além disso, a vitamina C fortalece os vasos sanguíneos, aumentando sua elasticidade, promove a absorção de ferro e o crescimento celular. O ácido ascórbico é um poderoso antioxidante que acelera o processo de cura do corpo.

3. Manga melhora a visão

Devido ao alto teor de vitamina A, o uso da manga tem um efeito positivo na visão humana. Ela não apenas alivia a fadiga e a coceira da membrana mucosa do olho, mas também protege contra o desenvolvimento de cegueira noturna, miopia e descolamento de retina.

4. A manga deixa a pele e os cabelos bonitos

Manga

Fruta amarela. Fonte: Freepik

Publicidade

A vitamina C contribui para a produção de colágeno, responsável pela elasticidade da pele e do cabelo. Vários pesquisadores afirmam que as mangas contêm nutrientes antienvelhecimento poderosos, incluindo vitaminas D, E e B, zinco, ferro e cálcio.

5. Manga combate a inflamação

O consumo regular da polpa da fruta ajuda a reduzir a inflamação.

6. Manga previne contra o câncer

De acordo com pesquisas realizadas por cientistas da Universidade do Texas, as mangas são eficazes na prevenção do câncer de mama.

Os antioxidantes de alimentos vegetais apresentam propriedades anti-inflamatórias, auxiliam na redução do estresse oxidativo, que leva ao desenvolvimento de doenças crônicas e ao crescimento de neoplasias malignas.

Além disso, as mangas contêm flavonoides, carotenoides, compostos fenólicos que suprimem o ambiente bacteriano prejudicial.

7. Manga fortalece os nervos e a memória

A fruta contém endorfinas vegetais – substâncias que melhoram o humor. Elas também ativam os processos de pensamento e aumentam a memorização de novas informações.

Quem não pode comer manga?

Manga. Fonte: Freepik

Lembre-se de que a manga pode causar alergias, principalmente em crianças menores de três anos. Frequentemente, a casca da fruta é o alérgeno, não a polpa, então é melhor limpá-la bem.

Frutas verdes podem irritar a mucosa do estômago e causar cólicas e gastrite.

Além disso, a manga contém muito açúcar, por isso deve ser ingerida com cautela se você estiver com sobrepeso, tiver diabetes ou outros problemas com os níveis de açúcar no sangue.

Manga: como escolher uma fruta madura?

As frutas mais deliciosas são as amarelas. Você não as vê com frequência. O sabor agrada: doce e suculenta.

A cor não é o único critério de seleção. Uma fruta de qualidade tem:

  • Aroma agradável;
  • Casca lisa sem manchas e danos,
  • Superfície moderadamente macia,
  • Peso 200-300 gramas.

Como armazenar manga?

Manga. Fonte: Freepik

Na geladeira, a fruta pode ficar por muito tempo e não estragar. No entanto, neste caso, a fruta não será suficientemente saborosa.

Como armazenar sua manga para mantê-la doce e suculenta:

  • Não armazene a fruta em lugares escuros e frios – ela ficará dura;
  • Manga verde não amadurece na geladeira;
  • A fruta deve ser colocada em local fresco (não frio!) se estiver madura.

Há um truque para amadurecer uma manga rapidamente – coloque a fruta em um saco com uma maçã ou banana madura, a fruta amadurecerá em alguns dias.

Fatos interessantes sobre manga

  • A mangueira na Índia é um símbolo de amor, algumas pessoas até acreditam que ela concede desejos;
  • A Índia é o maior fornecedor mundial de mangas;
  • Folhas de manga são venenosas e não devem ser comidas por animais. As árvores não devem ser queimadas, pois os gases venenosos são prejudiciais aos pulmões e aos olhos;
  • Muitos reis asiáticos e seus nobres tinham suas próprias mangueiras, um sinal de status social elevado;
  • Na Índia, as folhas de manga são tradicionalmente espalhadas no casamento para que a vida dos jovens seja fértil. Durante a comemoração do aniversário do menino, folhas são penduradas na entrada da casa;
  • Nos dias sagrados, os hindus esfregam os dentes com um ramo de manga;
  • Frutas verdes contêm mais vitamina C do que frutas maduras. Portanto, frutas verdes também são benéficas. Quando madura, a quantidade de vitamina A aumenta.

O uso na medicina

Fruta cortada. Fonte: Freepik

Os benefícios da fruta na medicina popular são conhecidos há muito tempo. As pessoas usam frutas, folhas, galhos, flores, sementes, cascas e suco da casca para tratar doenças.

A manga é um bom antioxidante e útil na prevenção do câncer. É usado como diurético e agente anti-inflamatório.

É útil beber suco espremido na hora após uma refeição pesada, para melhor digestão e absorção.

A fruta é consumida para constipações, as frutas têm efeitos analgésicos, fortalecem bem o sistema imunológico.

As frutas são úteis para a visão e as gengivas, são utilizadas na prevenção da cegueira noturna e no tratamento de córnea seca, doença periodontal e estomatite. As frutas são úteis para pielonefrite e pedras nos rins.

Na Índia, uma mistura de manga verde, sal e mel líquido de abelha é usada para tratar algumas doenças:

  • hemorroidas;
  • dispepsia crônica;
  • diarreia;
  • disenteria.

Com a estagnação da bile, a polpa madura é combinada com mel e pimenta. A fruta é eficaz para o escorbuto e dores de estômago.

Além disso, os médicos recomendam mastigar um pequeno pedaço de manga lentamente por 2 semanas para fortalecer o músculo cardíaco, é importante que fique na boca o maior tempo possível.

Quanta manga você pode comer por dia?

A norma diária por dia, segundo médicos e nutricionistas, é de 2 a 3 mangas, e para pacientes com diabetes mellitus 1 a 2.

Durante a gravidez

A manga contém uma grande quantidade de vitaminas, por isso esta fruta é muito útil durante a gravidez.

As frutas são ricas em ácido fólico, que está envolvido na formação do sistema nervoso do bebê, portanto, a fruta pode até ser prescrita para uma gestante como produto alimentar.

A vitamina A também é importante durante a gravidez, pois é capaz de apoiar o desenvolvimento normal da placenta.

Ao amamentar

A manga pode ser consumida durante a lactação, pois contém muitas substâncias úteis de que a mãe necessita no período pós-parto para restaurar o corpo.

Mas, apesar dos benefícios da fruta, não se pode afirmar que esse produto não pode fazer mal à saúde em casos de violação das regras de consumo.

Além disso, tanto a mãe quanto a criança podem ter reações alérgicas à manga.