Encontrar um equilíbrio entre os elementos açúcar e sal foi o feito essencial do médico Norbert Hirschhorn tendo um papel-chave na descoberta das medidas certas na preparação do soro caseiro.

A fórmula, hoje, é mundialmente conhecida: uma solução simples de açúcar, sal e água. Uma mistura que pode ter salvado até 50 milhões de pessoas.

soro

Um caso emblemático: depois de dois dias sofrendo diarreia, um bebê egípcio de três meses não tinha forças nem para levantar a cabeça e mamar no peito da mãe.

Publicidade

Médicos temiam pelo pior: a diarreia grave é uma das principais causas de morte em países em desenvolvimento.

Com um tratamento simples, pouco mais de quatro horas depois ele estava bem o suficiente para retomar a amamentação – tudo graças a uma solução barata de açúcar e sal.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Hirschhorn descreve a transformação causada pela terapia de reidratação oral como incrível.
“Você entra em uma sala e a criança ou o adulto está perto da morte. Eles têm olhos fundos, respiram acelerado, a pele e as unhas estão azuladas”, conta.
Ver alguém se recuperar é “como ver Lázaro voltar dos mortos – um milagre”, diz ele.

Soro caseiro na medida certa!

soro caseiro

soro caseiro – Foto: Freepik

A fórmula que consiste na preparação e administração de uma solução aquosa de açúcar e sal de cozinha, recomendado para prevenir a desidratação resultante de vômitos e diarreias.

Estima-se que 3 milhões de crianças morrem anualmente por complicações causadas por quadros de diarreia segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Publicidade

Com a diarreia ou vômito ocorre perda de água e sais minerais pelo organismo. A função do soro caseiro, por via oral, é a de reposição desses elementos perdidos. O soro deve ser tomado à vontade, cada 20 minutos, e após cada evacuação líquida se houver diarreia.

Apesar de poder ser utilizado em bebês, não deve ser dado para bebês que ainda mamam exclusivamente no peito, sendo mais indicado nesses casos dar somente o peito para manter o bebê hidratado.

Existem algumas formas diferentes de preparar o soro caseiro, e uma delas é com a colher padrão, que tem o tamanho exato das medidas de sal e açúcar que devem ser utilizadas.

Essa colher é feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e distribuída em parceria com a Pastoral da Criança. Ela também é fornecida em postos de saúde ou em farmácias populares gratuitamente.

Como fazer:

Para preparar o soro caseiro com a colher medida basta misturar:

  • 1 copo (200ml) de água mineral, filtrada ou fervida;
  • 2 medidas de açúcar;
  • 1 medida de sal.

Se você não tem a colher padrão, não há problema. É possível utilizar uma balança de precisão, de cozinha, para chegar aos seguintes valores:

Publicidade
  • 20g de açúcar (1 colher de sopa);
  • 3,5g sal (1 colher de café);
  • 1 litro de água filtrada ou fervida.

Em todo os casos, vale frisar que a distribuição correta e proporcional dos ingredientes é vital. Afinal, erros podem provocar efeitos reversos e prejudicar o tratamento. Por isso, existem precauções que precisam ser tomadas.

Lembre-se que, antes do Doutor Norbert Hirschhorn encontrar as medidas ideais, muitos pacientes tiveram suas condições pioradas por meros erros de cálculo na medida dos ingredientes. Por isso, apenas faça o soro caseiro se tiver total confiança nas medidas utilizadas.

Por fim, confira também: Vermes nas fezes das crianças: sintomas, causa e remédios naturais.