Encontrar vermes nas fezes das crianças não é incomum; a infecção se espalha pela via fecal-oral e pode ser facilmente tratada com medicamentos específicos, um vermífugo e um antiparasitário. A prevenção é muito importante para evitar que o problema aconteça novamente no futuro.

Encontrar vermes nas fezes de seus filhos nunca é agradável, mas pode acontecer. Na realidade, este fenômeno não deve gerar alarmismo porque não é perigoso, mas apenas incômodo pela coceira que provoca na região anal e também na vulva, se for uma menina. As crianças mais afetadas são aquelas na faixa etária do jardim de infância e da escola primária.

Vermes nas fezes das crianças

Criança no penico olhando para cima – Foto: Freepik

Assim como a infecção bucal, também neste caso é uma infecção que se espalha pela via fecal-oral, ou seja, pela passagem do ânus para a boca após má higiene ou após as crianças terem ido ao banheiro.

Publicidade

Esses vermes, lombrigas ou oxiúros, são difíceis de ver a olho nu porque são minúsculos, esbranquiçados, semelhantes a fios finos.

Com o tratamento medicamentoso adequado e alguns remédios naturais, esses “hóspedes” vão embora sem muita dificuldade; no entanto, é importante informar e pedir ajuda ao médico pediatra.

Vermes nas fezes das crianças: sintomas

bebê no penico

Bebê no penico – Foto: Freepik

O sintoma mais óbvio da presença de vermes nas fezes é a coceira que leva a criança a coçar continuamente o bumbum ou, se for menina, até a região da vagina.

Às vezes, além da coceira, podem ser acrescentados outros sintomas que geralmente não são identificados com a infecção e que se manifestam de forma discreta; os mais comuns são:

  • Febre;
  • Tosse seca;
  • Falta de ar;
  • Respiração ofegante;
  • Dor de estômago;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Agitação e desconforto;
  • Dificuldade para dormir bem;
  • Rosto pálido e olheiras,;
  • Perda de peso;
  • Apatia.

Causas e contágio das vermes

criança no penico

Criança no penico – Foto: Freepik

Publicidade

Esses vermes vivem no intestino e se espalham dispersando os ovos nas fezes do hospedeiro (do bebê). A transmissão é, portanto, fecal-oral, ou seja, quaisquer ovos presentes no ambiente são ingeridos.

Em seguida, da boca, os ovos seguem para o intestino, onde eclodem após 1 a 2 semanas e, de lá, migram para o ânus, onde depositam seus ovos. Nas meninas, os ovos também chegam à vagina, causando inflamação da região.

Quanto ao contágio, pode acontecer por não lavar as mãos e levá-las sujas à boca, consumir frutas e verduras não lavadas ou levar objetos sujos ou infectados, como brinquedos, toalhas, lençóis, à boca.

Diagnóstico

Vermes nas fezes das crianças

Criança com diarreia amarela – Foto: Freepik

O diagnóstico é feito através da análise das fezes que identificam a presença de ovos do parasita ao microscópio.

Além desse teste, podemos verificar a presença de ovos do parasita aplicando uma fita adesiva especial no ânus que, mantida por cerca de 15 minutos, coleta todos os ovos e parasitas. É importante aplicar a fita assim que o bebê acordar, pois mexer e lavar o bumbum do bebê pode diminuir a presença de ovos e, assim, anular o resultado do teste.

Publicidade

Como se livrar dos vermes nas fezes das crianças

Se a criança tem vermes, a terapia para curá-la é muito simples. No entanto, é importante que seja feito corretamente, caso contrário, esses parasitas correm o risco de proliferar.

A terapia farmacológica envolve a administração de vermifugação, que deve ser prescrita pelo pediatra. Como esse remédio elimina os parasitas, mas não os ovos, o vermífugo deve ser associado à administração oral de um antiparasitário.

Remédios naturais vermes nas fezes das crianças:

Vermes nas fezes das crianças

Criança com diarreia amarela – Foto: Freepik

Entre os remédios naturais para eliminar esses parasitas, os chás de ervas podem ser preparados, casca de noz verde e cravo. Mas beber um copo de água com uma colher de chá de vinagre de maçã também é eficaz uma ou duas vezes ao dia.

Além disso, até os smoothies de alho e cebola, além de comer cenoura, segundo os remédios da avó, podem ajudar a erradicar a presença desses vermes intestinais.

Bananas, caqui, ameixa, damasco, melão, uva, figo e figos são úteis para promover o trânsito intestinal e expulsar esses vermes.

Medidas e prevenção para vermes nas fezes das crianças:

Quando os vermes são encontrados nas fezes, é essencial desinfetar a casa e as roupas; é suficiente lavar todas as roupas íntimas, lençóis, capas de edredom e toalhas na máquina de lavar a pelo menos 60 ° C.

Além disso, é importante que o bebê não coce o traseiro e que aprenda a lavar as mãos com cuidado.

Aparar com frequência as unhas do bebê também pode evitar que esses vermes se aninhem nas fendas entre a unha e a pele e acabem na boca.