Saber quantas semanas dura uma gravidez exatamente é uma das principais dúvidas das gestantes, pois popularmente diz-se que a duração é de 9 meses. No entanto os médicos calculam em semanas para que haja uma padronização da contagem, o que acaba confundindo as pessoas.

Além disso, é necessário levar em consideração que existem diferenças fisiológicas entre as mulheres e que mesmo contando em semanas pode haver diferenças.

Sendo assim, nesse artigo você vai saber de uma vez por todas quantas semanas dura uma gravidez e como essa contagem é feita. Vamos lá.!

Confira também: Menstruada ou grávida? Saiba diferenciar os sintomas!

Publicidade

Afinal, quantas semanas dura uma gravidez?

foto de grávida

Foto: Freepik

A partir do momento em que o teste de gravidez dá positivo, se inicia uma corrida contra o tempo até o momento do parto.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mas é muito comum que as mulheres pensem que a contagem se inicia a partir do primeiro dia de atraso. Mas na verdade a conta é feita a partir do primeiro dia da menstruação anterior. Sendo assim, quando acontece o atraso tecnicamente você já está com aproximadamente 4 semanas de gravidez!! Isso mesmo!

Confira também nossa matéria sobre a gravidez gemelar.

Como os médicos contam as semanas de gravidez?

Na medicina é estabelecido que a gestação deve ter duração de 40 semanas a partir da data da última menstruação da mulher.

Isso significa que a partir do momento da ovulação deve-se contar 38 semanas em que o bebê vai se formar dentro do útero até estar pronto para sobreviver adequadamente no exterior do corpo da mãe.

Publicidade
Primeiro ultrassom na gravidez

Primeiro ultrassom na gravidez – Foto: Freepik

Essa contagem padrão é feita porque muitas mulheres não sabem exatamente qual é a data da ovulação. No entanto, a data da menstruação é mais fácil lembrar.

Mas também é comum que a mulher não saiba exatamente a data da última menstruação e, nesse caso a contagem pode ser prejudicada. Por isso o profissional pode optar pela solicitação de um ultrassom para que o tempo de gestação seja calculado de forma mais acurada com base no desenvolvimento fetal. Isso é feito para eliminar chances de erros e partos induzidos precocemente.

Então a gestação dura sempre 40 semanas?

Não exatamente. Apesar de isso acontecer para a maioria das mulheres, há grandes chances de que esse tempo sofra pequenas alterações. Isso pode variar de acordo com:

  • Genética e fisiologia da mulher;
  • Programação do bebê;
  • Cálculo errado;
  • Problemas gestacionais.
coronavírus e amamentação

Mulher grávida – Foto: Freepik

Na verdade é difícil que um bebe venha ao mundo naturalmente exatamente na data programada do parto (DPP).

Publicidade

É considerado um parto à termo aquele que acontece entre as 38 e 41 semanas de gestação. Alguns médicos aceitam esperar até 42 semanas, enquanto outros não deixam a gestante aguardar mais do que 40 semanas. Nesses casos o parto pode ser induzido ou pode ser feita uma cesariana. Mas isso vai depender do caso e do médico que está acompanhando.

Mas de qualquer forma se você está grávida, esqueça aquela contagem dos nove meses porque ela acaba sendo imprecisa e confunde as mulheres.

Então mesmo que haja diferenças na contagem para cada mulher, assuma as 40 semanas e esteja bem preparada, com tudo arrumado a partir das 36/38 semanas de gestação.