Além disso, é necessário levar em consideração que existem diferenças fisiológicas entre as mulheres e que mesmo contando em semanas pode haver diferenças.
Sendo assim, nesse artigo você vai saber de uma vez por todas quantas semanas dura uma gravidez e como essa contagem é feita. Vamos lá.!
Confira também: Menstruada ou grávida? Saiba diferenciar os sintomas!
Afinal, quantas semanas dura uma gravidez?
Foto: Freepik
A partir do momento em que o teste de gravidez dá positivo, se inicia uma corrida contra o tempo até o momento do parto.
Mas é muito comum que as mulheres pensem que a contagem se inicia a partir do primeiro dia de atraso. Mas na verdade a conta é feita a partir do primeiro dia da menstruação anterior. Sendo assim, quando acontece o atraso tecnicamente você já está com aproximadamente 4 semanas de gravidez!! Isso mesmo!
Confira também nossa matéria sobre a gravidez gemelar.
Como os médicos contam as semanas de gravidez?
Na medicina é estabelecido que a gestação deve ter duração de 40 semanas a partir da data da última menstruação da mulher.
Isso significa que a partir do momento da ovulação deve-se contar 38 semanas em que o bebê vai se formar dentro do útero até estar pronto para sobreviver adequadamente no exterior do corpo da mãe.
Primeiro ultrassom na gravidez – Foto: Freepik
Essa contagem padrão é feita porque muitas mulheres não sabem exatamente qual é a data da ovulação. No entanto, a data da menstruação é mais fácil lembrar.
Mas também é comum que a mulher não saiba exatamente a data da última menstruação e, nesse caso a contagem pode ser prejudicada. Por isso o profissional pode optar pela solicitação de um ultrassom para que o tempo de gestação seja calculado de forma mais acurada com base no desenvolvimento fetal. Isso é feito para eliminar chances de erros e partos induzidos precocemente.
Então a gestação dura sempre 40 semanas?
Não exatamente. Apesar de isso acontecer para a maioria das mulheres, há grandes chances de que esse tempo sofra pequenas alterações. Isso pode variar de acordo com:
- Genética e fisiologia da mulher;
- Programação do bebê;
- Cálculo errado;
- Problemas gestacionais.
Mulher grávida – Foto: Freepik
Na verdade é difícil que um bebe venha ao mundo naturalmente exatamente na data programada do parto (DPP).
É considerado um parto à termo aquele que acontece entre as 38 e 41 semanas de gestação. Alguns médicos aceitam esperar até 42 semanas, enquanto outros não deixam a gestante aguardar mais do que 40 semanas. Nesses casos o parto pode ser induzido ou pode ser feita uma cesariana. Mas isso vai depender do caso e do médico que está acompanhando.
Mas de qualquer forma se você está grávida, esqueça aquela contagem dos nove meses porque ela acaba sendo imprecisa e confunde as mulheres.
Então mesmo que haja diferenças na contagem para cada mulher, assuma as 40 semanas e esteja bem preparada, com tudo arrumado a partir das 36/38 semanas de gestação.