Finalmente você está grávida! Mas será que é uma gravidez gemelar? Descubra o que os sintomas da gravidez têm a dizer.

A chance de você ter gêmeos é maior do que nunca: a gravidez de gêmeos aumenta desde 1980. Mas como saber se você está grávida de gêmeos? Quais são os sinais de uma gravidez gemelar?

10 sinais de uma gravidez de gêmeos

Além dos sinais mais comuns da gravidez precoce, as mulheres grávidas de múltiplos podem apresentar os seguintes sintomas de gravidez gemelar:

1. Níveis de HCG

gravidez gemelar

Foto: Freepik

Publicidade

Em geral, uma gravidez gemelar faz com que o corpo da mamãe produza mais hCG, o hormônio que o corpo secreta durante a gravidez.

Nos estudos, mães com gestações gemelares produzem mais hCG e por períodos mais longos do que aquelas com uma gravidez única.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Porém, lembre-se de que a produção de hCG varia amplamente de mulher para mulher. Assim, níveis altos não devem ser usados ​​como uma medida definitiva para determinar se a mãe está grávida de gêmeos.

Algumas mulheres com gestações únicas produzem uma quantidade incomumente alta de hCG, e algumas mulheres portadoras de múltiplos produzem um nível incomumente baixo de hCG.

Mas confira outras queixas comuns em mães de gravidez de gêmeos!

2. Enjoo matinal extremo

enjoo

Foto: Freepik

Publicidade

Devido ao aumento maior de vários hormônios da gravidez, o enjoo pode ser especialmente ruim durante uma gravidez gemelar.

Em estudos, a gravidez de gêmeos é um fator de risco para a forma mais grave de enjoo, a hiperemese gravídica. Mas nem todas as mães grávidas de gêmeos sofrerão enjoos matinais graves! Algumas podem não se sentir enjoadas. Toda mãe e gravidez é diferente!

Mas se a náusea ocorrer, veja o que fazer:

  • Coma uma dieta equilibrada e saudável: Às vezes é mais fácil falar do que fazer, mas uma mistura de proteínas, gorduras e carboidratos complexos a cada refeição não apenas nutrirá você e o bebê, mas também ajudará a regular o açúcar no sangue (uma possível causa de enjoo matinal).
  • Alivie o fígado: O fígado é responsável pelo processamento de hormônios e outras toxinas e geralmente fica sobrecarregado no primeiro trimestre da gravidez. Alguns chás são excelentes e água com limão.
  • Cuidado com o estômago vazio: Assim que acordar, coma algo com proteínas e carboidratos complexos. Algumas mães ainda mantêm bolachas integrais ao lado da cama. Isso pode reduzir a náusea causada pela bile lenta ou baixo nível de açúcar no sangue.

3. Intolerância alimentar

enjoo

Foto: Freepik

Da mesma forma que o enjoo matinal extremo, algumas mães com gravidez de gêmeos notam uma aversão especialmente forte a certos alimentos. Isso acontece devido às flutuações hormonais que você está enfrentando!

Algumas evidências sugerem que as mudanças na percepção do paladar durante a gravidez são responsáveis por essa repulsa.

Publicidade

Outra teoria sugere que as aversões alimentares são protetoras para o bebê em desenvolvimento, mas também menciona que o problema tende a ser mais complexo do que isso.

De qualquer forma, talvez seja melhor ouvir essas aversões e ficar longe desses alimentos por enquanto.

Tente comer os alimentos saudáveis ​​e de sabor suave que você pode tolerar como carne, banana, abacate, aveia e outras frutas, e não se estresse.

Essas aversões geralmente passam dentro de algumas semanas e você pode obter outros alimentos ricos em nutrientes mais tarde.

4. Cansaço extremo

mulher cansada

Foto: Freepik

Qualquer mulher grávida ficará cansada, mas muitas mães com uma gravidez de gêmeos se sentem totalmente exaustas.

O aumento acentuado da progesterona para apoiar a gestação de dois bebês, combinado com uma taxa metabólica basal mais alta (a taxa de energia usada pelo corpo), pode causar fadiga debilitante.

Além disso, o primeiro trimestre é o mais crítico para o desenvolvimento dos sistemas corporais fundamentais do bebê (e você está fazendo isso para dois bebês!)

Quando você se sentir esgotada, veja o que fazer:

  • Se você estiver trabalhando, tire uma soneca durante o almoço.
  • Vá dormir cedo todas as noites (antes das 21h!).
  • Pratique a respiração profunda se não conseguir dormir.
  • Uma dieta saudável e um bom pré-natal podem aumentar os níveis de energia.
  • Algumas mães encontram energia em alimentos ricos em vitaminas do complexo B.
  • Beba bastante água. Acredite ou não, a desidratação é uma enorme causa de fadiga.
  • Ande 20 minutos por dia. Embora possa parecer uma tortura, pode realmente aumentar sua energia!

5. Na gravidez gemelar a mulher tem grande sensibilidade mamária

dor nos seios

Foto: Freepik

A gravidez gemelar pode tornar os seios incrivelmente doloridos. Este é outro sintoma precoce da gravidez de gêmeos que geralmente é extremo devido aos níveis hormonais serem elevados.

Seus seios estão fazendo hora extra, pois terão que suportar dois bebês, em vez de apenas um.

Aqui estão algumas dicas para reduzir a dor dos seios doloridos:

  • Não use sutiãs apertados ou com arame.
  • Use um sutiã de algodão para evitar a dor ao se mover na cama.
  • Evite correr, saltar ou sacudir os seios até que a sensibilidade diminua.
  • Deixe seus seios temporariamente fora dos limites para o seu parceiro.

6. Micção frequente

mulher no banheiro

Foto: Freepik

Assim como em uma gravidez única, carregar gêmeos pode causar aumento da micção devido ao aumento dos níveis de hCG.

Como os níveis de hCG na gravidez gemelar aumentam mais rapidamente do que aqueles em gestações únicas, o aumento da necessidade de ir ao banheiro pode ser maior.

Aqui estão algumas maneiras de lidar:

  • Beba seus líquidos no início do dia e pare de 1 a 2 horas antes de dormir.
  • Tente evitar bebidas que são diuréticas. Isso pode incluir chá, água com gás e café. Fique com bebidas eletrolíticas hidratantes, como água de coco, caldo ou água filtrada comum.
  • Esvazie completamente a bexiga inclinando-se para a frente a cada xixi.
  • Você também pode esperar alguns segundos enquanto estiver no banheiro para garantir que a bexiga esteja completamente vazia.

7. Barriga maior que o normal para a idade gestacional

gravidez gemelar

Foto: Freepik

Muitas mulheres se perguntam: “quando começa a aparecer uma barriga com uma gravidez de gêmeos?” Bem, isso depende de muitos fatores, mas, em geral, mais cedo que numa gravidez única!

Parecer maior do que o esperado para a idade gestacional é um possível sinal de gravidez de gêmeos, mas lembre-se de que muitas mulheres têm barrigas que aparecem muito mais cedo nas gestações subsequentes do que nas primeiras.

8. Na gravidez gemelar há uma maior frequência cardíaca em repouso

gravidez gemelar

Foto: Freepik

Como mencionamos anteriormente, na gravidez, a taxa metabólica basal aumenta para fornecer alimento ao bebê. Da mesma forma, a frequência cardíaca em repouso também pode aumentar.

Uma frequência cardíaca normal em repouso é de cerca de 70 batimentos por minuto (bpm). Durante a gravidez, aumenta para 80 a 100 bpm. Com uma gravidez gemelar, a frequência cardíaca pode ser ainda maior.

Após 100 bpm, a taquicardia pode ser diagnosticada. A taquicardia é geralmente considerada normal na gravidez (portanto, não há necessidade de se preocupar), mas deve ser monitorada por sua parteira ou médico.

Embora você não possa necessariamente impedir seu coração de acelerar, pode ser benéfico incluir a redução do estresse em sua vida.

Algumas maneiras de manter seu sistema calmo incluem:

  • Não deixe seu corpo entrar em baixo nível de açúcar no sangue. Coma refeições e lanches bem equilibrados em intervalos regulares.
  • Pratique respiração profunda, e meditação. Você pode até sentar em uma cadeira confortável e ouvir um pouco de Enya!
  • Evite ambientes de alto estresse.
  • Use ervas terapêuticas como camomila.
  • Como sempre, converse com seu médico sobre o que é melhor para você.

9. Intuição

Algumas mães sentem que é uma gravidez gemelar! Seja um pensamento persistente ou um sonho sobre ter dois bebês, a intuição é algo real, especialmente na gravidez.

Quando você pode descobrir que é uma gravidez gemelar?

Embora todos esses sinais possam indicar uma gravidez gemelar, você terá que esperar para confirmar com um ultrassom após seis semanas de gravidez. (Um estudo constatou que os ultrassonografias transvaginais anteriores a seis semanas de gestação não eram confiáveis ​​para a coleta de dois sacos gestacionais.)

Como é confirmada uma gravidez gemelar?

Embora existam muitos sinais e sintomas de uma gravidez gemelar, só há uma maneira de saber com certeza: um ultrassom.

Algumas mulheres optam por fazer um logo no início da gestação, enquanto outras optam por evitar o ultrassom até as 12 semanas. Ainda assim, há mulheres, embora raras, que não apresentam sintomas de gêmeos e só descobrem no nascimento!

Com um ultrassom precoce, é possível que haja um gêmeo escondido (um gêmeo se esconde atrás do outro durante a digitalização), mas é difícil acontecer. Pela ultrassonografia de 20 semanas, sem dúvida, você saberá com certeza se está grávida de gêmeos ou não!

Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários abaixo!