Saiba quais os cuidados com o bebê na praia, considerando a exposição solar, opções de brinquedos e limites dentro do mar.
Tem crianças que adoram o mar, as maiorzinhas gostam de brincar na água, fazer castelos de areia e praticar algum esporte.
Já os bebês, esses se contentam com os pezinhos molhados na água e também com uma piscina embaixo de um guarda-sol.
Para que tudo possa sair da melhor forma, é preciso investir em cuidados, tornando-se preventivos para acidentes e dores de cabeça.
A seguir você vai poder conferir uma lista com 10 cuidados com o bebê na praia, sem precisar privar a criança de se divertir com a sua família.
Veja mais: Praia com as crianças: Dicas para viajar e melhores destinos!
Pai brincando com o bebê na praia. Foto: Canva
Cuidados com o bebê na praia – Acompanhe as dicas para seguir
Entre os cuidados com o bebê na praia está a consideração com a idade ideal para levar o pequeno.
Especialistas apontam que a idade ideal do bebê conhecer a praia é a partir dos 6 meses de vida.
É nesse período que é mais difícil desenvolver alergias, irritações na pele e sensibilidade à água do mar.
Além disso, a criança precisa estar imunizada com seu calendário de vacinas em dia para curtir a praia com mais saúde.
Acompanhe outras dicas de cuidados com o bebê na praia e considere seguir cada uma delas para curtir o momento em família com mais segurança.
Crianças brincando na praia. Foto: Canva
1- Cuidados com o bebê na praia: Vista o bebê com roupas leves
Uma das dicas de cuidados com o bebê na praia é com as roupas. Prefira modelos mais leves como o algodão e específicas de proteção solar.
As roupas de bebês mais clarinhas ajudam a proteger contra os raios solares, já que as roupas escuras costumam atrair mais calor.
Um conjunto de shorts e blusa de algodão ajudam a dar um visual fresco e confortável para o bebê curtir a praia com a família.
2- Acessórios são itens de cuidados com o bebê na praia
Para curtir melhor o dia de praia com o bebê, prefira colocar acessório na criança, eles ajudam a proteger dos raios solares.
Portanto, é indispensável investir em chapéus, bonés e óculos de sol para o bebê com mais de seis meses quando for à praia.
Mãe cuidando do bebê na praia. Foto: Canva
Veja mais: Viajar no verão: Veja as melhores praias brasileiras.
3- Cuidados com o bebê na praia: Protetor solar não pode faltar no passeio à praia
O protetor solar não pode faltar no passeio à praia, devendo ser aplicado antes mesmo de sair de casa.
A dica é aplicar um protetor solar com fator alto de proteção indicado para bebês com mais de 6 meses, já que os pequenos com menos idade, não podem usar protetor.
Deixe o pequeno pelado e aplique o protetor solar em todo o corpo (não esqueça das orelhinhas e cabeça), dando preferência às loções e cremes que devem ser reaplicados a cada duas horas durante o passeio, inclusive, nos dias nublados.
4- Escolha locais adequados para curtir com a família
Quando chegar à praia, escolha locais adequados para curtir com a família e seu bebê, priorizando as sombras e a área úmida da areia.
Sempre use guarda-sol ou tenda para proteger o local onde a família irá curtir com o bebê, equipando com tudo de necessário, como por exemplo, uma toalha estendida para proteger a criança.
As piscinas de plástico são opções para o bebê curtir a água do mar, mas sempre protegido contra os raios solares, com roupas leves e acessórios como chapéus e óculos.
Para remover o excesso de areia, que é bem importante tirar, utilize o talco, um ótimo aliado nessas tarefas.
5- Cuidados com a alimentação do bebê
Os cuidados com o bebê na praia também envolvem a alimentação, visto que muitas intoxicações na praia são causadas pelas contaminações dos alimentos.
A alimentação sólida é indicada quando o bebê está com 9 meses acima, porém, na fase dos 6 meses ele já pode comer frutas.
No caso do passeio à praia, cuide com a alimentação, não leve a mamadeira pronta, tenha um espaço para prepará-la fresquinha para a criança.
Também é importante consumir comidas mais leves como frutas da época e muita água para manter o bebê hidratado o tempo todo.
Bebê chorando na praia. Foto: Canva
6- Cuidados com o bebê na praia: Faça a higienização correta do bebê na praia
Para evitar irritações na pele e desconforto, faça a higienização correta do bebê na praia, principalmente, não deixando ele molhado por muito tempo.
A dica é que ele use o menos possível de fralda na praia, optando pela criança se divertir dentro da piscina inflável.
Muitos pais optam pela fralda para piscina e até aí tudo bem, desde que seja feita a proteção contra vazamentos e troca frequente para evitar irritações.
Veja também: Como dar banho no bebê? Dicas essenciais para esse momento!
7- Organize uma bolsa com todos os itens para a criança
Para não esquecer nenhum item indispensável para passar o dia na praia com a criança, organize uma bolsa exclusiva para o bebê.
Coloque uma muda de roupa extra para curtir o passeio, roupas quentes se esfriar, toalha, repelente para inseto, protetor solar e acessórios como óculos e bonés.
Também é importante colocar esteira ou toalha para pôr na areia, produtos de higiene, fralda de boca e, claro, os brinquedos do pequeno.
8- Cuidado com as bóias e coletes no mar
Se for levar o pequeno na água do mar, cuidado com as boias e coletes, eles não são seguros na praia.
As ondas do mar podem prejudicar o banho de mar, dificultando o cuidado do adulto com a criança. Por isso, não é aconselhável usar boias de qualquer tipo na praia e nem coletes para as crianças maiores.
Bebê deitado na fraldinha estendida na praia. Foto: Canva
9- Cuidados com o bebê na praia: Estabeleça um espaço para o soninho
Os bebês precisam de uma rotina de cuidados, mesmo nas férias, as regras são necessárias para o seu crescimento saudável.
Por esse motivo, se for passar um bom tempo na praia, estabeleça um espaço para o soninho do bebê.
Monte uma caminha e tenha paciência se a criança não quiser dormir, em locais com muitas pessoas eles podem ficar mais agitados e curiosos.
10- Nunca deixe a criança sem supervisão
Mais uma dica de cuidados com o bebê na praia que é bastante importante é que ela nunca deve ficar sem supervisão.
Mesmo em uma piscina inflável perto da família, todo o cuidado é pouco quando o assunto é a segurança do pequeno.
Para as crianças que já caminham, experimente colocar uma etiqueta com identificação com o nome do pequeno e o telefone dos pais.
Mãe e bebê pegando sol na praia. Foto: Canva
Seguindo essas dicas, você poderá ter um passeio que seja mais tranquilo e seguro. Afinal, a praia é um local aberto e pode ser perigosa em alguns aspectos. Lembre-se ainda de sempre conversar com o seu médico em caso de dúvidas, ok? Assim as chances de ter um passeio agradável são maiores.
Veja agora: Roupa de cama do bebê: Como lavar? Como cuidar?