Você sabe o que é doula e qual é o seu papel no acompanhamento da gestação? Se ainda não sabe, está na hora de conhecer essa profissional incrível que tem a capacidade de promover suporte psicológico para a gestante, especialmente quando a gravidez gera grandes inseguranças e dúvidas na futura mamãe.

De maneira resumida, podemos dizer que a doula é aquela que tirará as dúvidas da gestante, além de permitir que a futura mamãe se sinta mais segura diante dos sintomas da gestação, das fases da gravidez e até mesmo diante do tipo de parto escolhido.

Grande parte das doulas defendem ainda o parto humanizado e natural, dando o suporte para que a gestante faça o parto na água, por exemplo. Trata-se de uma profissional qualificada que tem como foco o bem-estar e a saúde da mulher grávida.

o que é doula

Gestante com desenho na barriga. Foto: Freepik

Publicidade

No entanto, é claro que as atribuições dessa profissional não param por aqui. Ela é preparada para determinadas tarefas e necessidades que a gestação pode promover na mãe ao longo da gravidez. Quer saber quais são? Então continue lendo o nosso conteúdo para saber mais!

O que é doula? O que significa?

Antes de qualquer coisa, você deve estar se perguntando o que significa doula, no sentido literal, não é mesmo? Pois bem, a palavra doula é de origem grega e o seu significado é “mulher que serve”. Trazendo à luz do dia a dia de uma gestante, a doula é aquela mulher que dará assistência e suporte em todas as etapas da gravidez.

Além disso, a profissional também poderá acompanhar a futura mamãe em diversos contextos, onde ela poderá atuar das seguintes maneiras:

  • A doula pode dar orientações importantes sobre os tipos de parto, a fim de auxiliar a mulher em sua tomada de decisão.
  • Apesar de dar orientações sobre todos os partos, a doula costuma encorajar o parto normal, aproximando a mulher do seu corpo, do seu autoconhecimento e autocontrole.
  • Tira dúvidas sobre o parto e sobre a vida com o bebê, amparando tanto a mulher, quanto o casal.
  • Dá assistência e suporte com relação aos primeiros cuidados com o bebê e com a nova rotina.
  • Oferece um suporte emocional importante durante todo o processo.
  • Participa do parto humanizado, especialmente quando feito em casa.
  • Sugere maneiras de aliviar a dor e a tensão antes e durante o trabalho de parto.
  • Ajuda a família a se preparar para a chegada de um novo herdeiro.
o que é doula

Marido e doula auxiliando gestante. Foto: Freepik

Agora que você já sabe o que é uma doula, deve ter compreendido a importância dessa profissional, não é mesmo? Embora ela não seja considerada uma profissional da saúde, sua presença pode trazer mais bem-estar, conforto e tranquilidade para a futura mamãe. Por isso, se você está grávida, considere contratar uma profissional e veja o quanto isso pode ser benéfico para você! 😉

Leia mais: Sono da gestante: Veja como dormir melhor durante a gestação

Publicidade

Quanto custa uma doula?

O valor de uma doula pode variar de região para região. Além disso, a experiência e as especializações da doula também podem promover uma diferenciação nos valores. De qualquer forma, estimativas apontam que o valor varia entre R$ 1 mil e R$ 3 mil.

É importante frisarmos que este valor diz respeito à contratação da doula, e não necessariamente aos gastos que esse tipo de acompanhamento pode gerar. O parto humanizado, no caso, será pago à parte, por exemplo.

o que é doula

Doula conversando com a gestante. Foto: Freepik

Quando devo contratar uma doula?

Na realidade, não há um momento específico para que a contratação seja feita. Há mulheres que preferem contratar a profissional quando já está na reta final da gestação, enquanto outras procuram fazer a contratação já no comecinho da gravidez. Isso fica ao seu critério!

Leia também: Doula do parto: Qual a sua função na hora do parto? Entenda!

Como encontrar uma?

Você pode encontrar uma profissional diretamente pela internet, buscando no Google ou buscando nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Lembre-se de avaliar bem os perfis e faça uma pequena “entrevista” com as doulas que você selecionar, para assim fazer a escolha de uma profissional que combine mais com o seu perfil. Afinal, você precisa se sentir à vontade com a doula.

Publicidade

Leia agora: Sinais de que o parto está próximo: Veja quais são