Os ciclos menstruais irregulares podem aparecer em qualquer fase da vida de uma mulher. Às vezes pode estar associado ao estilo de vida, questões emocionais e hábitos cotidianos. Mas além disso, essa irregularidade pode aparecer sem uma causa evidente, dificultado a regulação do ciclo.

Justamente por conta disso, muitas mulheres acabam investindo no consumo de anticoncepcionais, seja de forma contínua ou com as pausas mensais. Assim, a data do período menstrual fica mais fácil de ser calculada, evitando “problemas inesperados”.

Em contrapartida, quando uma mulher começa a tentar engravidar, ela precisa, obviamente, abrir mão do anticoncepcional. E é aqui que ela volta a ter contato com toda a irregularidade do ciclo. Com isso, muitas dúvidas podem surgir e, pensando nisso, fizemos este guia para lhe ajudar a entender melhor esse assunto. Acompanhe o raciocínio.

ciclos menstruais irregulares

Mulher pensativa. Foto: Freepik

Publicidade

Ciclos menstruais irregulares: É possível engravidar?

De antemão, já podemos dizer que sim, é possível engravidar mesmo com ciclos menstruais irregulares. Afinal, a irregularidade não demonstra infertilidade, e embora uma coisa pode se envolver com a outra, não necessariamente você é infértil por ter um ciclo pouco regulado.

Além disso, vale ressaltar que um ciclo irregular é aquele que não pode ser previsto, onde a data do início da menstruação varia muito. Exemplo: em um mês o seu ciclo dura 28 dias, e em outro, 37, depois 25 e assim por diante.

Com essas informações em mente, veja outras considerações importantes que devemos pôr em pauta na hora de tentar engravidar:

Para ler mais tarde: Álcool na gravidez: Pode ser prejudicial?

ciclos menstruais irregulares

Mulher refletindo. Foto: Freepik

A ovulação desregular pode dificultar a concepção

Um fato importante que devemos considerar quando o assunto é ciclos menstruais irregulares é com relação à data de ovulação. Como em todos os meses haverá uma variação nessa data, pode ser um pouco difícil calcular exatamente o período fértil.

Publicidade

Com isso, a concepção pode ser um pouco mais complicada, tendo em vista que a mulher não saberá o momento ideal para tentar engravidar.

Porém, isso não significa que ela não vá conseguir. A concepção pode ser apenas mais demorada, mas, se a mulher e o homem forem saudáveis, cedo ou tarde a combinação pode acontecer e, a partir disso, a mulher engravida.

Ciclo irregular não é o mesmo que infertilidade

Outro ponto que deve ser levado em conta é que ciclos menstruais irregulares está longe de ser a mesma coisa que infertilidade feminina. Embora mulheres inférteis possam, sim, apresentar grandes irregularidades na menstruação, mulheres saudáveis também.

Por isso, antes de simplesmente se auto diagnosticar, é preciso que você busque auxílio médico para fazer exames cabíveis a sua situação. Além disso, procure utilizar aplicativos sobre ciclo menstrual para acompanhar mais de perto cada etapa. Assim, quem sabe você encontra a regularidade?

Mulher anotando seu ciclo menstrual no calendário. Foto: Freepik

Ou então, utilize esses aplicativos para mostrar informações mais precisas para o seu médico no momento da consulta. Lembre-se de apontar que você deseja engravidar, porém, a sua menstruação costuma ser muito irregular e você tem dúvidas por conta disso.

Publicidade

Veja também: Sua alimentação deixa seu filho mais inteligente – Confira!

Testes de ovulação podem ajudar

Seguindo o ponto de que os ciclos menstruais irregulares podem dificultar o cálculo do período fértil, os testes de ovulação podem ser uma ótima forma de ajudar nesse processo. Assim você pode ter uma visão um pouco mais sólida dos melhores momentos para engravidar.

Você pode encontrar esse tipo de teste em qualquer farmácia e a forma de coleta é semelhante ao teste de gravidez. O ideal recomendado é que a coleta seja feita entre as 15h e 19h, para ter mais fidedignidade no resultado, embora em qualquer momento do dia as mulheres acabam fazendo.

Lembre-se também de ler todas as instruções da embalagem para ter o resultado mais aproximado da realidade, ok? Assim, se você estiver ovulando, a relação sexual deverá acontecer, porém, cuidado com a ansiedade! Tente relaxar e aproveitar o momento com o seu parceiro, sem focar apenas na gravidez.

Leia mais: Como funciona o teste de ovulação?

Absorvente com pétalas de flor por cima. Foto: Freepik

O atraso da menstruação pode não estar associado à gravidez

Por fim, outro ponto muito importante que deve ser avaliado em mulheres que possuem ciclos menstruais irregulares é com relação ao atraso da menstruação. É imprescindível que você tenha o cuidado de não promover muita ansiedade, todas as vezes em que a sua menstruação atrasar. Até porque muitas dessas vezes você poderá estar diante de um alarme falso.

Por isso, muitas mulheres acabam apostando no teste de gravidez online antes de simplesmente investir no de farmácia ou de sangue. Isso porque dessa forma é possível ter mais pistas sobre os sintomas de gravidez, impedindo que a mulher viva uma “montanha russa” emocional, onde acredita estar grávida e, depois de um teste, se frustra com o resultado.

Dessa forma, é indispensável que você exercite a sua paciência e busque não se deixar levar por qualquer atraso menstrual. Porém, se o atraso for muito fora do comum, é importante você investigar. E até mesmo se você não estiver grávida, consulte o seu médico para ter informações mais precisas sobre o seu ciclo.

Mulher segurando relógio despertador. Foto: Freepik

Mulher com ciclos menstruais irregulares pode engravidar sim

A partir de tudo que foi exposto, lembre-se sempre: uma mulher com ciclos menstruais irregulares não necessariamente será infértil e pode sim engravidar.

Porém, para aumentar as chances de uma concepção mais rápida, é possível apostar em alguns tratamentos específicos. Seu ginecologista poderá lhe ajudar quanto a isso. Por isso, mantenha seus exames sempre em dia e cuide-se!

Lembre-se ainda que uma vida saudável, baseada em uma alimentação adequada, exercícios físicos e boas noites de sono também podem impactar na sua fertilidade e no seu ciclo menstrual, assim como as suas emoções. Por isso, mantenha o seu autocuidado sempre em dia, ok?

Leia agora: Sintomas do ciclo menstrual: Quais são?