Muitos casais usam teste de ovulação para aumentar suas chances de conceber um bebê, cronometrando a ovulação. Na maioria dos casos, a fertilização não ocorre porque os casais não têm relações sexuais nos dias apropriados. O teste de ovulação ajudará você a determinar o melhor momento, o pico de fertilidade, durante o qual as chances de engravidar são maiores.

O que é ovulação?

A ovulação é o processo pelo qual um óvulo é liberado a partir do ovário e o hormônio luteinizante (LH) é liberado. Geralmente a ovulação ocorre 14 dias antes do início da menstruação.

Depois que o óvulo sai do ovário, ele é capaz de ser fertilizado nas próximas 12 a 48 horas. Às vezes, a data da ovulação pode ser atrasada devido a doenças, estresse, dieta inadequada, aumento da atividade física.

O espermatozoide pode sobreviver no corpo de uma mulher por até 5 dias; portanto, a fertilização pode ocorrer se as relações sexuais ocorrerem 5 dias antes e 48 horas após a ovulação.

Publicidade

Para que é utilizado o teste de ovulação?

Teste de ovulação

Teste de ovulação – Foto: Freepik

Um teste de ovulação informa se há LH na sua urina. Esse hormônio aparece na urina e seus níveis são mais altos 24 a 36 horas antes da ovulação.

O hormônio luteinizante é um hormônio encontrado em homens e mulheres. Nas mulheres, o LH é responsável por causar a ovulação, que libera um óvulo maduro. O hormônio LH também controla a duração do ciclo ovulatório e a sequência de eventos durante o ciclo mensal. Nos homens, o LH é responsável por apoiar os testículos para produzir andrógenos.

O que você deve saber antes de realizar o teste?

ovulação

Ovulação – Foto: Freepik

Antes de começar a usar os testes de ovulação, é importante que a mulher conheça seu ciclo menstrual, sua duração e como seu corpo se comporta durante o ciclo.

Em média, as mulheres menstruam a cada 28 dias, mas nem todas, algumas têm ciclos mais longos, outras mais curtas. Quando a mulher souber a sua duração, ela poderá realizar um teste de ovulação no momento certo. Supondo que os ciclos ocorram a cada 28 dias, ela iniciará o teste por volta do dia 12 do ciclo.

Publicidade

Alguns dias antes do próprio exame e no dia do exame, a mulher não deve ficar nervosa, experimentar outras emoções fortes, tomar medicamentos, álcool e estimulantes.

A urina de uma mulher é usada para realizar o teste de ovulação. Dependendo do tipo de teste, o teste deve ser colocado em contato com a urina, de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante na embalagem.

O resultado será conhecido após aproximadamente cinco minutos. Como os níveis de LH são mais altos à noite, o melhor momento para testar é tarde da noite.

Como ler o resultado do teste?

teste

Teste de ovulação – Foto: Freepik

Existem duas linhas no teste de ovulação. A primeira é a linha de controle que nos informa se o teste está funcionando e se foi executado corretamente.

O segundo é a linha de teste. Se, após o uso, estiver mais escura que a linha de controle, o nível de LH aumentará. Sua intensidade depende da concentração do hormônio na urina. Isso marca um bom momento em que o casal deveria tentar engravidar. Para aumentar suas chances, é recomendável fazer sexo dois dias antes da ovulação esperada e alguns dias após a ovulação.

Publicidade

Se, no entanto, nenhuma das linhas aparecer, o teste foi realizado incorretamente ou o resultado é inconclusivo. Quando a linha de teste não fica colorida ou sua cor é mais clara que a linha de controle, é aconselhável realizar o teste no dia seguinte.

Em uma situação em que a linha na zona de teste fica colorida, mas não na zona de controle, o teste deve ser repetido, porque esse resultado também é impreciso.

Vantagens e desvantagens do teste de ovulação

Teste de ovulação

Teste de ovulação – Foto: Freepik

Os testes de ovulação são muito simples e fáceis de usar. Comparados aos métodos naturais de determinação de dias férteis, como o método térmico ou o exame do colo do útero, eles são capazes de determinar o tempo da ovulação com maior precisão.

Ao contrário do método térmico, o teste de ovulação também funciona bem para mulheres cuja temperatura corporal basal não aumenta após a ovulação. Além disso, esses testes podem prever a ovulação várias horas antes de aparecer.

Por outro lado, as mulheres que têm problemas para determinar o tempo aproximado de ovulação devido a ciclos irregulares precisarão usar mais testes do que aquelas cujo ciclo é regular.

Além disso, alguns fatores, como o uso de medicamentos para fertilidade, podem alterar os resultados. Também é importante lembrar que os testes de ovulação preveem apenas a ocorrência da ovulação, mas não a confirmam. Eles também não verificam o parâmetro importante para a fecundação: a qualidade do muco cervical.

Em resumo, fazer um teste de ovulação ajuda a escolher o melhor momento para ter relações sexuais para a concepção.