Saber o que ocasiona um resultado falso no teste de gravidez pode lhe ajudar a ter um conhecimento mais aprofundado sobre o seu caso. Afinal, dessa forma você poderá evitar um alarme falso e até mesmo questões emocionais envolvidas com um resultado que, mais tarde, será descartado.

Por isso que a sugestão é que a mulher sempre faça um exame de sangue, independente do resultado do teste de farmácia. Não que este segundo não seja confiável, mas sim, apenas para evitar o 1% de chance de ser um falso resultado.

Com isso em mente, acompanhe o nosso conteúdo e acesse mais informações sobre esse tema importante.

Publicidade
O que ocasiona um resultado falso no teste de gravidez

O que ocasiona um resultado falso no teste de gravidez? Mulher em dúvida com o resultado do teste. Foto: Freepik

O que ocasiona um resultado falso no teste de gravidez?

Não é apenas um fator que ocasiona um resultado falso no teste de gravidez. Na realidade, tudo dependerá de uma série de fatores e circunstâncias. Por isso é fundamental que a mulher fique atenta ao seu corpo e à sua própria rotina, a fim de garantir que o resultado seja mais assertivo.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

No decorrer desse texto, apresentaremos os fatores que podem ocasionar um falso negativo, e quais circunstâncias podem fazer com que o teste de farmácia apresente um falso positivo.

O que pode ocasionar um falso resultado negativo?

Antes de qualquer coisa, vamos nos atentar às possíveis causas de um teste com falso negativo. Veja:

1- Testes precoces podem ocasionar o falso negativo

Um dos motivos pelos quais os testes de farmácia podem apresentar um falso negativo é quando a mulher faz o teste de uma maneira muito precoce. Isto é, no dia seguinte a concepção.

Afinal, o organismo ainda não teve um tempo hábil para começar a se preparar para a gestação e, portanto, não é possível mensurar a quantidade de hGC no corpo da mulher. Justamente por isso que é interessante aguardar alguns dias para fazer o teste e, até mesmo, refazê-lo depois de uma ou duas semanas após a primeira testagem.

Publicidade
O que ocasiona um resultado falso no teste de gravidez

Casal feliz com o resultado do teste de gravidez. Foto: Freepik

2- Ciclos menstruais irregulares também podem ocasionar um resultado falso no teste de gravidez

Se a mulher possui um ciclo menstrual muito irregular, é possível que o teste de gravidez também não apresente um resultado fidedigno. Nesse caso, sugere-se que o teste seja feito de duas a três semanas depois da última suposta menstruação. Assim será possível ter um resultado um pouco mais preciso.

3- A data de validade pode ser o que ocasiona um resultado falso no teste de gravidez

Para fugir do falso negativo, lembre-se de olhar a data de validade do teste que você está fazendo. Muitas vezes o teste pode estar vencido, fazendo com que o reagente não aja quando entrar em contato com a urina. E assim, o falso negativo pode ser instaurado. Portanto, fique atenta a isso.

4- Teste antes da data de início esperado da menstruação

Se você fez o seu teste pouco antes da data do início esperado da sua menstruação, é bem provável que os níveis de hGC estejam muito baixos. Como consequência, o reagente do teste pode ter certa dificuldade para detectar a presença do hormônio na urina da mulher e, por conta disso, apresenta um falso negativo.

Veja também: Teste online de gravidez: Por que as mulheres estão optando por fazer?

Mulher aguardando o resultado do teste de gravidez. Foto: Freepik

Publicidade

O falso positivo é extremamente raro, mas o que pode causá-lo?

Apesar de o falso negativo acontecer por diversas circunstâncias, o falso positivo também pode ser uma realidade. Porém, esse tipo de resultado é extremamente raro, e por isso que costuma-se dizer que os testes de farmácia apresentam 99% de eficácia.

De qualquer forma, o dia e a maneira como o teste é feito pode prejudicar o resultado. Veja algumas causas do falso positivo:

1- Presença de hGC no corpo por outro motivo, que não seja gravidez

Alguns tratamentos para fertilidade podem apresentar a administração de hGC no corpo da mulher. Por isso, o falso positivo pode ser desencadeado por esse tipo de intervenção que provoca a produção do hormônio, antes mesmo de a mulher engravidar de verdade.

Casal confuso com o resultado do teste de gravidez. Foto: Freepik

2- Gravidez recentes pode ser o que ocasiona um resultado falso no teste de gravidez

Se você esteve grávida recentemente, é possível que os níveis de hGC ainda estejam muito alto. Por isso, certifique-se de fazer o teste novamente, depois de um tempo, para garantir que o resultado seja negativo ou positivo.

Vale lembrar que a gravidez recente pode ocasionar o falso positivo em casos onde:

  • O parto aconteceu há pouco tempo;
  • Houve um aborto espontâneo;
  • A gestação sofreu algum tipo de interrupção.

3- Alguns tipos de cistos ovarianos também podem atrapalhar o resultado do teste

Em alguns casos, a mulher pode sofrer com alguns tipos de cistos raros no ovário, sendo estes os causadores do falso positivo. De qualquer forma, é imprescindível que você consulte o seu médico para saber mais sobre o seu quadro.

Gravidezes químicas, ectópica e molar podem causar confusões nos resultados, fique atenta

Outros tipos de circunstâncias podem ocasionar um resultado falso ou confuso no teste de gravidez. Dentre elas, podemos destacar:

  • Gravidez química: Ocorre quando a mulher engravida, mas a perda é muito precoce. Assim, o corpo produz o hGC, embora uma ultrassonografia não seja capaz de detectar o feto. Se você desconfia de uma gravidez química, converse com o seu médico.
  • Gravidez ectópica: Embora não seja um falso positivo, esse tipo de gravidez pode provocar confusões nos resultados. Esse tipo de gravidez acontece quando o óvulo fertilizado se implanta fora do útero. Esse tipo de gravidez possui um alto risco e requer intervenção médica o mais rápido possível.

Mulher com o resultado do teste em mãos. Foto: Freepik

  • Gravidez molar: Esta também não é um falso positivo, mas, não há um bebê em formação. Na gravidez molar o material genético da mãe é perdido durante a fertilização, e em decorrência disso, um aglomerado de células anormais é produzido sem nenhuma coerência. Novamente, a busca por ajuda médica é essencial.

Busque auxílio médico em caso de dúvidas

Independente de ter um resultado positivo ou negativo, se você está em dúvida, procure ajuda médica. Lembre-se de que é muito mais válido prevenir a situação do que remediar.

Alguns casos, como a gravidez molar e ectópica exigem acompanhamento médico imediato. Portanto, não deixe para depois. Cuide-se e mantenha a sua saúde sempre em dia.

Leia agora: Mitos e verdades sobre a ovulação. Veja!